REVIEW: GoPro HERO9 Black, a câmera de ação à prova de falhas

Imagem destacada GoPro HERO9 Black
A GoPro HERO9 Black traz tela frontal, vídeos em 5K, estabilização poderosa e inúmeras ferramentas que facilitam na produção de conteúdo

Se a HERO8 Black foi um movimento mais seguro da marca, a GoPro HERO9 Black foi um movimento ousado e certeiro, reunindo tudo que as câmeras de ação da GoPro já ofereceram em uma versão mais polida, exaltando todos os elementos com grandes melhorias e ainda trazendo novidades impressionantes.

De imediato, sua atenção deve ir direto na tela frontal que permite selfies e vídeos bem enquadrados com facilidade, mas não se engane, as demais novidades também impressionam.

Acompanhe abaixo a análise completa do Showmetech, após alguns dias com a câmera e um passeio ao Parque do Ibirapuera em São Paulo:

Design e construção

O design em si, pouco se difere dos antecessores, se mantendo como uma caixinha em preto fosco. A grande novidade é a tela de LCD frontal de 1,4 polegadas. O tamanho pode parecer pequeno mas é mais do que o suficiente para você entender perfeitamente como está enquadrado. A tela traseira, também de LCD, foi aumentada em 16% em relação ao modelo anterior e é sensível ao toque, dispensando quase completamente os botões, resumindo tudo à tela.

Na lateral esquerda, encontra-se o compartimento que concentra a bateria, o cartão micro-SD e a entrada USB-C para carregar a bateria e conectar a GoPro no computador.

GoPro HERO9 Black laterais esquerda e direita

Na parte superior, está o botão para gravar (segundo e último botão) e na inferior, as já conhecidas folding fingers (encaixes dobráveis), usados para anexar a câmera a um suporte.

Parte de cima e debaixo da GoPro HERO9 Black
O botão de gravar se encontra na parte superior e na inferior, apenas os encaixes dobráveis

Além disso, a GoPro HERO9 Black é extremamente bem construída de modo a ser super resistente e protegida. A câmera é selada, tecnologia comum em câmeras profissionais, de modo que água, poeira e até mesmo a maresia de cidades de praia não são um problema.

Vai fazer um mergulho e quer registrar o momento? Ela consegue ir até 10 metros de profundidade embaixo d’água (mas lembre-se que embaixo d’água, você estará limitado a ligá-la, desligá-la, começar a gravar e parar de gravar, já que todas as funcionalidades funcionam na tela sensível ao toque. Mergulhe já com a com a melhor configuração pronta).

A própria GoPro ainda garante que você pode usá-la sem case protetor mas recomendo que você opte por usar, apenas para minimizar ainda mais as chances de qualquer problema acontecer com ela.

Os microfones também receberam melhorias que se destacam, ao estarem posicionados em vários pontos da câmera além da parte frontal. Em testes feitos com a câmera cerca de 30cm de distância da boca e em lugar aberto com bastante vento, o som é bastante satisfatório e de qualidade, ficando limpo e nítido mesmo com o som do vento, que pode ser amenizado com edições simples de correção de áudio.

Câmera

Se a GoPro equipou a HERO8 com um sensor de 12 MP igual a HERO7, agora, a marca da um salto que a coloca em um novo patamar. A GoPro HERO9 Black traz um sensor de 23,6 MP, praticamente o dobro em relação aos dois modelos antecessores, garantindo um novo nível de nitidez e qualidade da informação capturada. E para quem se interessa por edição de imagens, é possível fotografar no formato .RAW (cru, em tradução livre) ideal para edição, por dar mais definição do que o famoso formato .JPEG.

Ela possui dois modos padrões de cor, o Plano e o GoPro. Fortemente recomendo que você use o modo GoPro quase sempre, pois o Plano deixa a imagem com um aspecto “lavado”, com baixa saturação e até mesmo, desbotando as cores da imagem. O modo GoPro, em compensação, aplica mais contraste, trazendo mais nuances nas expressões e cores mais vivas.

Lembre-se de usar a luz natural ao seu favor. A GoPro HERO9 Black atribui muito bem o contraste provocado pela luz e sombra da imagem, entrega cores bonitas e uma riqueza de detalhes, graças aos 23,6 MP do sensor.

REVIEW: GoPro HERO9 Black, a câmera de ação à prova de falhas

Mas, mesmo entregando detalhes ricos, lembre-se que a lente da GoPro é uma grande-angular, e seu modo mais aberto arredonda as bordas justamente para conseguir condensar tanta informação junta. Por isso, nunca fotografe próximo demais ao que se está fotografando como se fosse uma lente macro, pois o resultado poderá te frustrar (como nessa imagem próxima demais das flores).

REVIEW: GoPro HERO9 Black, a câmera de ação à prova de falhas

A GoPro HERO9 Black surpreende também com seus vídeos, conseguindo filmar em até 5K 30 FPS (frames por segundo). Em 4K se atinge até 60 FPS, 2,7K e 1440 120 FPS e 1080 até impressionantes 240 FPS. Para o 5K, a resolução chega em 14,7 MP, resultado extremamente satisfatório levando em conta como ainda se trata de um recurso novo.

Para entender melhor, veja abaixo uma tabela de conversão de vídeo em captura de quadros.

Resolução de
vídeo
MP da foto
ou captura de
quadro
Proporção de
imagem da foto
MP da foto 16:9
Cortada em 4:3
5K14,7 MP16:911,1 MP
4K 4:312 MP4:3N/D
4K8 MP16:96,2 MP
2,7K 4:35 MP4:3N/D
2,74 MP16:93,1 MP
14403 MP4:3N/D
10802 MP16:91,6 MP

Para teste, gravamos um vídeo em 4K 60 FPS e o resultado foi surpreendente.

O HyperSmooth chega em sua versão 3.0 e traz uma estabilidade extremamente poderosa aos vídeos, mantendo-os estáveis mesmo em movimentos mais rápidos e difíceis de manter a mão parada, como ao andar de bicicleta. O recurso ainda brilha nos TimeWarps, mas falaremos deles em breve.

Modos de foto e vídeo

Por mais que a GoPro HERO9 Black tenha somente um sensor, a quantidade de opções e possiblidades com é impressionante. Ela oferece três “lentes digitais”, Amplo (16 – 34 mm), Linear (19 – 39 mm) e Estreito (27 mm).

Um dos modos mais divertidos de se usar é o TimeWarp (túnel do tempo, em tradução livre), que condensa uma grande quantidade de informação ao longo de minutos, sintetizando em um vídeo extremamente curto e acelerado. Esse recurso é perfeito para quem quer registrar passagens de tempo e deslocamento em vídeos de viagens, por exemplo.

Outro modo perfeito para que você consiga ter muitas opções de foto, é o Disparo Contínuo, que realiza 25 disparos de uma vez. Nós testamos a função com a câmera em movimento e o resultado foi excelente. Em nenhum momento o fotógrafo está desfocado ou borrando a imagem devido à velocidade da bicicleta. Tudo está perfeitamente congelado na imagem.

O modo LiveBurst funciona como as Live Photos do iPhone, filmando 1,5 segundos antes dos disparo e 1,5 segundos depois do disparo, criando mini vídeos. O modo noturno adiciona muita qualidade às imagens feitas em baixa luz. Dependendo o nível de escuridão, claramente ele não ajudará o suficiente, mas a qualidade já é alta o suficiente.

Você também pode utilizar a GoPro HERO9 Black como uma webcam, usando o aplicativo GoPro Webcam e conectando a câmera com um cabo USB-C no seu notebook ou desktop. Funcionando como webcam, ela entrega uma transmissão em até FULL HD (1920 x 1080 px).

Performance e Tela

A GoPro HERO9 Black está ultra rápida, levando somente 3 segundos para ligar e estar funcionando perfeitamente. Os botões da tela podem ser um pouco pequenos, mas os comandos acontecem com fluidez e facilidade. Comandos como arrastar a tela para baixo ou para o lado são fáceis de fazer, dificilmente você terá que repetir um comando.

Ela também possui um giroscópio que sempre entende a orientação que você está usando, posicionando os ícones do menu na tela na orientação correta.

A experiência é fluída a todo o momento, com exceção de realizar um Disparo Rápido ou uma foto no Modo Noturno. Funções como essas requisitam mais do software para serem processadas, mas basta esperar 1 ou 2 segundos para que a GoPro funcione normalmente.

Ambas as telas possuem um brilho intenso e suficiente para enxergar mesmo debaixo de muito sol e claridade. Além de ser extremamente útil para ajudar a realizar bons enquadramentos, a tela frontal também mostra alguns status como a bateria, espaço disponível para armazenamento no cartão micro-SD e o tempo que um vídeo está sendo gravado.

Tela frontal GoPro HERO9 Black
A tela frontal é um dos destaques da GoPro HERO9 Black, sendo útil para selfies e ver informações

Outra função interessante que também esteve presente no modelo anterior é o controle por voz.

ão 14 comandos de voz, que listamos logo abaixo. Felizmente, todos eles estão disponíveis em português, então basta se familiarizar com eles e pronto, você irá comandar a GoPro HERO9 Black de longe.

  • GoPro, capture;
  • GoPro, pare de capturar;
  • GoPro, comece a gravar;
  • GoPro, pare de gravar;
  • GoPro, HiLight;
  • GoPro, tire uma foto;
  • GoPro, comece o disparo contínuo;
  • GoPro, comece o lapso de tempo;
  • GoPro, parece o lapso de tempo;
  • GoPro, modo vídeo;
  • GoPro, modo foto;
  • GoPro, modo lapso de tempo;
  • GoPro, desligue;
  • GoPro, ligue.

Conectividade e App GoPro

Dica: assim como você deverá sair de casa com a bateria adicional carregada da GoPro HERO9 Black, você irá precisar carregar consigo uma powerbank para o seu smartphone. A parte que torna seu uso o mais agradável possível, é poder controlar ela por completo através do App GoPro, gratuito para download.

Basta abrir o app e localizar a sua GoPro para realizar o pareamento. Entre o tempo de ligá-la e pareá-la, você levará no máximo 30 segundos, com base na sua velocidade em habilitar a conexão Wi-Fi e Bluetooth.

Ao conectar, você poderá ter acesso à visualização da câmera. Existe um leve delay entre as imagens mas rapidamente se acostuma ao funcionamento.

Você consegue controlar literalmente por completo a câmera através do seu smartphone, disparando fotos até desligar. Toda a autonomia de poder mexer em uma tela maior para fazer as seleções, facilitam muito na hora de entender todo o potencial que ela consegue atingir, podendo fazer escolhas mais detalhadas e avançadas, como o ISO, Obturador e o Balanço de Branco.

Além disso, assim que você termina uma gravação ou um disparo, uma prévia de qualidade baixa já aparece disponível no app, e caso vc queira ver em resolução máxima, basta selecionar a opção de baixar a imagem no seu smartphone.

E se não fosse o suficiente, com o app você consegue com poucos cliques iniciar uma Live. Basta selecionar a opção, escolher a plataforma para a transmissão ao vivo acontecer, fazer o login e pronto, sua transmissão começa a rolar.

E a conexão entre a câmera e o smartphone não é fácil de ser rompida. Em nossos testes, foram necessário uma distância de praticamente 50 metros até que a conexão se perdesse por completo.

O App GoPro possui também uma versão de assinatura premium que nós não testamos, mas que permite realizar edições, crie vídeos com o material dentro da câmera e ainda disponibiliza uma nuvem para armazenar seus vídeos e fotos.

Bateria

Convenhamos, bateria nunca foi o ponto forte das GoPros mas apesar disso, a GoPro HERO9 Black traz 1.720 mAh, 500 acima dos modelos HERO7 e HERO8, que traziam 1.220 mAh. O novo modelo consome mais bateria que seus antecessores, principalmente pela tela frontal. Apesar disso, o saldo final é positivo, garantindo cerca de 1h40 de uso intenso da câmera, alternando entre os diversos modos de fotos e vídeos.

Para economizar um pouco da bateria, a própria GoPro HERO9 Black desliga suas telas após segundos de inatividade ou segundos de uma gravação de vídeo rolando. Claro, basta tocar na tela traseira para que ambas as telas se ascendam novamente, mas a medida singela ajuda na hora de preservar a bateria.

As novas baterias, contudo, são fisicamente maiores do que as baterias dos modelos anteriores, por isso, as baterias das outras GoPros não são compatíveis com a HERO9 Black, infelizmente.

Acessórios e retorno dos módulos

Vindo dentro de um estojo que acomoda tudo a câmera e todos os acessórios confortavelmente e sem ocupar muito espaço, a GoPro HERO9 Black vem muito bem acompanhada. A princípio (e mais essencial), ela vem com uma bateria, um cartão microSD da SanDisk de 32 GB, uma fivela de montagem, um suporte adesivo curvo, um parafuso de ajuste, um cabo USB-C e claro, o estojo.

REVIEW: GoPro HERO9 Black, a câmera de ação à prova de falhas
A GoPro HERO9 Black vem acompanhada de um estojo, perfeito para levá-la para todos os lugares com os acessórios necessários

A já tradicional garra manual é o primeiro upgrade que recomendados você a fazer. Com 19 cm e apenas 75 g, ela é o melhor suporte para a GoPro, não cansando seu braço após muito tempo de uso mantendo a câmera anexada com tamanha precisão de modo que você não precisará ter medo dela se soltar e cair por nenhum segundo.

REVIEW: GoPro HERO9 Black, a câmera de ação à prova de falhas
A garra manual da GoPro HERO9 Black é leve e seu acolchoado é gostoso de segurar, tornando a experiência de manuseá-lo por horas algo tranquilo

Além do suporte necessário para acoplar na garra manual, há um segundo suporte, que você pode acoplar em uma base que vem com fita 3M, feita para ser anexada a um capacete, por exemplo, ou na presilha, ideal para você prendê-la no headstock de um violão e conseguir ângulos inusitados (esta é adquirida separadamente).

Presilha e base GoPro HERO9 Black
A presilha e a base solta aumentam a versatilidade de lugares que você pode anexar a GoPro HERO9 Black,

Falando sobre outros acessórios adquiridos separadamente que amplificam a experiência da GoPro HERO9 Black, são os novos módulos. Os acessórios que os fãs sentiram faltam no modelo anterior voltam para equipar a nova câmera de ação.

Módulo lente MAX GoPro HERO9 Black
O módulo Max confere um campo de visão de 155º além de muita estabilidade na hora das gravações

O módulo de lente MAX oferece a última tecnologia no quesito estabilidade de imagem. Além dele, a câmera é compatível ao módulo de mídia, que vem com um microfone bidirecional com cobertura de espuma para reduzir ruídos e outras novidades convidativas. O módulo display, quando usado junto à HERO9 Black, exibe a prévia da imagem enquanto a tela LCD mostra as informações da gravação. 

REVIEW: GoPro HERO9 Black, a câmera de ação à prova de falhas
O módulo de mídia é resistente a impactos e ao clima também.

Por último, o módulo de iluminação é compatível com a maioria dos suportes da GoPro e oferece quatro níveis de iluminação que podem chegar a até 200 lumens.

REVIEW: GoPro HERO9 Black, a câmera de ação à prova de falhas
O módulo de iluminação da Hero 9 Black é bastante útil para ambientes pouco iluminados.

Para esse review, não houve teste de nenhum dos novos módulos com a GoPro HERO9 Black, mas eles certamente valem a sua atenção.

Conclusão

REVIEW: GoPro HERO9 Black, a câmera de ação à prova de falhas
A GoPro HERO9 Black leva a experiência das câmeras de ação para um novo patamar

A nova GoPro HERO9 Black se consolida como a melhor GoPro já criada, pois com exceção da bateria (que já apresentou avanços em relação ao modelo passado) e de detalhes mínimos, o produto entrega um pacote completo com uma experiência de uso extremamente prazerosa, sendo possível tirar fotos e gravar vídeos incríveis e compartilhá-los imediatamente com amigos.

O sensor possui praticamente o dobro de megapixels em relação ao último modelo e ainda não consegue ser tão lembrado quanto a câmera frontal e ao poder da conectividade com o App GoPro.

Ao preço sugerido no Brasil de R$4.899,00 reais, adquiri-la não será para todo mundo, mas o preço se justifica com tudo que ela tem a oferecer.

Preço e disponibilidade

Com um preço sugerido de R$4.899,00 reais, você a encontra por R$4,556,07 à vista na loja do Showmetech no Magazine Luiza.

Especificações Técnicas – GoPro HERO9 Black

MarcaGoPro
ModeloHERO9 Black
Vídeo
– 5K30
– 4K60
– 2,7K120
– 1440p120
– 1080p240
Sensor da câmera23,6 MP
EstabilizaçãoSim, Hypersmooth 3.0
TelaFrontal e traseira coloridas
Sensível ao toqueSim
Wi-FiSim
BluetoothSim
MicrofoneSim
Controle por vozSim
Live StreamSim, 1080p via App
ResistênciaSim, 10 metros de profundidade
ConexõesUSB-C
ArmazenamentoCartão micro-SD
Bateria2 de 1720 mAh
Peso158 gramas
PreçoR$4,556,07 à vista

Leia também o nosso review da GoPro HERO8 Black, modelo que antecedeu a nova GoPro HERO9 Black.

GoPro HERO9 Black, a câmera selada à prova de falhas
  • Design e construção - 10/10
    10/10
  • Câmera - 9.5/10
    9.5/10
  • Telas - 9/10
    9/10
  • App GoPro - 10/10
    10/10
  • Performance - 9.5/10
    9.5/10
  • Bateria - 8/10
    8/10
  • Microfone - 9/10
    9/10
  • Estabilização - 10/10
    10/10
  • Acessórios - 8.5/10
    8.5/10
9.3/10

GoPro HERO9 Black

A GoPro HERO9 Black traz o melhor da marca nos últimos tempos e inova com aprimoramentos que levam a experiência a um novo nível.

Pros

Sensor da câmera mais poderoso

App GoPro proporciona uma integração fluída

Telas frontal e traseira de qualidade

Melhorias na captação de som

Excelentes acessórios

Estabilização poderosa

Cons

Baterias poderiam durar mais

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter