Review: HD 1TB Western Digital Blue (WD10EZEX)

Review: HD 1TB Western Digital Blue (WD10EZEX)
Confira nossa análise do WD10EZEX, disco rígido com capacidade de 1TB da Western Digital.

WD10EZEX - SMT

Num mundo multimídia (de alta definição), ter um disco rígido com grande capacidade de armazenamento é essencial. Testamos o HD para desktops WD10EZEX Blue com 1TB (1024GB) de capacidade, da Western Digital. Veja nossas impressões:

O disco rígido é simples, mas não deixa de ser robusto. Com interface SATA 3.0 e 64MB de cache, o HD se mantém estável mesmo em tarefas que fazem uso intenso dos dados armazenados no disco.

Especificações

Capacidade de Armazenamento1TB (931GB)
InterfaceSATA III-6GB/s
Rotação7200 RPM
Cache64MB

Testes

Com softwares de benchmark, testamos a velocidade de leitura e escrita do WD10EZEX Blue. Além disso, testamos a velocidade de instalação de alguns sistemas operacionais e seus respectivos tempos de boot. Veja a seguir os resultados:

Benchmarks

HD Speed

HD_Speed Results - SMT

CrystalMarkDisk

CrystalDiskMark 3.0.3 Results - SMT

HD TuneHD Tune Results - SMT

Sistemas Operacionais

Windows 8.1

Tempo de instalação: 7:25 min
Tempo de boot: 23 segundos

Windows 10 Technical Preview

Tempo de instalação: 7:50 min
Tempo de boot: 14 segundos

Tempo de instalação: minutos gastos entre o momento em que a mídia do sistema operacional começa a copiar os arquivos para o disco rígido, até a o desktop ser exibido na primeira inicialização.

Tempo de boot: segundos gastos entre o pressionar do botão power até o desktop ser exibido na tela.

Conclusão:

Custando cerca de 240 reais, o HD WD10EZEX Blue da Western Digital é uma ótima opção para quem precisa de um HD novo, sem gastar muito. Ele atenderá com rapidez e segurança as funções de gravação e leitura no computador, e lembramos que a marca já tem tradição de longa data (desde 1983) na fabricação de discos rígidos, externos e internos.

Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário aqui embaixo.


Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

4 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

  • Eu tenho esse HD. Comprei no ano passado e estou muito satisfeito. Porém com relação à interface, ainda não entendi o que significa 6GB/s, já que os softwares indicam taxa de transferência abaixo de 200MB/s, como mostrado na sua matéria. Isso é outro truque dos fabricantes, além de venderem 931GB como 1TB?

    • Você deve estar usando uma placa-mãe que não dá suporte ao SATA III, que é o barramento desse disco rígido.
      Outra coisa que você deve estar se confundindo é que o disco que diz GBps é, na verdade, Gigabit (não byte) por segundo. Isso quer dizer uma velocidade máxima de 600Megabytes por segundo, já que o padrão 8B/10B permite essa velocidade apenas. Em teoria, o drive poderia atingir a velocidade máxima de 750Megabytes por segundo, mas isso somente se o ambiente fosse propício para tal velocidade.
      Quanto ao tamanho de 931GB, isso se dá porque o HD tem 1000 Gibibytes (não são Gygabites). O Gibibyte é uma unidade de medida binária que, no Windows, não é a unidade de medida padrão. Por isso o seu Windows vê 931GB ao invés de 100GB. Se você usasse Linux, por exemplo, veria 1000GB pois algumas distribuições do Linux usam a unidade binária de armazenamento como padrão. Sem contar que no Windows, o sistema de particionamento NTFS cria um espaço vazio de 8MB no início da tabela de partição, impossibilitando o uso do disco total. Esses 8MB no início do disco ocorre porque é ali que as informações de prefixo ficam armazenadas.

Assine nossa Newsletter