Review: Intelbras EVC 300 é um sistema de videoconferência portátil e completo

20200427 153825 scaled
Aparelho da Intelbras tem foco em praticidade e oferece tudo o que é preciso para uma videoconferência profissional, mas será que vale o invetimento?
Anúncio
Review: Intelbras EVC 300 é um sistema de videoconferência portátil e completo

A brasileira Intelbras, conhecida por fabricar soluções segurança, redes e telecomunicações, acaba de lançar no Brasil um sistema completo para videoconferências, o EVC 300. Compatível com praticamente qualquer computador Windows, Linux ou Mac, o aparelho não requer a instalação de nenhum software para funcionar e ainda serve como uma caixa de som.

A seguir, você confere o review completo que fizemos do Intelbras EVC 300, onde abordamos os principais prós e contras do dispositivo, bem como respondemos à pergunta: vale a pena investir num sistema de videochamadas em tempos de pandemia e Home Office?

Design e Construção

Intelbras-EVC-300-Design-1
Design do EVC 300 concentra câmera, microfone e alto falante numa só peça

A primeira coisa que se deve compreender sobre o aparelho de videoconferência da Intelbras é que não se trata de uma simples webcam, mas de um sistema completo para videochamadas – para isso, ele tem uma câmera grande angular (capaz de captar um cenário muito mais amplo que uma webcam), microfone com redução de ruídos e um alto-falante integrado, com controles de volume no próprio aparelho, vale citar.

A disposição desses elementos, inclusive, é fácil de entender: no topo do dispositivo, há os controles de volume dos falantes, do microfone e da função Hi-Fi – todos sensíveis ao toque, vale citar. Logo abaixo da câmera, por sua vez, um ajuste manual permite controlar a inclinação vertical da lente. 

Intebras-EVC-300-Design-3
Botões sensíveis ao toque no topo do aparelho permitem controlar o volume e desligar o microfone

Já no que tange o aspecto geral do aparelho, é possível que não pareça, mas o EVC 300 é grande – com o tamanho aproximado ao de uma lata de batatas fritas, ou de uma garra de vinho, como preferir. O tamanho, apesar de soar exagerado, é ideal para que o dispositivo se posicione bem acima de uma mesa e consiga captar, tanto em vídeo quanto em áudio, o máximo de pessoas no ambiente.

Apesar do tamanho, vale citar que o aparelho é leve (425g) e seu formato ajuda no transporte, já que ele não tem partes móveis nem é ligado a algum tipo de central, como ocorre com alguns outros sistemas para videochamadas. Essa característica, a propósito, conta muito a favor do EVC 300, já que por ser um único cilindro concentrando a câmera, os microfones e os falantes, não há aquela bagunça de fios ligando uma coisa à outra.

Intelbras-EVC-300-Design-2
Dispositivo precisa de um só cabo para se conectar ao PC

Aliás, bagunça de fios é o justamente que não há por aqui: o dispositivo só precisa de um cabo para se conectar ao computador. A parte ruim desse cabo, no entanto, é que além de ser relativamente curto (1,5 metro), a ponta que se conecta ao dispositivo é do tipo mini-USB – uma conexão ultrapassada e que não deve ser confundida com o micro-USB ou o USB-C, padrões já conhecidos em smartphones Android.

Em suma, o cabo único oferece praticidade e um aspecto ‘limpo’ ao EVC 300, mas caso você precise instalar o dispositivo longe do computador ou precise substituir o cabo algum dia, você pode encontrar alguma dificuldade, já que o cabo mini-USB não é encontrado com tanta facilidade.

Videoconferência: qualidade e funções

Intelbras-EVC-300-Videoconferência-Qualidade-e-Funções-1
Sistema tem câmera com 2,1 megapixels e registra imagens em Full HD

Na hora de testar o que realmente importa, isto é, a qualidade do áudio e vídeo captado pelo EVC 300, bem como as funcionalidades que ele oferece para as videochamadas, o ponto que mais salta aos olhos é a facilidade de instalar de instalar o aparelho: devido ao dispositivo ser plug-n-play, ele próprio instala os drivers necessários assim que é conectado pela primeira vez.

Em outras palavras, o usuário não tem que baixar nada para o Intelbras EVC 300 funcionar. Basta plugar, aguardar a instalação que se inicia automaticamente e pronto, seu sistema de videoconferência já pode ser usado. Para que isso funcione, no entanto, é necessário estar usando um computador com Windows (7 ou superior), Linux ou Mac (OS X 10.10 ou superior).

Feita a instalação, a câmera é compatível com qualquer serviço de videochamadas (Skype, Zoom, Microsoft Teams, Google Hangouts, Google Meet e outros). Na verdade, da até para usar o dispositivo da Intelbras como uma câmera mesmo – no Windows, por exemplo, isso pode ser feito abrindo o aplicativo de Câmera e, caso o seu PC já possua uma webcam, tocando no ícone de trocar a câmera, para que o EVC 300 seja ativado.

Instalação-EVC-300-Intelbras
Basta conectar o aparelho na porta USB do seu computador que ele se instalará automaticamente

Ao utilizar o EVC 300 com o Skype e o Zoom, notei que a qualidade da imagem é satisfatória, porém, não é surpreendente: a câmera do dispositivo tem 2,1 megapixels e consegue gravar em full HD, ainda assim, não pense que a qualidade das videochamadas será superior a de um smartphone – pelo contrário.

Aqui, o objetivo é proporcionar tudo o que você vai precisar para uma videoconferência em grupo, e não necessariamente uma com transmissão em altíssima qualidade. Aliás, é nessa questão dos grupos que o EVC 300 mais supera uma webcam comum: como a câmera é uma grande angular, ela capta um cenário amplo, permitindo várias pessoas apareçam na imagem sem ter de se amontoar.

Quanto ao áudio, por sua vez, o som captado pelos microfones também não surpreende pela sua qualidade, mas é claro e alto o suficiente para ser compreendido, até mesmo quando quem fala está distante do aparelho. Para ser bem ouvido, no entanto, é importante falar na direção do EVC 300 – isto porque a supressão de ruídos é bastante eficiente e abafa a maioria dos sons que vem da parte de trás ou das laterais do dispositivo.

Testamos o EVC 300 no Skype e no Zoom, clique nas imagens para ampliar:

Ou seja, ainda que o aparelho capture até mesmo a voz de quem está longe, é importante falar na direção dele para ser bem ouvido.

Ainda no quesito usabilidade, o único fator que realmente me incomodou ao usar o sistema da Intelbras foi a ausência de um controle remoto: considerando que o aparelho parece ter sido projetado com foco em praticidade, era de se esperar um acessório do gênero. Infelizmente, todas as vezes que você quiser ajustar o volume das chamadas ou desativar o microfone, por exemplo, terá de ir até o dispositivo (ou ao computador conectado) para fazer esse ajuste.

Função Hi-Fi

Intelbras-EVC-300-Função-HiFI-1
O botão do meio ativa a função Hi-Fi, que permite transformar o EVC 300 numa caixa de som

A função Hi-Fi é o que dá uma carta na manga ao Intelbras EVC 300. Ao contrário do que parece, o objetivo da funcionalidade nada tem a ver com melhorar a qualidade das chamadas, visto que o dispositivo é do tipo plug-n-play e dispensa qualquer ajuste para funcionar. Na verdade, essa função transforma o sistema numa caixa de som para o PC – algo que a maioria dos dispositivos concorrentes não oferece.

Ao ativar a função, a fidelidade do som emitido pelo falante melhora consideravelmente e permite que você desfrute de músicas, vídeos e filmes com bastante qualidade. É preciso deixar claro que a função não substitui um sistema de som, até porque se trata de um único falante e que não é tão alto assim, no entanto é uma função que pode ser conveniente, principalmente se os falantes do seu computador não forem tão competentes.

Além disso, ao ativar a função Hi-Fi, o microfone é automaticamente desabilitado, o que não torna a função útil para as chamadas, apenas para o consumo de mídia mesmo.

Vale a pena?

Intelbras-EVC 300-Videoconferência-USB
Aparelho da Intelbras está bem a par da concorrência, mas você precisa de um?

Seja pela qualidade de imagem ou pelos recursos que oferece, o sistema de videoconferência EVC 300 da Intelbras é uma opção na média das disponíveis no mercado. Ainda assim, a pergunta mais importante a ser respondida é: você precisa de um sistema desses?

Conforme explicamos acima, o EVC 300 possui uma proposta diferente de uma webcam, portanto não deve ser comparado a uma e tampouco comprado caso uma atenda às suas necessidades. Esse tipo de dispositivo só é indicado para quem faz videoconferências profissionais com frequência e precisa de uma câmera que capte muitas pessoas de uma vez.

Se este é o seu caso, o EVC 300 é uma boa pedida, pois tem design e cabeamento que facilitam o transporte e instalação, sistema plug-n-play (é só conectar e usar), registra as imagens em Full HD (1080p), é capaz de captar até seis pessoas num mesmo ambiente, devido à câmera grande angular, e ainda serve como uma caixa de som, o que pode ser útil em apresentações.

Seu único defeito é não ter um controle remoto para ajustar o volume ou desabilitar o microfone à distância.

Por outro lado, se você está buscando um sistema apenas para “turbinar” as suas videochamadas em home office, o mais indicado é investir numa boa webcam. Apesar de nenhuma oferecer um pacote tão completo quanto o produto da Intelbras, não justifica investir os aproximados R$ 2.499 cobrados pelo aparelho caso você não precise de absolutamente tudo o que ele oferece.

Mas e você, curtiu a nossa análise do sistema de videoconferência EVC 300 da Intelbras? Lembre-se que você pode deixar a sua opinião e interagir conosco no campo de comentários abaixo!

REVIEW: Sistema de videoconferência Intelbras EVC 300
20200427 153347 scaled

Product Name: Sistema de videoconferência Intelbras EVC 300

Product Description: Aparelho da Intelbras reúne num só dispositivo todas as ferramentas necessárias para a realização de videoconferências profissionais

  • Design e Construção - 9.5/10
    9.5/10
  • Qualidade de vídeo - 8/10
    8/10
  • Qualidade de áudio - 9/10
    9/10
  • Usabilidade - 10/10
    10/10
9.1/10

REVIEW: Sistema de videoconferência Intelbras EVC 300

Aparelho da Intelbras reúne num só dispositivo todas as ferramentas necessárias para a realização de videoconferências profissionais.

Pros

  • Construção em peça única facilita o transporte do aparelho;
  • Plug-n-Play: basta plugar e utilizar, os drivers são instalados automaticamente;
  • Função Hi-Fi também permite utilizar o sistema como caixa de som;
  • Fio único também facilita a instalação do aparelho;
  • Redução de ruídos externos é eficiente.

Cons

  • Não inclui controle remoto para ajuste de volume e microfone à distância;
  • Utiliza conexão mini-USB.
Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter