REVIEW: Lenovo ThinkPad E14 Gen 2, um notebook para trabalho

Lenovo thinkpad e14 gen 2
O Lenovo ThinkPad E14 Gen 2 é um modelo com configurações surpreendentes e um bom processador AMD Ryzen que serve principalmente para trabalho, mas é satisfatório para se divertir

O Lenovo ThinkPad E14 Gen 2 foi lançado em 2020 com a proposta de ser um notebook versátil o suficiente para encarar diversas situações, ambientes e tarefas propostas pelo usuário. O modelo chega com um processador AMD Ryzen de baixa tensão e surpreende no uso cotidiano.

A AMD enviou um sample do Lenovo ThinkPad E14 Gen 2 para o Showmetech e depois de inúmeros testes apresentamos o nosso review do notebook.

Design

O Lenovo ThinkPad E14 Gen 2 possui um design simples, apostando numa carcaça de plástico na cor preto fosco, com alguns detalhes em prata como a logo ThinkPad estampada na base e na frente do modelo. Esteticamente, o visual é bem básico, mas igualmente bonito.

Lenovo thinkpad e14 gen 2 review
REVIEW: Lenovo ThinkPad E14 Gen 2, um notebook para trabalho

Infelizmente o material do chassi é suscetível a marcas de dedos com pouquíssimas horas de uso, fato que me desagradou durante os testes, mas nada que um pano limpo e algum produto de limpeza de qualidade não resolva. O acabamento escuro percorre todo o notebook, com exceção do mousepad e um pequeno botão no meio do teclado, ambos com detalhes vermelhos.

O mousepad é pequeno, mas possui boa taxa de resposta e funciona bem. No entanto, a parte sensível ao toque já possui botões próprios nas laterais, fazendo com que os botões separados pela linha vermelha não tenham muito sentido no layout. Sem o conjunto de botões talvez fosse possível aumentar a área do mousepad ou do próprio teclado.

Teclado thinkpad
REVIEW: Lenovo ThinkPad E14 Gen 2, um notebook para trabalho

O teclado, por sua vez, é simples e o material das teclas parece ser de boa qualidade, enquanto a coloração branca impressa nas teclas também ajuda na hora de digitar. Infelizmente o módulo não conta com nenhum tipo de iluminação, salvo uma pequena luz emitida por teclas específicas como Caps Lock. O layout também não possui alterações significativas, permanecendo com o padrão ABNT2.

Ainda falando da base do Lenovo ThinkPad E14 Gen 2, o botão de power é separado do teclado e possui um contorno iluminado, além de um sensor de impressões digitais embutido, que facilita o login no Windows e é muito prático. Passando para a parte superior do dispositivo há uma webcam que opera na resolução de 720p e um pequeno botão para “fechar e abrir” a câmera, muito útil em reuniões online.

Na parte de conectividade o notebook possui uma porta USB 2.0 Gen 1, uma USB 3.2 Gen 1, conexão P3 para fone e microfone, Ethernet, HDMI e uma entrada USB Tipo-C, utilizada como porta de alimentação. Aliás, sobre a alimentação, o Lenovo ThinkPad E14 Gen 2 não vem com nenhum acessório adicional além da fonte, que é no padrão USB Tipo-C .

  • Review: lenovo thinkpad e14 gen 2, um notebook para trabalho. O lenovo thinkpad e14 gen 2 é um modelo com configurações surpreendentes e um bom processador amd ryzen que serve principalmente para trabalho, mas é satisfatório para se divertir
  • Review: lenovo thinkpad e14 gen 2, um notebook para trabalho. O lenovo thinkpad e14 gen 2 é um modelo com configurações surpreendentes e um bom processador amd ryzen que serve principalmente para trabalho, mas é satisfatório para se divertir

Em termos de portabilidade, o notebook se sai muito bem, já que pesa 1,5 kg e é bem fino, além de contar com uma tela de 14 polegadas, 32 centímetros de largura e 22 centímetros de profundidade. O modelo é fino e leve o suficiente para ser transportado no uso cotidiano sem nenhum problema.

Sua parte traseira conta com dois pequenos alto-falantes da HARMAN com certificação Dolby Audio, que entrega uma boa sonoridade, mas sem muitas surpresas. A parte traseira ainda conta com grades para a dissipação de calor provenientes de ventoinhas, e a Lenovo poderia ter colocado mais um sistema de dissipação com grades na lateral, já que a ventilação somente por baixo faz o modelo esquentar bastante quando usado no colo, na hora de digitar após uso intenso ou ainda em dias muito quentes.

Parte traseira lenovo thinkpad e14 gen 2
REVIEW: Lenovo ThinkPad E14 Gen 2, um notebook para trabalho

Tela

Se em termos gerais o Lenovo ThinkPad E14 Gen 2 se sai muito bem, o notebook deixa a desejar na tela. Na teoria, temos um painel WVA, que, na prática, funciona da mesma forma que um painel IPS, reduzindo a distorção das cores através da visualização por diferentes ângulos. Ou seja, aquela diferença de cores quando olhamos uma tela pelas laterais, por cima ou baixo, não acontece aqui.

Parasita no lenovo thinkpad e14 gen 2
REVIEW: Lenovo ThinkPad E14 Gen 2, um notebook para trabalho

Em contrapartida, esse tipo de painel deixa a desejar no que diz respeito ao contraste natural das cores e de tons de preto. No caso do aparelho da Lenovo, é perceptível a falta de cores mais vivas no uso diário, e principalmente quando assistimos filmes e jogamos ou trabalhamos com edição de imagens.

O Lenovo ThinkPad E14 Gen 2 possui uma tela antirreflexo de 250 nits e um display que funciona na resolução nativa de 1920×1080 a 60 Hz. Para tarefas do dia a dia não parece um grande empecilho, mas se você pretende utilizar programas como Photoshop, After Effects, Premiere etc é bom ficar de olho nesse aspecto.

Bateria

O Lenovo ThinkPad E14 Gen 2 possui uma bateria de 45 Wh e, na prática, ela funciona muito bem. A fabricante afirma que o notebook pode funcionar por até 13 horas longe das tomadas, mas na nossa experiência o modelo aguenta algo como 5 ou 6 horas de uso simples nos primeiros dias. No entanto, é importante salientar que esse quantitativo varia de acordo com as configurações de economia de energia e brilho escolhidas pelo usuário.

O carregamento, como dito anteriormente, se dá a partir de um cabo USB Tipo-C, o que me surpreendeu bastante e atesta a qualidade e rapidez para repor a bateria do dispositivo. Em pouco mais de uma hora o ThinkPad está 100% carregado e pronto para o uso. Internamente, a bateria também pode ser desparafusada para troca, fato que ajuda muito a manter a longevidade do produto por mais tempo.

Bateria do lenovo thinkpad e14 gen 2
REVIEW: Lenovo ThinkPad E14 Gen 2, um notebook para trabalho

Sistema

O Lenovo ThinkPad E14 Gen 2 pode parecer um notebook despretensioso por fora, mas por dentro é uma grata surpresa. O modelo é equipado com um pente de 8 GB de memória RAM 3200 MHz soldado diretamente na placa-mãe, um SSD de 256 GB no formato M.2 e placa gráfica AMD integrada ao processador, o nosso grande destaque. A CPU utilizada nesse projeto é a AMD Ryzen 3 4300U, um processador de baixa tensão para notebooks mais compactos com TDP de 15W.

O Ryzen 4300U é baseado na litografia de 7 nanômetros FinFET com clock base de 2.7 GHz e boost máximo para até 3.7 GHz. A CPU é equipada com 4 núcleos e 4 threads, e teoricamente é indicada apenas para tarefas mais simples, edições básicas de imagens e vídeos, mas o Lenovo ThinkPad E14 Gen 2 vai mais longe.

A placa de vídeo não oferece nenhuma nomenclatura, portanto a trataremos como uma integrada genérica, e para aplicações mais pesadas serve como gargalo no nosso sistema. Geralmente essas placas não entregam muito poder de fogo, e no caso desse notebook a GPU é carregada pelo processador.

Embora o sistema tenha agradado bastante, o fato da memória RAM ser soldada e não oferecer possibilidade de expansão acaba com boas chances de upgrades parar melhorar o sistema.

Armazenamento

Um ponto que me desagradou um pouco é a singela quantidade de 256 GB de armazenamento interno presente no Lenovo ThinkPad E14 Gen 2. O armazenamento utiliza a tecnologia de SSDs PCIe NVME M.2, com a opção de expansão ao abrir o notebook e instalar um novo módulo de SSD de até 8 milímetros no espaço reservado.

Em testes realizando o BootRacer, o SSD se sai bem, embora não seja um dos melhores M.2 da atualidade. Há mais méritos do que contras, já que essa tecnologia fornece carregamentos muito rápidos, não somente na inicialização do Windows como também em outros softwares e games.

Lenovo thinkpad e14 gen 2
REVIEW: Lenovo ThinkPad E14 Gen 2, um notebook para trabalho

Desempenho em jogos

O Lenovo Thinkpad E14 Gen 2 se sai muito bem no uso diário, mas durante nossos testes queríamos ver como o modelo se comportava na hora de rodar alguns joguinhos. Nossas escolhas foram PUBG Lite, Rocket League, Fortnite, Warframe e GTA V. Os testes foram realizados nas resoluções HD (1280×720) e Full HD (1920×1080) em qualidade baixa. Em geral, a placa gráfica se estabiliza em 1400 Mhz e o processador na casa dos 800 Mhz de frequência.

PUBG Lite

Pubg lenovo thinkpad e14 gen 2
REVIEW: Lenovo ThinkPad E14 Gen 2, um notebook para trabalho

PUBG Lite inicia nossa rodada de testes. O game de multiplayer competitivo é relativamente leve, mas coloca os jogadores em grandes mapas no modo Battle Royale, exigindo um certo poder de processamento. Nos benchmarks a placa fica a 100% de capacidade nas duas resoluções, mas os chips não conseguem manter a estabilidade em qualidades mais altas, criando um gameplay ideal no baixo entre 65 e 71 quadros na resolução HD.

Warframe

Warframe lenovo thinkpad e14 gen 2
REVIEW: Lenovo ThinkPad E14 Gen 2, um notebook para trabalho

Warframe é um dos mais populares games grátis do Steam e, além de sua fama, é muito reconhecido pela boa otimização nos computadores. Em nossos benchmarks o game roda bem, mas com algumas ressalvas. A resolução HD proporciona um certo gargalo, já que toda a carga está sendo direcionada ao processador. No entanto, a placa não tem poder suficiente para aguentar o tranco e não sustenta uma gameplay a 60 quadros, muito embora jogar a cerca de 40 frames não tenha sido um grande problema na minha experiência.

Fortnite

Fortnite lenovo thinkpad e14 gen 2
REVIEW: Lenovo ThinkPad E14 Gen 2, um notebook para trabalho

Fortnite é o maior fenômeno da atualidade e conforme as atualizações vai ficando cada vez mais pesado nos PCs. O Lenovo ThinkPad E14 Gen 2 surpreende ao rodar o game de uma boa forma, no possível, mas sofre com alguns problemas. A resolução HD faz o peso ir para a CPU, e a placa integrada não suporta o Full HD com altas taxas de quadros. No entanto, os resultados são muito positivos, gerando uma gameplay perto ou na casa dos 60 quadros dependendo do local no mapa.

Rocket League

Rocket league lenovo thinkpad e14 gen 2
REVIEW: Lenovo ThinkPad E14 Gen 2, um notebook para trabalho

Rocket League é outra grata surpresa, e roda muito bem nos nossos testes até mesmo na resolução Full HD, que embora fique na casa de 45 a 50 quadros, roda de forma muito fluida.

Grand Theft Auto V

Gta 5 lenovo thinkpad e14 gen 2
REVIEW: Lenovo ThinkPad E14 Gen 2, um notebook para trabalho

Grand Theft Auto V é um mar de dinheiro para a Rockstar desde 2013, chegando aos PCs em meados de 2015 e dando trabalho para algumas máquinas. O notebook da Lenovo aguentou uma aventura em Los Santos, mas em resolução HD e qualidade muito baixa em torno dos 30 frames. Já no Full HD o sistema acaba não dando conta do processamento e da complexidade do mundo do game, entregando uma jogatina entre 20 e 25 frames.

Veredito

Quadros do lenovo thinkpad e14 gen 2
REVIEW: Lenovo ThinkPad E14 Gen 2, um notebook para trabalho

O Lenovo ThinkPad E14 Gen 2 é um notebook projetado para tarefas cotidianas e para trabalho, não sendo recomendado para jogos. Entretanto, se o seu intuito é apenas o de relaxar em algum multiplayer depois de algumas horas de trabalho, o modelo certamente irá te atender, mas não podemos esperar uma máquina com grande desempenho. Em adição, recomendo a ativação do V-SYNC na maioria dos jogos para melhorar a experiência, dando mais estabilidade ao gameplay.

Testes sintéticos

Também realizamos alguns testes sintéticos nos principais softwares disponíveis para estressar o AMD Ryzen 4300U e sua placa integrada. Nesses benchmarks quanto maior a quantidade de pontos maior é o desempenho da placa e da CPU.

3DMARK

O 3DMARK é uma das principais ferramentas para a realização de testes sintéticos e tangenciar a capacidade do Lenovo ThinkPad E14 Gen 2. O primeiro teste realizado foi o Time Spy, um benchmark que utiliza DirectX12 com funções como multi-adaptação e multi-threading com render na resolução 2560x1440p. Os testes de GPU procuram mensurar a capacidade da placa gráfica em lidar com partículas de sombras, tesselação, iluminação volumétrica etc. O teste de processador demonstra a demanda para processamento de física computacional e outras simulações.

Lenovo thinkpad e14 gen 2
REVIEW: Lenovo ThinkPad E14 Gen 2, um notebook para trabalho

O segundo teste é voltado para PCs com gráficos integrados, Night Raid, e testa reflexões dinâmicas, oclusão de ambiente, efeitos de pós-processamento, tesselação, profundidade do campo de visão, geração procedural, física etc.

Lenovo thinkpad e14 gen 2
REVIEW: Lenovo ThinkPad E14 Gen 2, um notebook para trabalho

PCMARK 10

O PCMARK tem como grande vantagem os testes de aplicações cotidianas, como renderização de imagens vídeos, uso de navegador, reprodução de vídeos, criação de planilhas, videoconferências etc.

Lenovo thinkpad e14 gen 2
REVIEW: Lenovo ThinkPad E14 Gen 2, um notebook para trabalho

Cinebench

Os testes do CINEBENCH servem para colocar o processador ou placa de vídeo em carga máxima na renderização de cenários e cenas complexas. Tivemos apenas a opção de benchmarks do processador, visto que não temos uma GPU dedicada. Os testes colocam os 4 núcleos do processador, e posteriormente apenas um núcleo principal para renderizar uma cena realista com anti-serrilhado, reflexões, iluminação, sombras e diversos outros efeitos que compõem cerca de 2000 objetos.

Lenovo thinkpad e14 gen 2
REVIEW: Lenovo ThinkPad E14 Gen 2, um notebook para trabalho

Preço e disponibilidade

O Lenovo ThinkPad E14 Gen 2 está disponível pelo preço de R$ 4.669,00 na loja oficial da Lenovo, e me faz pensar que embora o modelo seja bom o, preço talvez seja um pouco demais para o que ele oferece, principalmente em questões de um display mais competente. Por consequência, é interessante colocar suas características na ponta do lápis para decidir se o investimento vale ou não a pena, principalmente numa época de aumento no preço dos eletrônicos.

Conclusão

Lenovo thinkpad e14 gen 2
REVIEW: Lenovo ThinkPad E14 Gen 2, um notebook para trabalho

O Lenovo ThinkPad E14 Gen 2 não é um notebook perfeito, o modelo tem algumas falhas estruturais que não incomodam tanto, mas estão ali, e possui uma tela que deixa a desejar. Todavia, o aparelho consegue se redimir ao apresentar um sistema robusto e surpreendente com um belo processador da AMD, que carrega o produto nas costas.

Logo, se você procura uma máquina para trabalhar e às vezes relaxar com um jogo ou outro, e não se importa tanto assim com uma tela tão boa, o Lenovo ThinkPad E14 Gen 2 é uma opção muito viável.

Tabela de especificações do Lenovo ThinkPad E14 Gen 2

ProcessadorAMD Ryzen 3 4300U (2.7GHz)
Sistema OperacionalWindows 10 Home
Tela14″ FHD (1920×1080) Antirreflexo
Memória8GB (soldado) DDR4 3200Mhz
ArmazenamentoSSD 256GB M.2 2242 NVMe
Alto-FalanteHD Audio
GráficoAMD Radeon Graphics integrada
Portas1x USB 3.2 Gen 1 (1x always on), 1x USB 3.2 Tipo-C Gen1, 1x USB 2.0, 1x HDMI, Combo microfone/headset
Bateria3 células – 45Wh
BluetoothBluetooth 5.0
WebcamCâmera HD (720p)
SegurançaLeitor de impressões digitais e Chip de segurança
Dispositivo ApontadorUltraNav™ (Trackpoint + Touchpad)
ConectividadeGigabit ethernet
WirelessWireless Intel AX200 2×2
Lenovo ThinkPad E14 Gen 2
  • Design - 8.5/10
    8.5/10
  • Tela - 6.5/10
    6.5/10
  • Desempenho - 9/10
    9/10
  • Bateria - 8.5/10
    8.5/10
  • Custo x benefício - 7/10
    7/10
7.9/10

Lenovo ThinkPad E14 Gen 2

Um bom notebook para trabalhar, mas que tem uma tela problemática em muitas aplicações

Pros

  • Desempenho surpreendente
  • Visual bonito
  • Boa webcam
  • Armazenamento veloz

Cons

  • Tela ruim
  • Dissipação de calor não é tão eficiente
  • Preço inflado
Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário