Caixa de som bluetooth da lg para setup gamer

REVIEW: LG UltraGear Gaming Speaker

Avatar of victor pacheco
A UltraGear Gaming Speaker da LG é vendida por R$ 2.999, mas será que o investimento vale a pena? Veja o que achamos

A ideia de uma soundbar para PC pode parecer um tanto diferente para algumas pessoas, mas a LG deseja se firmar neste mercado com a UltraGear Gaming Speaker. O modelo chegou ao Brasil em março deste ano e pode ser encontrado à venda no site oficial da empresa pelo preço de R$ 2.999.

Em resumo, o uso pode ser feito por fãs dos mais diversos gêneros, não importa se você goste de RPG, FPS ou qualquer outro tipo de jogo. Entretanto, a falta de um jogo de luz RGB que sincroniza com o tom dos jogos e batidas das músicas é um dos pontos de melhoria do produto. Veja o que achamos agora mesmo.

Design e construção

Com o peso de 146 gramas que garante fácil transporte, a caixa de som da LG possui uma estrutura que pode ser definida como “parruda”. A caixa em que o aparelho é enviado dá a entender que o peso verdadeiro é muito maior do que o indicado pela fabricante, mas esta é apenas uma primeira impressão.

Itens da caixa da caixa de som bluetooth ultragear gaming speaker
LG envia carregador, um cabo USB-C e um núcleo de ferrita (Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

A estrutura é feita de um plástico bastante resistente na cor preta, que lembra metal de longe e combina com os mais diversos setup gamers. Há seis botões e um grande controlador de volume centralizado na parte superior para facilitar o controle de quem está jogando e, por algum motivo, precisa de silêncio total.

Lg ultragear gaming speaker
Aparelho possui 7 botões (Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

Um ponto que percebi assim que tirei a caixa de som Bluetooth da embalagem: a fabricante quer que você deixe a UltraGear Gaming Speaker em apenas um cômodo e, para isso, não colocou um acessório que facilita o transporte. É possível levantar o aparelho com apenas uma mão, mas com toda certeza será mais fácil levar o modelo de um lado para o outro com apoio das duas mãos ou debaixo do braço.

A embalagem de papelão possui uma alça de plástico que facilmente poderia ser inserida na caixa de som LG. Mas se você é um gamer de verdade, com toda certeza já tem seu cantinho onde se diverte com os mais diversos títulos. Eu, por exemplo, prefiro ficar em meu quarto do que jogar na sala quando estou no notebook, até porque a conversa dos familiares pode ser um incômodo para quem está do outro lado da chamada.

Na traseira, ficam as conexões para fios e também e entrada para carregamento:

  • 1x entrada P2 para Headphones;
  • 1x saída auxiliar para conexão de qualquer outro aparelho com fio;
  • 1x conexão USB-C;
  • 1x conector para carregamento da bateria;

A caixa de som LG também conta com “pés” de borracha que garantem que o produto não escorregue em superfícies mais lisas. Recomendo que você coloque o modelo abaixo do monitor, atrás do notebook ou na estante, caso use a Ultra Gear Gaming Speaker conectada a um console.

Quando está desligada, a soundbar para PC da LG, que também pode ser conectada a smartphones, é um produto bonito e bastante elegante. O transporte seria um pouco mais fácil se a mesma alça da embalagem também estivesse presente neste modelo como um acessório fixo, como já mencionei, mas isso seria um grande adendo, já que o foco é que o produto fique permanentemente no quarto, sala ou qualquer outro cômodo de sua casa em que você se diverte.

Lg ultragear gaming speaker
Conexões para fios estão localizadas na parte traseira (Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

Quem tem uma mão menor pode precisar fazer um certo malabarismo para levar o aparelho de um lado para o outro nos momentos de limpeza do quarto, já que o peso de 146 gramas parece ser maior, principalmente nos primeiros momentos de uso. A conexão para headset ficar separada das demais entradas é um acerto e tanto, já que basta encaixar o conector P2 com uma só mão sem abrir a bandeja.

Conectividade

Por meio da antena Bluetooth com padrão 5.2, você conseguirá conectar ao PC em menos de 10 segundos. Todo o processo de reconhecimento e conexão foi feito de forma tranquila e sem problemas que impactassem o uso no dia a dia. Para isso, basta apertar o botão com o símbolo de Bluetooth e depois ir até seu computador parar finalizar o processo.

Lg ultragear gaming speaker conectado a um pc
Conexão com PCs foi feita em menos de 10 segundos (Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

Um ponto interessante é o de mudar a cor da iluminação RGB pelo smartphone, por mais que a UltraGear Gaming Speaker esteja conectada a um computador. O processo é feito por meio do aplicativo XBOOM da LG está disponível para Android e iOS. Por meio do celular, você pode trocar as cores exibidas ao “brincar” com o círculo cromático.

Outro ponto positivo é que, assim como outras caixas de som sem fio, você consegue controlar o volume do aparelho conectado por meio dos botões, bastando girar o botão para ter o som completamente diminuído em alguns segundos.

Lg ultragear gaming speaker conectado a um smartphone
Modelo também se conecta a smartphones (Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

Não tive problemas de conectividade com a antena Bluetooth e quase não usei as conexões físicas, mas a entrada ótica de áudio, indicada para consoles, funcionou muito que bem.

Iluminação RGB

Quando foi anunciada, eu realmente achei que a iluminação RGB presente no modelo que recebi para testes se sincronizava com o tipo de jogo ou com a batida da música que tocava. Tive aqui meu primeiro engano.

Lg ultragear gaming speaker
Iluminação RGB é ótima, mas seria melhor se sincronização com conteúdo fosse automática (Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

Tal escolha da empresa pode ser apenas um simples detalhe para alguns jogadores que possuem outros aparelhos com iluminação RGB, mas seria bastante interessante justamente pelo caso de você não precisar baixar um aplicativo no smartphone apenas para trocar a cor da iluminação.

Lg ultragear gaming speaker
Cores podem ser alteradas por app para smartphone (Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

É claro que o XBOOM faz mais do que isso, pois além de fazer a alteração das cores de forma remota, permite desativação e ativação de modos de som e microfone. Mas não optar pela sincronização por meio da conexão com outros aparelhos pode ser um problema para alguns jogadores. Imagine se você passar pelos mais diversos cenários e precisar trocar a cor da iluminação? A experiência foi um tanto cansativa.

Soundbar para pc da lg
Luz fica melhor em ambientes escuros (Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

Digamos que, neste quesito, é importante ter as expectativas alinhadas para que você não se decepcione ao esperar um modelo que sincroniza as cores de forma automática. Tirando “apenas” este detalhe, a iluminação RGB fez seu papel ao permitir a imersão em jogos, por mais que eu precisasse usar meu smartphone sempre que desejasse mais imersão. É possível alterar a intensidade do que é exibido por meio do aplicativo, optando por uma luz mais escura ou mais clara.

Bateria

A LG equipou a UltraGear Gaming Speaker com uma bateria de 2600 mAh que me impressionou no uso sem fio. Isso não apenas liberta o usuário daquele grande emaranhado de fios, mas também permite uma melhor organização da mesa para conseguir os melhores resultados. Eu tenho o hábito de jogar no notebook e, logo após conectar a caixa de som Bluetooth à máquina, precisei apenas esperar que os jogos fossem carregados.

Lg ultragear gaming speaker
Bateria leva 3 horas para ser recarregada e fica ativa por cerca de 4 horas (Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

Aproveitei os dois feriados que tivemos no mês de abril de 2022 para também levar o modelo para o ar livre e, apesar de não ter uma alça de transporte, o uso da bateria permite que suas conversas ou até mesmo festas tenham aquele toque mais que especial.

O carregamento leva cerca de 3 horas para ser completado e, apesar da marca indicar que a duração máxima da bateria é de 5 horas, levou cerca de 4 horas e meia para o produto solicitar que o carregador fosse inserido. Este tempo é mais que suficiente para qualquer uma de suas partidas online, assim como a duração média de uma festa; mas ter que esperar 3 horas para usar o produto por 4 ou até 5 horas pode ser um pouco cansativo.

Uso em jogos

A primeira impressão de uso é de grande imersão, principalmente se você utiliza apenas o som da TV ou modelos de caixa de som bluetooth que não são focadas para o mercado gamer. O volume alto faz jus à definição e, caso opte pela potência máxima por meio da entrada de headset, tenha cuidado para não prejudicar sua audição.

Lg ultragear gaming speaker
Som imersivo deixou partidas mais reais, sem necessidade de alto volume (Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

Os 20 watts de potência dos dois woofers de 2 polegadas provam ser suficientes para você conseguir jogar com a maior qualidade possível. Os destaques ficam para os modos especiais que se adaptam segundo o tipo de jogo, mas, ainda assim, você precisa ativá-los por meio do aplicativo ou apertando o botão na própria UltraGear Gaming Speaker. As diferenças são:

  • Modo FPS: som fica mais aparente e você consegue ouvir passos e explosões com maior nitidez;
  • Modo RTS: o som é mais nivelado aqui, como se o piso saísse da faixa de frequência e ficasse abafado (ideal para RPG e corrida);
  • Modo EQ: indicado para reprodução de música e conteúdos de vídeo.

O processador Hi-Fi Quad DAC de 32 bits e o DNR de 132 dB também conta com o modo headset. Eu testei o aparelho da LG com o clássico Far Cry 3 e pude perceber que apesar de todo o marketing em torno da caixa de som bluetooth, nada será semelhante ao uso de um bom fone ouvido, mesmo com 20 watts de potência.

A função de chat de voz é ótima e consegue reduzir ruídos externos para que seus amigos consigam lhe ouvir com clareza, mas percebi que o uso do microfone de headset é um pouco mais assertivo, justamente pela nossa boca estar mais próxima ao microfone.

Lg ultragear gaming speaker
Modos especiais complementam bom uso de caixa de som Bluetooth para gamers (Foto: LG)

Isso não caracteriza o modelo como um aparelho que entrega uma experiência ruim para o usuário, pois a imersão aconteceu e a potência sonora em partidas online foi essencial para que eu me sentisse um verdadeiro guerreiro no campo de FPS.

Uso para reprodução de música

É claro que este não é o grande mercado foco da LG quando optou por lançar a UltraGear Gaming Speaker, mas por que não testarmos? Em geral, o uso é satisfatório e uma alta potência para músicas dos mais diversos gêneros é entregue sem problemas, seja por meio da conexão Bluetooth ou pela saída auxiliar.

Ao fazer uma análise mais profunda, percebi que o som vocal fica um tanto abafado em músicas com mais guitarra, mas isso não acontece em todas as músicas. O modelo da empresa coreana tem uma certa dificuldade para entender o que deve ser priorizado em alguns casos, mas este não é um problema que causa má experiência no geral, apenas um detalhe que será captado por entusiastas de música.

Lg ultragear gaming speaker
Modelo não é voltado para música, mas consegue entregar ótimos sons (Foto: LG)

A grande dificuldade fica nas músicas com baixo, que ficaram bastante abafadas. Mas a boa notícia é as batidas serem bastante intensas até mesmo para caixas de som com alto-falantes não tão potentes, o que realmente impressionou meus amigos durante uma festa. Raramente você precisará ativar o volume máximo na hora de ouvir música, mas quando fizer isso, terá uma potência interessante.

Claro que, se estiver procurando uma caixa de som bluetooth apenas para ouvir música, este modelo não é a melhor opção. Mas o duplo uso, que também permite o controle de assistentes pessoais que estão no telefone, é uma funcionalidade interessante de se ver num item do setup gamer.

Preço

A LG UltraGear Gaming Speaker pode ser encontrada no site oficial da empresa pelo preço de R$ 2.999. O valor está acima de boa parte dos modelos do mercado, que, além disso, possuem iluminação RGB. Um possível concorrente seria a JBL Quantum Duo, que pode ser encontrada no mercado pelo preço médio de R$ 1 mil e possui a mesma potência em watts, além de ter conectividade Bluetooth.

Conclusão

De fato, a caixa de som Bluetooth da LG é focada para o mercado premium. É importante analisar se você realmente usaria todos os benefícios e ainda mais se está disposto a pagar R$ 2 mil adicionais em uma opção da LG, haja vista que a principal concorrente está sendo vendida na faixa de preço de R$ 1 mil. A experiência com jogos e música foi completamente imersiva, mas a sincronização de luzes conforme a imagem ou batidas, que está presente em modelos mais baratos, fez falta neste modelo.

Lg ultragear gaming speaker
Preço de quase R$ 3 mil pode ser problema para algumas pessoas (Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

A conectividade é seu ponto alto, mas a bateria poderia ter uma maior duração, principalmente levando em conta que leva 3 horas para ser completamente recarregada. Os modos especiais de som são importantes, mas se você estiver realizando a compra por este motivo, talvez seja mais inteligente optar por um modelo mais barato e um kit de iluminação RGB que pode ser instalado no quarto.

Não tive uma experiência ruim durante o uso, apesar da falta de um cabo para utilizar a saída ótica de áudio ser um certo empecilho. Mas é importante pensar que podem existir modelos que entregam uma experiência semelhante sem precisar sair da faixa de preço de R$ 2 mil.

Especificações técnicas – LG Ultra Gear Gaming Speaker

Lg ultragear gaming speaker
Modelo chegou ao Brasil em março deste ano (Foto: LG)
MarcaLG
ModeloLG UltraGear Gaming Speaker
Potência20 Watts
ÁudioFPS
Standard
EQ Cinema
RTS
EQ (headphone)
Alto-falante2 Woofer de 2 polegadas
2 canais
BluetoothSim
AcessóriosManual simples
Cartão de garantia
Adaptador AC
Cabo USB tipo C
Núcleo de ferrita
Comando por vozSim
Dimensões375 x 76,5 x 105 mm
1,46 kg
CorPreto
Bateria5 horas
3,5 horas para carregamento completo
2,6 mAh
PreçoR$ 2.999

O que achou da LG UltraGear Gaming Speaker? Diga pra gente nos comentários!

Veja também

Confira nossa análise sobre a Logitech G560, que possui subwoofer e sincronização com luzes de acordo com o que está sendo exibido no computador ou notebook.

Veredito: LG UltraGear Gaming Speaker

Veredito: LG UltraGear Gaming Speaker
8 10 0 1
Modelo tem som imersivo para gamers exigentes, mas iluminação RGB poderia ser sincronizável com o que está sendo transmitido, assim como bateria poderia ter melhor duração.
Modelo tem som imersivo para gamers exigentes, mas iluminação RGB poderia ser sincronizável com o que está sendo transmitido, assim como bateria poderia ter melhor duração.
8/10
Total Score
  • Design
    8/10 Ótimo
  • Conectivida
    10/10 Excelente
  • Iluminação RGB
    7/10 Bom
  • Bateria
    8/10 Ótimo
  • Som
    9/10 Incrível

Prós

  • Ótimo som
  • Conectividade com dois aparelhos ao mesmo tempo
  • Microfone com cancelamento de ruído
  • Volume excelente

Contras

  • Bateria poderia ter maior duração
  • Iluminação RGB não possui sincronização automática
  • Preço de categoria premium

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
14
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados