Review: Lenovo Legion Y530 é um notebook gamer com design e desempenho discretos

Review do novo notebook gamer Lenovo Legion Y530
Notebook ganha pontos pelo design, mas peca no desempenho geral com sua configuração enxuta. Confira a nossa análise do Lenovo Legion Y530

Um notebook gamer sempre foi sinônimo de trambolhão que dificultava o seu deslocamento de um lado para o outro. Mas com este novo modelo da Lenovo, a história é outra. Com apenas 2,3 Kg, oLegion Y530 pode ser usado tanto no trabalho, como computador principal, ideal para viagens, e claro, também para games.

Design

Review do novo notebook gamer Lenovo Legion Y530
Modelo tem belo design e corpo bem enxuto

Aparência modesta neste caso do Legion Y530 não joga contra ele, pelo contrário, vira um diferencial para um executivo que queira um notebook mais poderoso no trabalho e ao fim do dia queira, por que não, jogar uma partidinha de League of Legends, Counter-Strike ou Player Unknown Battlegrounds.

Com corpo todo de plástico e acabamento escovado, o notebook entrega uma carcaça bonita e bastante clean para o modelo. O logo da marca gamer Legion, ganha um espaço na lateral traseira da tela e com LED em branco, que serve para mostrar se o notebook está ligado, deixando-o com uma cara ainda mais bonita.

Review do novo notebook gamer Lenovo Legion Y530
Legion Y530 não chama atenção no design, mas isso é bom para quem não quer ser visto.

A parte de dentro, onde encostamos os punhos, tem acabamento emborrachado e detém muito da oleosidade da pele.

Suas bordas em volta da tela de 15,6 polegadas, são tão finas que acabaram deixando o Legion Y530 com um corpo fino e leve. Um ponto negativo com essa novidade, foi que ao topo da tela não coube a webcam do modelo, tendo que deixá-la na parte de baixo, perto do logo da marca gamer.

Desempenho

Review Lenovo Legion Y530
Notebook tem suporte para SSD e pode ganhar upgrade de memória. Collers ajudam na baixa temperatura. (imagem/YouTube)

Sua configuração é muito bem equilibrada para um modelo de entrada. Ele conta com um Intel Core i5 de oitava geração (8300H), com 8GB de RAM DDR4 (com possibilidade de upgrade até 32GB), 1TB de disco rígido com apenas 5400 RPM e uma GeForce GTX 1050 com 4GB de VRAM DDR5.

O notebook se mostrou estável e sem esquentar muito na hora da jogatina. Pudemos jogar sem problemas os principais games do momento: Apex, PUBG, Fortnite e Overwatch sem nenhum gargalo. Mas claro, nem todos os jogos rodaram na melhor configuração gráfica (alguns tiveram que rodar tudo no baixo para poder ter média aceitável de fps).

O PUBG chegou a travar na hora de abrir o jogo. Nos testes ele junto com o Discord deixou de abrir por falta de fôlego ao pedir muito do HD.

O chip GTX 1050 com 4GB é a GPU de entrada, não espere os melhores gráficos com um setup de principiante. Os jogos rodaram em Full HD, mas sempre entregando um desempenho mediano e com muitas quedas de FPS.

Na hora do trabalho, um simples Google Chrome aberto com mais de 6 abas, com vídeo ou com o Discord em segundo plano, já conseguia deixar o notebook bem lento, com cara de um PC com mais de 2 anos de uso. Resultado esperado, pelo conjunto HD lento e pouca memória RAM.

Review do novo notebook gamer Lenovo Legion Y530
Desempenho nos jogos mais pesados decepcionou. (Foto YouTube/Dan Ferreira)

Na hora de editar fotos pelo photoshop, o trabalho ficou muito suave e com cores bem reais, graças aos 250 nits do seu painel IPS com sistema antirreflexo.

O trackpad é muito bom, sem travamentos e reconhecimento de movimentos rápidos. Seus botões são separados para ações do mouse e são bem barulhentos, mas funcionaram muito bem também.

Review do novo notebook gamer Lenovo Legion Y530
O som é bem limpo, mas não espere potência com bass. Ele é compatível com Dolby Atmos

Seu som é muito bom, com assinatura da Harman/Kardon Sound, empresa dona da JBL e AKG que foi comprada pela Samsung lá em 2016. A localização dos alto-falantes do Legion Y530 decepcionou, eles poderiam ficar em melhor lugar na parte de cima perto do teclado. Além da péssima posição as saídas são voltadas para mesa.

O Dolby Atmos funcionou muito bem em séries compatíveis no Netflix e funcionou muito bem também com um headset da Logitech G Pro.

Conectividade e autonomia

Review do novo notebook gamer Lenovo Legion Y530
A conectividade é bem ampla e se concentra na traseira do Legion Y530 (imagem/YouTube)

Muitos concorrentes do note gamer da Lenovo concentram seus conectores nas laterais. Eu, particularmente, prefiro os plugs de cabos na parte traseira, que é o caso do Legion Y530. Mesmo que na hora de conectar cada fio, você na maioria das vezes precisa fechar a tampa para visualizar aonde é cada entrada, os cabos ficando para trás do notebook e acabam não atrapalhando o uso do mouse.

A conectividade é bem ampla, ele conta com 1x USB tipo C, 3x USB 3.1, 1x HDMI, 1x Mini DisplayPort e o RJ-45. Duas das entradas USB 3.1 estão uma de cada lado.

A bateria é sempre um problema para os notebooks gamers. Elas acabam pedindo uma tomada muito rápido. Nos testes pesados jogando, conseguimos uma média de 2 horas e 40 minutos na jogatina ou assistindo séries na tela cheia. Usando apenas o navegador Chrome, ele conseguiu aguentar umas 4 horas e meia longe da tomada.

Conclusão

Review do novo notebook gamer Lenovo Legion Y530
Preço e desempenho justo para o conjunto. Um dos mais leves e bonitos notebooks gamers que já testamos

Caso você esteja começando no mundo dos games, o Legion Y530 é um dos melhores custo-benefício do mercado atualmente. Nada que um upgrade de memória RAM e um HD SSD não resolva alguns problemas de lentidão apresentados nos testes.

Seu tamanho enxuto e peso não muito exagerado são ideais para suas viagens ou para o fim de semana longe de casa. Mas promete que só vai ficar na jogatina, se na casa de praia estiver caindo um temporal, ok?

Com seu preço de R$ 4.499,00, vale cada centavo o conjunto do Legion Y530.

Especificações Técnicas Lenovo Legion Y530

CPUIntel Core i5-8300H (2.3GHz; 8MB Cache)
Sistema
Operacional
Windows 10 Home
Memória RAM8GB (1x8GB) DDR4 2666MHz
Armazenamento
interno
HDD 1TB (5400 RPM)
Tela e
resolução
15.6″ Full HD IPS (1920×1080) Antirreflexo
Placa de vídeoNvidia GeForce GTX 1050 4GB GDDR5
SomHarman compatível com Dolby Atmos
Wi-FiWireless 1×1 AC
Conexões1x USB tipo C, 3x USB 3.1, 1x HDMI, 1x Mini DisplayPort, RJ-45
Peso2,3 Kg
PreçoR$ 4.499,00
Lenovo Legion Y530
  • Design - 9/10
    9/10
  • Desempenho - 6/10
    6/10
  • Bateria - 6/10
    6/10
  • Som - 8/10
    8/10
7.3/10

Review Lenovo Gamer

Lenovo Legion Y530 entrega um bom conjunto, mas peca no desempenho com sua memória de apenas 8GB de RAM e HD sólido com apenas 5400 RPM. Um HD SSD seria muito bem vindo para deixar o notebook mais rápido tanto para o trabalho ou jogatina. 

Pros

Corpo bonito e compacto;

Bom sistema de dissipação de calor;

Som da Harman e compatível com Dolby Atmos;

Tela IPS Full HD com 180º acabamento fosco e bordas bem finas;

Teclado é de boa qualidade e com luminosidade em 2 níveis.

Cons

Placa gráfica GTX 1050 de 4GB sozinha não faz milagre, faltou mais memória e HD de melhor desempenho;

HD é um HDD de 5400 RPM, falha grave para um note gamer;

Webcam é HD, mas sua localização acabou ficando abaixo da tela;

Bateria poderia ter melhor desempenho, com média de apenas 2h e 40 minutos de autonomia, isso jogando ou trabalhando.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta

Receba notícias por e-mail