TUNE: extensão do Google Chrome oculta comentários tóxicos do Facebook e YouTube

Tune extensão que oculta comentários tóxicos
Tune é uma ótima ferramente em combate a disseminação de ódio nas redes sociais, filtrando os comentários tóxicos para você

O Google Jigsaw, divisão da empresa Alphabet (Dona do Google) que visa usar a tecnologia para tornar o mundo melhor, desenvolveu o Tune, uma extensão para Google Chrome que tem o poder de ocultar de vez comentários tóxicos que você vê na internet. O extensão permite ao usuário identificar níveis de comentários em diversas redes sociais e fóruns e simplesmente mutá-los.

Como funciona

É uma extensão que pode ser instalada através da Chrome Web Store, e verifica níveis de comentários na internet. Por enquanto, a extensão Tune está disponível apenas para o YouTube, Reddit, Facebook, Twitter e Disqus, sistema de comentários independentes que é anexado a boa parte dos blogs e sites da atualidade. Há diversos níveis de comentários que você pode ocultar, e, inclusive, um “modo zen”, que oculta todos os níveis de uma vez.

Para fazer a varredura e verificação, o Tune usa machine learning (“Máquina de aprendizagem”, em tradução literal) para criar suas próprias definições do que é tóxico, para assim separar em níveis. A extensão é da empresa Perspective, que já trabalhou com empresas como The New York Times e The Guardian. Para ilustrar como a extensão Tune funciona, o The Verge criou uma animação.

Tune em “modo experimental”

O Tune ainda está em modo experimental, mas já pode ser instalado para os dispositivos com Google Chrome. Vale mencionar que, por ser uma versão não finalizada, pode apresentar erros de identificação e ocultação. Apesar disso, ele se revela como uma potencial para diminuir a disseminação de mensagens ofensivas e que espalham o ódio. O Google afirma que não coleta dados de nenhum usuário, então pode ser que o estudo da IA fique um pouco mais demorado.

Como instalar e usar o Tune

Para instalar a extensão Tune, primeiro você precisa ter o Google Chrome instalado no seu computador ou Mac. Se não possui-lo ainda, instale aqui. Após a instalação, entre na página do Tune na Chrome Web Store e clique em “Usar no Chrome”.

Saiba como ocultar de vez comentários tóxicos da internet com o Tune
Saiba como ocultar de vez comentários tóxicos da internet com o Tune

Após clicar em “Usar no Chrome”, clique em “Adicionar extensão” e pronto, o Tune já estará instalado no seu PC. O ícone escrito “Tune (experimental)” aparecerá no canto superior direito do seu navegador.

Saiba como ocultar de vez comentários tóxicos da internet com o Tune
Saiba como ocultar de vez comentários tóxicos da internet com o Tune

Depois de clicar no ícone do Tune, você precisa entrar com a sua Conta Google para os dados começarem a ser gravados. Insira sua conta do Google no campo e entre.

Na primeira vez que você entrar no Tune, a extensão vai pedir para você selecionar quais redes sociais serão permitidas para a IA analisar os comentários. Marque ou desmarque as caixas de diálogo e clique em “Done”. Quando o Tune ficar com uma cor de rosa, ele está totalmente ativo e lerá o conteúdo exibido nas redes sociais selecionadas previamente.

Oculte comentários tóxicos com o tune
Oculte comentários tóxicos com o tune

Tudo tão quieto por aqui

Como já havia dito, o Tune ainda está em fase experimental, então pode apresentar erros de identificação e ocultação em alguns casos. Em um teste feito em um vídeo de música no YouTube, o Tune não filtrou muito bem os comentários tóxicos, escondendo comentários muitas vezes elogiando o vídeo.

Oculte comentários tóxicos com o tune

O Tune deixa alguns modos pré-configurados para você escolher o nível dos comentários tóxicos, e só precisa escolher o que melhor te agrada. O layout também é interessante. “Ajuste o volume” para alterar a frequência dos comentários mal-intencionados, deixe no “mudo” ou “mantém o volume” são uns dos modos. Veja todos, lembrando que a extensão não entende o idioma português ainda:

  • Show it all (“Mostrar todos”, em tradução livre): Permite ver todos os comentários sem nenhum tipo de restrição por parte do Tune;
  • Keep it blaring (“Mantendo o volume”, em tradução livre): Permite ver comentários moderados;
  • Keep it loud (“Mantendo volume alto”, em tradução livre): Permite ver comentários com pouco grau de moderação;
  • Keep it Medium (“Mantendo volume médio”, em tradução livre): Permite ver comentários com médio grau de moderação;
  • Keep it Low (“Mantendo volume baixo”, em tradução livre): Permite ver comentários com baixíssimo grau de moderação. Quase não haverá comentários tóxicos nas redes sociais;
  • Hide it All (“Esconder todos”, em tradução livre): Esconde todos os comentários das redes sociais. Não será exibido nenhum comentário.

Extensão à prova de ódio

O Tune é uma das ferramentas mais úteis contra a disseminação de ódio nas redes sociais. Seu sistema – ainda impreciso, é claro – de filtração de comentários tóxicos tem tudo para ser uma ferramenta importante para vencer os mal-intencionados que usam a internet para espalhar mensagens ruins e atrapalhar os outros.

Possuindo mais suportes para outras línguas, como o português do Brasil, por exemplo, que é um dos países que mais usam as redes sociais hoje em dia, pode ser um primeiro passo importante para a divulgação dessa ferramenta.

Há também o aprendizado da Inteligência Artificial que precisa ser melhorado, para filtrar os comentários a partir de seu conteúdo em relação ao vídeo, e não por conter palavras consideradas como “tóxicas” para a IA. Ainda por ser um projeto experimental, vale a pena ficar de olho nessa extensão.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta

Receba notícias por e-mail