REVIEW: óculos de realidade virtual Samsung HMD Odyssey

Samsung HMD Odyssey Review
Testamos o óculos de realidade virtual Samsung HMD Odyssey, desenvolvido para funcionar com apps e jogos de Realidades Mistas do Windows 10. Descubra aqui o futuro dos jogos.

A realidade virtual está cada vez mais presente em nossas vidas. Assim, analisaremos hoje um produto feito para te fazer embarcar nessa jornada imersiva: o Samsung HMD Odyssey.

O Samsung HMD Odyssey é um óculos de realidade mista (mixed reality, no termo em inglês), que é o nome dado pela Microsoft aos novos headsets com experiências mistas de realidades virtual e aumentada. Os quais são pensados para funcionar com o Windows 10.

Ele é vendido em conjunto com dois controles sem fio, também chamados de Motion Controllers (controladores de movimentos, em tradução livre) e permite que usuários experimentem jogos e aplicativos desenvolvidos para interagir com mundos e ferramentas totalmente novos.

Windows Mixed Reality

Windows Mixed Reality engloba diferentes óculos de diversas marcas.

Como mencionado anteriormente, o Windows Mixed Reality é uma plataforma que mistura as realidades virtual e aumentada. No entanto, o foco acaba se dando, na maioria das vezes, na realidade virtual.

Para que o projeto saísse do papel, a Microsoft trabalhou com as principais fabricantes de computador. Dessa forma, um dos principais resultados foi o Samsung HMD Odyssey que, assim como a plataforma, funciona através do Windows 10.

Apesar de recente, de maneira nenhuma é possível sentir que falta muito a ser implementado no Windows Mixed Reality. Sejam jogos ou otimização, a experiência é bastante completa e há muito o que se explorar.

Áudio e conforto

Na imagem: Motion Controllers, Notebook Samsung Odyssey e óculos Samsung HMD Odyssey.

Os fones de ouvido AKG embutidos com som espacial de 360º do Samsung HMD Odyssey entregam ao usuário uma experiência sonora completa e imersiva de verdade. É possível controlar a qualidade dos efeitos de som, o que permitirá que o jogador escute durante o jogo o barulho de uma cachoeira próxima ao acampamento ou até mesmo passos de inimigos que queiram golpeá-lo.

Além disso, o visor conta com microfones de alta qualidade, essenciais para comunicação durante as partidas, o que o torna o modelo ideal para quem precisa de agilidade e preza pela estratégia em grupo. No quesito conforto, o óculos acaba sendo um pouco mais pesado que alguns de seus concorrentes. No entanto, ele compensa ao não machucar as orelhas, sendo um dos mais confortáveis de se utilizar em longas jogatinas.

Vídeo

Samsung HMD Odyssey Review
Qualidade de imagem superior a dos concorrentes.

Equipado com dois displays AMOLED de 3,5″ e resolução de 1440 x 1600 pixels, o Samsung HMD Odyssey garante ao usuário uma experiência completa por conta do campo de visão de 110º. É como se o jogador estivesse de fato dentro do jogo. Acompanhando os cenários bem em frente aos seus olhos – sem interrupção e com imagens extremamente realistas.

E neste caso, um dos diferenciais fica realmente por conta da tecnologia AMOLED dos displays. Diferentemente de outros óculos, este aqui entrega cores realmente vivas, o que contribui ainda mais para a principal missão de um óculos de realidade virtual: ser imersivo.

Outro aspecto que ajuda a criar essa sensação de imersão é a taxa de atualização variável das telas. Aqui, há uma variação entre 90 e 60 Hz, o que na prática resulta em transições de quadros extremamente suaves. As chances de você sentir náusea acabam reduzindo bastante.

Controles

Samsung HMD Odyssey Review
Controles entregam o esperado.

Os dois controles sem fio, que vêm inclusos na caixa, cumprem bem o seu papel de te guiar nos mais diversos mundos. No entanto, os Motion Controllers não são tão intuitivos assim. Ao menos não quando comparados com os controles da Oculus, por exemplo.

Ainda assim, vale dizer que eles não decepcionam. Principalmente porque a Samsung chegou um pouco atrasada para a festa e aparentemente fez seu dever de casa. Ah, e tem um detalhe maneiro também: os controles acendem.

Aplicativos e jogos

São muitos apps e jogos disponíveis.

De que adianta ter um baita conjunto como esse e não ter onde utilizar? Pensando nisso, a Microsoft criou uma seção inteira – que é totalmente compatível com o Samsung HMD Odyssey – dedicada ao Windows Mixed Reality em sua Microsoft Store do Windows 10.

Lá, você encontra títulos incríveis como o Arizona Sunshine: um FPS (jogo de tiro em primeira pessoa) que te larga num deserto cheio de zumbis. Seu objetivo, que é sobreviver, acaba sendo extremamente divertido graças aos gráficos oferecidos pelo game – assim como suas armas que passam um feeling ótimo.

Outro jogo, que é difícil encontrar alguém que não reconheça, é Minecraft, que também tem sua versão VR. Aqui, seu objetivo é explorar um mundo feito em blocos que podem ser destruídos por você – para conseguir materiais. E para que você faz isso? Para sobreviver, já que durante a noite diversas criaturas tentam tirar sua vida.

SUPERHOT VR tem visual bastante diferenciado.

Mais um para os amantes de FPS: o jogo SUPERHOT VR. Neste título, não basta simplesmente saber atirar, já que há toda uma nova mecânica por trás de toda a mecânica do jogo. Resumindo, os inimigos só se movem quando você se move. Ou seja, acaba virando um jogo muito estratégico e difícil para os apressadinhos.

Agora, se o que você quer é se surpreender com visuais incríveis e uma experiência memorável, vale a pena conferir o FORM. Nele, você controla um físico que descobre um sinal vindo de um artefato. E é óbvio que você vai segui-lo.

Há muitos outros games disponíveis tanto na Microsoft Store quanto no Steam, o que faz valer a pena investir no Samsung HMD Odyssey. Então, está aí mais um ponto positivo.

Instalação

Contar com um Samsung HMD Odyssey e um notebook compatível é o necessário para começar a desfrutar de toda a experiência do visor de realidade virtual. Por não exigir sensores externos para captar os movimentos dos usuários, a instalação do dispositivo se torna muito mais intuitiva e rápida. São necessários apenas dois cabos: um USB 3.0 e outro HDMI.

Requerimentos mínimos

Esta é a tela de checagem dos requisitos para rodar o Windows Mixed Reality no seu computador.
Esta é a tela de checagem dos requisitos para rodar o Windows Mixed Reality no seu computador.

Ao conectar o HMD Odyssey ao seu desktop ou notebook com Windows 10, imediatamente é feita a checagem pelo sistema para entender se seu computador tem todas as especificações necessárias para rodar jogos e apps no HMD Odyssey.

Abaixo, você confere os requisitos mínimos para que você possa usufruir do Samsung HMD Odyssey. Assim como do Windows Mixed Reality em geral:

  • Windows 10 atualizado com o Fall’s Update;
  • Processador Intel Core i5 7200U, dual-core com Hyper-Threading ativado (ou melhor);
  • 8 GB de memória RAM;
  • Intel HD Graphics 620 (ou melhor) compatível com DirectX 12 / NVIDIA MX150 / NVIDIA GeForce GTX 965M / AMD Radeon RX460/560;
  • Windows Display Driver Model (WDDM) 2.2;
  • HDMI 1.4 ou DisplayPort 1.2;
  • Tela/monitor externo com conexão VGA (800 x 600 pixels) ou superior;
  • USB 3.0 (Tipo A ou Tipo C);
  • Bluetooth 4.0.

Especificações técnicas

Confira as características gerais do óculos de realidades mistas Samsung HMD Odyssey:

PlataformaWindows Mixed Reality
TelaDual 3.5” AMOLED | 1,440*1,[email protected]/90Hz
InterfaceHDMI2.0 + USB 3.0 Interface Bounded Cable (4M de extensão)
LenteSingle Fresnel
Campo de visão110º
Distância Interpupilar60 – 72mm
Câmera6 DOF camera *2
Sensor6 Axis ACC & Gyro | 3 Axis Compass | Sensor de Proximidade | Sensor IPD
AcústicaDual Array Mic | Cortana |
Headphone AKG incorporado
Interface de usuárioVolume | Ajuste IPD
Dimensões202mm * 131.5mm *111mm (HMD)
Peso625g ±20g
Preço sugeridoR$ 3.499,00

Conclusão: o Samsung HMD Odyssey realmente vale a pena?

Lançado no mercado brasileiro por R$ 3.499,00, o Samsung HMD Odyssey é uma ótima escolha. Principalmente para aqueles que querem viajar a outros mundos. Sim, não é um preço acessível para todo mundo. Entretanto, ele está de acordo com o valor praticado por seus principais concorrentes.

Sua ótima relação custo-benefício se dá por causa da qualidade de imagem e som. Estas acabam se destacando e realmente chamando a atenção. Mas fica aqui a dica: tenha a certeza de que seu computador consegue aguentar o tranco antes de comprar.

Para conhecer mais sobre o produto, visite o site oficial do Samsung HMD Odyssey.

Leia também

Review: Razer Deathadder Elite é um dos melhores mouses do mercado

Samsung HMD Odyssey
  • Conforto - 9/10
    9/10
  • Vídeo - 10/10
    10/10
  • Controles - 9.5/10
    9.5/10
  • Funcionalidades - 10/10
    10/10
9.6/10

Resumo

Sua ótima relação custo-benefício, qualidade de imagem e controles garantem uma ótima experiência.