Review: Roteador Multilaser AC1200 otimiza a rede Wi-Fi sem custar muito

Multilaser AC1200 visto de frente, com LEDs desligados, sobre um tampo de madeira e com as quatro antenas levantas
O roteador Multilaser AC1200 promete sinal Wi-Fi mais rápido e estável e para um número maior de aparelhos

Se você tem internet sem fio em casa, é grande a chance de estar usando o roteador emprestado pela sua operadora para conectar todos os aparelhos da residência. O roteador Multilaser AC1200 Dual Band — modelo RE018 — é uma opção da marca para quem não está satisfeito com a experiência proporcionada por esses roteadores genéricos e quer uma experiência melhor, mas sem gastar muito.

Design

O AC1200 possui o típico design “alienígena” dos roteadores modernos, priorizando função sobre a forma. À exceção das quatro portas em amarelo na traseira (três LAN e uma WAN), o aparelho é dominado pela cor preta, inclusive as quatro antenas de 5 dBi. Luzes azuis de LED na parte da frente completam o visual de nave espacial do roteador.

A imagem mostra o roteador Multilaser AC1200 visto a um ângulo de 45º. Na parte frontal a fileira de LEDs desligados, na lateral a saída de ar. As quatro antenas estão apontadas pra cima.
Roteador Multilaser AC1200

Apesar de chamativo, o roteador da Multilaser evita os níveis de extravagância de outros modelos, mas também passa longe do design minimalista e discreto oferecido por roteadores Mesh, como o Cosmo da própria Multilaser, e o Twibi da Intelbras.

Especificações

O nome Dual Band AC1200 resume boa parte das especificações do roteador da Multilaser, mas antes de avaliar o desempenho, é importante listar e conceituar as principais tecnologias do aparelho:

  • Dual Band: significa que o roteador opera em duas frequências: 5,0 GHz (802.11ac) e 2,4 GHz (802.11b/g/n). O sinal 5,0 GHz possui um maior número de canais disponíveis, o que aumenta a velocidade da transferência de dados e reduz a interferência em áreas com alta densidade quantidade de aparelhos. O sinal 2,4 GHz, por sua vez, possui um alcance maior, mesmo sendo mais lento.
  • Beamforming: tecnologia que permite ao roteador direcionar o sinal de Wi-Fi aos aparelhos conectados, reduzindo interferência e aumentando a velocidade da conexão. Contudo, o aparelho receptor também deve ser compatível com a tecnologia pra se beneficiar.
  • MU-MIMO: sistema que utiliza as múltiplas antenas do roteador para transmitir dados de forma mais rápida a vários aparelhos e diferentes usuários, simultaneamente.

O AC1200 não suporta o padrão Wi-Fi 6 (802.11ax) a mais nova geração da tecnologia sem fio. A ausência significa que dispositivos recentes que já suportam essa especificação, como o iPhone 11 e o Samsung Galaxy S20, não tirarão proveito dessa capacidade quando conectados ao roteador da Multilaser.

Roteador Multilaser Dual Band AC1200 Multilaser RE018 visto de frente. A frontal do aparelho exibe 7 LEDs desligados.
Vista frontal do Multilaser AC1200

Instalação e Configuração

A instalação do roteador Multilaser AC1200 é bastante simples. As antenas são facilmente ajustadas e só é necessária a conexão de dois cabos: o de energia na tomada e o de rede no modem (em geral fornecido pela operadora provedora de internet).

O roteador possui as duas redes (2,4 GHz e 5,0 GHz) pré-configuradas e iniciou a propagação do sinal imediatamente. O nome e a senha da rede vêm escritos em um adesivo na parte inferior do aparelho, mas por segurança o ideal é alterá-los assim que possível, especialmente a senha.

A única configuração adicional realizada foi desabilitar a função roteador do modem fornecido pela minha operadora. A partir daí, passei a usar exclusivamente as redes wireless propagadas pelo AC1200 com os dispositivos da casa.

Recursos

O painel de configurações da Multilaser traz muitas opções para o monitoramento e gerenciamento da rede. Entre as que considero mais interessantes estão a Rede de Convidados, Controle de Banda e Controle dos Pais.

A Rede de Convidados permite a criação de uma rede específica para as visitas, assim você não precisa passar a senha que usa nos seus dispositivos próprios para pessoas de fora da casa quando elas pedirem para usar o seu Wi-Fi.

A imagem mostra o painel de gerenciamento do roteador Multilaser. A aba Controle de Banda está selecionada. Ela exibe uma tabela com os dispositivos conectados à rede, as velocidades de download e upload de cada um e opções Limite de Download, para limitar a banda de download, e Carregar Limite, para limitar a banda de upload.
Recurso de Controle de Banda do roteador Multilaser AC1200

Com o Controle de Banda você pode definir limites de velocidade para cada dispositivo conectado à rede, evitando que um membro da casa tenha que lidar com downloads lentos enquanto o outro abusa do streaming de vídeos em 4K. É possível até mesmo cortar o acesso de determinados aparelhos.

Já o Controle dos Pais oferece uma lista em os pais podem incluir sites inadequados que serão bloqueados pelo roteador e uma ferramenta para controlar a o tempo de conexão à internet disponível nos dispositivos das crianças.

A Multilaser fez um bom trabalho em tornar esses recursos simples de achar e relativamente fáceis de configurar, algo essencial para usuários domésticos que não possuem conhecimento técnico em redes. Dito isso, faltou atenção à tradução e exibição dos termos na interface do painel de controle do roteador. Algumas palavras não foram traduzidas corretamente, como “Carregar Limite” no lugar de “Limite de Upload”, não foram traduzidas (“unlimit”) ou estão sem capitalização.

Desempenho

A principal reivindicação do Multilaser AC1200 é que ele possui a capacidade de melhorar a qualidade do sinal Wi-Fi para o streaming de filmes e séries. Esse aprimoramento seria fruto das tecnologias que equipam o roteador, como as antenas, beamforming, MU-MIMO e outras que citamos acima.

Nos testes que realizei, utilizando uma conexão de 60 Mbps, foi possível notar um desempenho melhor nesse tipo de atividade, comparado ao roteador genérico da operadora. No caso dos vídeos, o tempo de carregamento inicial (aquele período que o vídeo leva para começar a tocar), com a qualidade em modo automático, foi menor.

Close-up dos LEDs frontais do AC1200
LEDs frontais do AC1200

Um ponto a considerar é que, devido à crise causada pela COVID-19, serviços de streaming tem reduzido a qualidade dos vídeos para diminuir o impacto na infraestrutura de telecomunicações do Brasil. Isso pode ter afetado os testes de reprodução em qualidade automática, uma vez que ela sempre esteve mais baixa por padrão.

Dito isso, no YouTube e no Twitch foram feitos testes configurando a qualidade manualmente para 1080p, e o desempenho do AC1200 foi novamente superior ao do roteador da operadora.

O AC1200 também se mostrou competente em manter o streaming estável em mais de um aparelho. Nos testes usando a rede 5,0 GHz, um smartphone e dois notebooks reproduziram vídeos nos sites do Netflix e YouTube simultaneamente e em nenhum dos aparelhos houve queda ou travamento após o vídeo começar a tocar. No último aparelho a se conectar, contudo, a melhora no carregamento inicial não foi notável.

Visão lateral esquerda do Roteador Multilaser AC1200. As quatro antenas estão levantadas. As aberturas para saída de ar ocupa toda a lateral.
O Multilaser AC1200 possui quatro antenas 5dBi

Algo que definitivamente não impressionou no AC1200 foi o alcance do sinal. O manual da Multilaser estipula o alcance em até 150 metros, mas nem mesmo as quatro antenas do roteador foram páreo para as paredes do meu apartamento.

Comparado ao roteador genérico oferecido pela minha operadora, o sinal do AC1200 chegou ligeiramente mais longe, mas com conexão à internet lenta (máximo de 2 Mbps) e muita instabilidade.

Preço

O roteador Multilaser AC1200 pode ser encontrado em lojas online por menos de R$ 200, o que faz dele mais barato que concorrentes diretos, como o D-Link DIR-815 e o Intelbrás ACtion R1200, que oferecem especificações e recursos similares. Outro ponto positivo do roteador da Multilaser é a garantia de 7 anos oferecida pela fabricante.

Esse preço justifica a ausência do novo padrão Wi-Fi 6, mas fica a ressalva que, no futuro, o AC1200 não será capaz de suportar todo o potencial de conexão que smartphones, laptops, Smart TV e demais dispositivos conectados irão oferecer.

Traseira do AC1200 contendo, da esquerda para a direita, o plugue de energia, botão WPS/Reset, botão SiFi on/off, porta WAN e portasl LAN 3, 2 e 1.
AC1200 possui 3 portas LAN e 1 porta WAN na traseira

Conclusão

Se você estiver à procura de um roteador que forneça uma conexão Wi-Fi mais estável que aquela proporcionada pelo seu roteador atual, e capaz de lidar com o número crescente de aparelhos conectados da sua família, o roteador da Multilaser é uma opção competente e acessível.

Mas se o problema na sua casa for o alcance do sinal, o AC1200 dificilmente resolverá a situação. Nesse caso, a opção mais recomendada é adquirir repetidores Wi-Fi ou, melhor ainda, um roteador com capacidade para criar redes Mesh.

O roteador Multilaser AC1200 Dual Band pode ser encontrado a partir de R$ 179, na Amazon e na Loja do Showmetech.

Especificações

ModeloMultilaser AC1200 Dual Band
Dimensões (mm)171 x 171 x 210
Antenas4x 5dBi
Porta RJ-451x WAN
3x LAN
BotõesWPS
Wi-Fi On/Off
Potência18 dBm
Protocolos Wi-FiIEEE 802.11 b/g/n/ac
VelocidadeAté 300 Mbps em 2.4 GHz
Até 867 Mbps em 5 GHz
AlimentaçãoBivolt
Roteador Wireless Dual Band AC1200 Multilaser - RE018
  • Design - 7/10
    7/10
  • Especificações - 7/10
    7/10
  • Instalação e Configuração - 8/10
    8/10
  • Recursos - 8/10
    8/10
  • Desempenho - 7/10
    7/10
  • Preço - 9/10
    9/10
7.7/10

Resumo

O Roteador Multilaser AC1200 possui especificações competentes e custa menos que boa parte dos concorrentes. Mas talvez não chegue em todos os cantos da sua casa.

Pros

  • Suporta vários aparelhos sem engasgar
  • Preço competitivo
  • Fácil instalação
  • Recursos para família

Cons

  • Design genérico
  • Não suporta Wi-Fi 6
  • Alcance do sinal não impressiona
  • Faltou polimento à interface do painel de controle
Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter