Samsung book em fundo laranja

Review: Samsung Book, um excelente notebook de entrada

Avatar of ailton bueno
O Samsung Book é rápido e funcional, além de permitir a fácil atualização, o que pode aumentar sua vida útil em muito tempo

As vendas de notebooks crescem todos os anos no Brasil, e a gigante coreana Samsung, de olho nesse bolo, lança o Samsung Book , um excelente aparelho de entrada. Já equipado com um bom SSD, uma bateria de alta duração e pronto para ser melhorado, esse notebook é perfeito para uso diário.

Design

O design do Samsung Book é bastante elegante. Ele foi montado com um material plástico duro na cor cinza-fosco que ajuda no uso mesmo em ambientes amplamente iluminados. As duas saídas de som do aparelho foram colocadas estrategicamente embaixo de onde apoiamos os pulsos ao digitar, então, dependendo do que estiver tocando, podemos perceber qual caixa de som está sendo utilizada.

Imagem da traseira do samsung book x30.
O Samsung Book já vem preparado de fábrica pronto para ser atualizado, com duas entradas fáceis de ser abertas, uma para adicionar um HD extra, e a outra para adicionar mais memória RAM.

Uma das comodidades do Samsung Book é a facilidade com que podemos adicionarmos um HD extra nele. Junto do pacote vem também a peça e os parafusos necessários para sua instalação. Além disso, há também uma pequena porta para serem adicionados novos pentes de memória. Isso foi feito de forma proposital para facilitar com que o aparelho possa ser utilizado por muito tempo, e sempre atualizado.

Tela

O Samsung Book tem uma tela em alta qualidade, com resolução de 1920×1080. Há uma série de opções de luminosidade que podem ser escolhidas pelo usuário. No meu gosto pessoal, com o brilho extremo, a visualização ficou bem ruim, como se estivesse estourada, e ficou perfeita com um ou dois níveis acima da metade. Mas isso é diretamente influenciado pela fonte de iluminação da tela e ajustes com relação à posição são necessários. Por fim, a tela conta ainda com uma tecnologia antirreflexo e com uma taxa de atualização de 60Hz.

Dentro da proposta do Samsung Book de ser um aparelho de entrada voltado para o uso diário, a qualidade da tela é de bom tamanho. A única coisa que me incomodou foi a forma como a iluminação foi montada nela, o que me obrigou a utilizar o aparelho aberto no seu limite, mas, fora isso, nada a apontar.

Teclado

Imagem do teclado do samsung book x30.
O teclado é bem gostoso de usar, mas me demandou um tempinho até me acostumar com a posição dos botões, principalmente do ponto de interrogações que foi colocado com o W.

Logo de cara, uma das coisas que mais me causou estranheza durante o uso do Samsung Book foi o teclado. Ele é compacto até demais pro meu gosto pessoal, e muitas funções estão alocadas juntas a outros botões, como os úteis Page Up e Page Down, que estão colocados no 9 e no 3, respectivamente. Contudo, isso foi se atenuando conforme o uso frequente do aparelho e essa sensação desapareceu completamente.

Os botões do teclado são curtos e ágeis de apertar, então quem tem facilidade em digitar rápido não vai se atrapalhar aqui, e basta um pouco de uso para se acostumar com todos os atalhos presentes nele. Um ponto negativo dele é a falta de retroiluminação no teclado, o que pode fazer falta ao usá-lo durante a noite ou em salas escuras.

De acordo com o meu uso, o grande destaque do Samsung Book é o seu touchpad. Tem um tempo já que eu aboli o uso de mouses na minha vida, e esse com certeza é um dos melhores touchpad que já vi nos últimos anos. Ele é bem grande, então arrastar itens de um lado para o outro da tela é bem fácil. Além disso, o toque é bem macio e ele possui os botões direito e esquerdo, facilitando bastante seu uso. Particularmente falando, eu gostaria que mais empresas copiassem esse modelo, já que ajuda bastante quem não gosta mais de usar mouses no dia-a-dia.

Conectividade

O Samsung Book possui como conexão sem fio o Wi-Fi, que funciona muito bem, tanto perto quanto distante do roteador, e um conector de Bluetooth, que faz bem a sua função. Durante os meus testes eu usei um controle de Xbox Series X, que me permitiu inclusive controlar o PC através dele.

Review: samsung book, um excelente notebook de entrada. O samsung book é rápido e funcional, além de permitir a fácil atualização, o que pode aumentar sua vida útil em muito tempo
Review: Samsung Book, um excelente notebook de entrada

Ele possui ainda duas entradas USB, sendo uma 3.0 e a outra 2.0. Para conectar o notebook em uma televisão ou aparelho de vídeo, há uma entrada HDMI e para uso geral, uma porta USB-C. Por fim, para quem precisar, há também a entrada para cabo de rede, o que aumenta bastante as taxas de download.

Durante os meus testes, eu tentei conectar o Windows com a minha TV Samsung, mas por algum motivo isso não foi possível. O meu televisor disse que era possível conectar a partir de um aparelho móvel, o que faço com bastante frequência e nunca tive problemas. Fora isso, nenhum outro problema.

Bateria

A bateria do Samsung Book possui 3 células e uma boa duração para tarefas cotidianas. Com atividades comuns, como usar o YouTube enquanto navega em outras abas do Chrome, a bateria consegue aguentar um pouco mais de 4 horas sem a necessidade de recarga. Ao usar aplicativos mais pesados, como um jogo, no meu caso o Fortnite, a bateria aguenta um pouco mais de 2 horas direto.

Resumindo, para atividades do dia-a-dia, a bateria aguenta bem, mas quando colocamos atividades mais pesadas, como programas de edição ou algo do tipo, ela não aguenta tão bem, então o ideal é sempre manter o carregador por perto.

Desempenho

O Samsung Book possui um processador Intel Core i5 a 2,42 GHz, e ele foi testado duas vezes no programa Cinebench, que mostra uma quantidade de pontos sobre o quão rápido ele consegue realizar tarefas. No programa é possível realizar dois testes distintos, um com o single core, que obteve 1053 pontos, e o multi core, que ficou com 3466 pontos. Esse resultado nos mostra que ao abrir arquivos e programas, o processador possui um bom desempenho, mas ao ser mais exigido, ao renderizar um vídeo, por exemplo, ele já não é tão potente.

Imagem do teste
Teste realizado no Cinebench.

A transição das pastas do Windows para o Chrome é perfeita, sem maiores problemas, e mesmo com diversas abas abertas, o Samsung Book segurou bem. Porém, ao testar a placa de vídeo integrada, a Intel Iris Xe, com o popular Fortnite, seu desempenho não foi muito bom. Primeiro eu tentei abrir com as configurações do jogo ao baixá-lo, mas ao entrar na partida, o game fechou.

Então eu coloquei todas as suas configurações nas menores possíveis, só aí sendo possível entrar em uma partida. Porém, a taxa de quadros ficava muito baixa, variando entre 15 e 30. Ao pousar em algum lugar mais movimentado, tudo ficava extremamente lento e difícil de se enxergar. Então não recomendo seu uso para jogos mais pesados.

Ainda assim, queria testar para ver como e se saia com games que rodam diretamente de um navegador, e aí eu obtive um excelente desempenho. Depois de conectar um controle e configurá-lo, parecia que eu estava jogando em um console de tão perfeito.

Uma coisa que eu particularmente não gostei foi da câmera que vem no Samsung Book. Sua qualidade não é muito boa e pode ser um empecilho na hora de fazer uma live ou uma reunião em um desses aplicativos, ou seja, para uso profissional ela não é recomendada. Caso seu uso seja para conversar com os amigos ou coisas do tipo, ela pode satisfazer sua demanda, mas não muito mais que isso.

O notebook vem de fábrica com apenas 8 GB de memória RAM DDR4 com 2666MHz, expansível até 32 GB, e um SSD de 256 GB de espaço interno. Como a Samsung fez o aparelho com aberturas específicas para facilitar a sua atualização, saiba que essa é uma das opções mais fáceis de turbinar seu computador.

Preço e disponibilidade

O Samsung Book está disponível nas principais lojas do mercado a partir de R$ 4.099 e pode ser adquirido na loja do Showmetech no Magazine Luiza.

Conclusão

O Samsung Book é um excelente aparelho para o uso diário ou para estudos. Como um notebook de entrada, tanto nas especificações quanto no preço, e por sua facilidade de ser atualizado, ele é uma boa pedida para quem precisa utilizá-lo por um bom tempo. Sua tela não é a melhor do mercado, mas cumpre o seu papel, e o SSD de 256 GB pode aguentar uma boa quantidade de arquivos, mas adicionar outro HD para expandir a capacidade é recomendado assim que possível.

Agora, se o seu principal uso for algo mais pesado, como programas de edição de vídeo ou jogos, talvez seja uma boa repensar a sua escolha.

Especificações técnicas

MarcaSamsung
ModeloSamsung Book (NP550XDA-KF2BR)
ProcessadorIntel Core i5 1135G7
Memória RAM8GB DDR4 2666 MHz
(expansível até 32GB)
ArmazenamentoSSD NVMe 256GB
Sistema operacionalWindows 10
Tipo de telaLED 15,6″ Full HD (1920×1080)
Placa de vídeoIntel Iris Xe Graphics (integrada)
Conexões1 Entrada USB tipo C
1 Entrada USB 3.0
1 Entrada USB 2.0
1 Entrada HDMI
1 Entrada para fone de ouvido e microfone
1 Entrada de rede
Wi-Fi
Bluetooth 5.1
Webcam
VGA
Leitor de cartões
Micro SD
Tipo de tecladoPortuguês com teclado numérico integrado
TouchpadMulti-toques
Softwares inclusosLink Sharing
Live Wallpaper
McAfee Live Safe (teste de 60 dias)
Screen Recorder
Samsung Gallery
Quick Search
Samsung Dex
Samsung Flow
Samsung Notes
Samsung Recovery
Samsung Settings
Studio Plus
SomHigh Definition Áudio
Bateria3 células
AlimentaçãoFonte 40W
Voltagem da fonte Bivolt
CorCinza Chumbo
Peso aproximadoPeso do produto
1,8kg
Dimensões do produtoLargura: 35,9cm
Altura: 1,8cm
Profundidade: 24,1cm

Para saber mais informações sobre futuros lançamentos da Samsung e tudo sobre o universo da tecnologia, fique de olho aqui no Showmetech.

Veja mais

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados