Review: TCL C2US, a Smart TV premium com preço acessível

Passamos um tempo com a TCL 55C2US e finalmente daremos nosso veredito sobre a Smart TV.

A TCL está no Brasil há pouco tempo, é verdade. Mas, uma característica marcante da fabricante de eletrônicos é a de entregar produtos de qualidade a preços bastante acessíveis – coisa que está em falta em nosso país. Com isto, faremos uma análise de um de seus principais modelos de Smart TV disponíveis no mercado nacional, a TCL C2US, de 55 polegadas.

Design e construção

TCL 55C2US
Em detalhe: acabamento das bordas da TCL C2US.

A TCL C2US realmente não brinca quando o assunto é design. Logo de cara, já dá para perceber que houve um cuidado por parte da fabricante, que optou por bordas com acabamento brilhante, mas sem sacrificar a sutileza e o aspecto premium da Smart TV.

Enquanto as laterais e a parte superior do televisor têm bordas minimalistas, o canto inferior pode não agradar a muitos, especialmente numa era em que tanto TVs quanto smartphones se esforçam ao máximo para eliminá-las.

Porém, toda essa “gordurinha” a mais apresentada pela 55C2US é justificada pela presença de um sistema de som surpreendente. Mas, tome cuidado, não estamos falando de simples alto-falantes, já que a Smart TV vem com uma soundbar harman/kardon integrada – sobre a qual falaremos em um tópico dedicado.

Na parte funcional do design, temos a presença de uma quantidade ideal de portas: uma entrada USB 3.0; uma entrada USB 2.0; três entradas HDMI; uma entrada de áudio e vídeo composto; uma porta LAN para conexão à internet e, por fim, entradas para antena e TV a cabo. Vale mencionar também que o televisor da TCL garante uma saída de áudio P2 e uma saída de áudio digital óptico.

Imagem

Painel utilizado na Smart TV é o de LED.

Por se utilizar de um painel LED, a TCL 55C2US entrega uma qualidade de imagem boa, mas não tão boa quanto a encontrada em painéis QLED e OLED, por exemplo. E isso não é necessariamente um problema, já que esta TV não chega a custar tão caro quanto as referentes às tecnologias citadas.

Dito isso, o modelo testado pelo Showmetech é o de 55″, que é o menor da linha. Para este tamanho de tela, a resolução 4K (3840 x 2160 pixels) já começa a fazer sentido, uma vez que entrega uma quantidade de pixels suficiente para não fazer a imagem parecer esticada ou sem vida.

E por falar em vividez, a Smart TV faz uso da tecnologia HDR Pro para aprimorar as imagens. Este recurso, quando combinado à uma resolução igual a deste televisor, proporciona uma experiência visual impressionante – leia mais sobre o HDR.

Além disso, a TCL C2US conta ainda com tecnologias como Micro Dimming para aperfeiçoar cenas escuras e True Color, que proporciona um aumento de 30% (segundo a fabricante) no desempenho geral da tela.

Áudio

Soundbar se estende por toda a parte inferior da Smart TV.

Um dos principais trunfos da TCL C2US é seu sistema de som integrado. Como mencionado, se trata de uma soundbar da harman/kardon, empresa muito conhecida na indústria de equipamentos de som.

O resultado disso é um som muito acima do encontrado em qualquer Smart TV concorrente e, a depender do usuário, se faz desnecessário o uso de um Home Theater. Além de potente – 2x 10W RMS + 2x 5W RMS de potência – o som é bem direcionado, já que a soundbar possui um espaço dedicado a ela na TV.

Por fim, a tecnologia Dolby Digital está presente nos quatro alto-falantes, o que torna o televisor ideal para qualquer um que curta assistir filmes e séries com a presença de um áudio impactante.

Sistema operacional e extras

Configuração do Android TV é bem simples.

Já que a TCL não possui um sistema operacional exclusivo, o Android TV veio a calhar. E, se temos algo a falar do robozinho do Google, é: se trata de um dos sistemas mais maduros encontrados no mercado atual.

Em versões mais recentes do SO, o usuário se depara com uma interface bastante intuitiva e que desempenha bem suas funções. Por sorte, o Android TV desta TCL é todas estas coisas e mais. Isto porque, para facilitar a vida do consumidor, a TCL incluiu na caixa um controle remoto extra que é extremamente minimalista. Afinal, quem usa absolutamente todos os botões da TV com regularidade?

Nesse controle remoto extra, temos acesso a somente o básico: botões de liga e desliga, botões de volume e canais, botões de navegação e etc.. No entanto, o acessório inclui botões que tornam a experiência no Android TV mais orgânica.

São eles: um botão dedicado à Netflix; um botão para acionar comandos de voz e até mesmo um botão para acionar o modo “pointer” do controle. Este último é, na verdade, um ponto negativo, já que em televisores concorrentes o mouse tende a aparecer por conta própria – e não através de um botão dedicado.

À esquerda, o controle convencional. À direita, o controle compacto.

Para quem preferir um controle mais tradicional, também ficará feliz, pois o controle remoto convencional é o mais lindo e compacto que já vimos aqui no Showmetech – com o destaque ficando para os botões de acesso direto à Netflix e à Globoplay.

Entretanto, temos dois aspectos não muito bons para mencionar. O primeiro deles é a falta de regionalização encontrada no “Portal da TCL” encontrado no sistema operacional. Lá, só vimos recomendações de conteúdos e aplicativos voltadas ao mercado asiático.

Além disso, o Chromecast embutido na Smart TV sofre com alguns problemas de compatibilidade, seja pela necessidade de controlar volume pelos controles remotos ou pelo conflito gerado com a presença de dois apps coexistindo tanto na Smart TV quanto no smartphone.

Mas, mesmo com esses detalhes, a experiência no geral é bastante sólida e compatível com uma Smart TV como a TCL C2US.

Especificações técnicas da TCL C2US

  • Painel LED de 55″ com resolução 4K (3840 x 2160) e tecnologia HDR Pro;
  • Processador Quad Core;
  • Soundbar harman/kardon integrada, com tecnologia Dolby Digital;
  • Potência do sistema de som: 2x 10W RMS + 2x 5W RMS;
  • Dois controles remotos com botões dedicados a serviços de streaming, sendo um deles compacto;
  • Sistema operacional Android TV;
  • Faz Upscalling;
  • Entradas: 1 USB 3.0, 1 USB 2.0, 3 HDMI áudio e vídeo digital, 1 áudio e vídeo composto, 1 porta LAN para interatividade DTVi e internet, entrada de antena (Antenna IN) e entrada de TV a cabo (CABLE);
  • Saídas: fone de ouvido e áudio digital óptico;
  • Compatível com Bluetooth.

Conclusão

Será que vale a pena?

Com o preço sugerido de R$ 3.999,00, a TCL C2US é uma excelente Smart TV que pode passar despercebida por não ser de uma marca popular no Brasil. Sua qualidade de imagem, que é ótima, é auxiliada por uma qualidade de som ainda melhor. E como se não bastasse estas duas características bastante importantes, o televisor ainda manda muito bem ao incluir um controle remoto extra e ao entregar um sistema operacional digno de uma TV deste porte.

Leia também

Review: Panasonic SC-UA7LB-K, a torre de som expandido para todo ambiente

TCL 55C2US
  • Design - 9.5/10
    9.5/10
  • Imagem - 9.5/10
    9.5/10
  • Som - 10/10
    10/10
  • Sistema - 8.5/10
    8.5/10
9.4/10

1 Comentário

Clique aqui para postar um comentário