Review: teclado corsair k100 rgb é uma opção robusta para gamers

REVIEW: Teclado Corsair K100 RGB é opção robusta para gamers

Avatar of fernando gomes
Modelo premium da Corsair oferece imersão e suporte às necessidades de qualquer gamer. Confira o nosso review

Um dos itens mais cobiçados por um gamer é o teclado mecânico. Não só por ser um aparato estético sofisticado, mas também pela sua alta eficiência em jogos competitivos ou single player. O teclado Corsair K100 RGB é um desses modelos que consegue cativar o consumidor na primeira impressão e o faz se apaixonar pelos seus recursos já no primeiro teste.

O Showmetech teve a oportunidade de receber o produto da Corsair, referência em periféricos gamer, e descreve a seguir o que torna este modelo um dos melhores de sua categoria no mercado atual.

Design

  • Review: teclado corsair k100 rgb é uma opção robusta para gamers
  • Review: teclado corsair k100 rgb é uma opção robusta para gamers

Não dá para falar de teclado gamer sem mencionar o design requintado. E o Corsair K100 RGB, claro, não ficaria para trás. Este modelo se trata de um teclado óptico mecânico full-size, isto é, de tamanho completo, que apresenta as teclas principais, as funções F1 a F12, um campo com as setas de navegação e ainda a parte numérica à direita.

Mas a Corsair dá um passo além quanto a isso. A superfície do produto é estendida para cima e para a esquerda a fim de comportar funcionalidades únicas e pensadas exclusividades para as jogatinas dos entusiastas. Você encontra mais informações sobre esses recursos logo abaixo.

Review: teclado corsair k100 rgb é uma opção robusta para gamers
Design limpo, bonito e de ótima ergonomia. (Imagem: Fernando Gomes/Showmetech)

Pesando um pouco mais de um quilo, o teclado da Corsair acompanha em sua caixa chamativa teclas especiais com textura, um manual de instruções, uma peça de descanso para o pulso e seu cabo já embutido no produto para conexão no PC. Mesmo desligado, o K100 RGB é atrativo e muito bem-acabado. Ao ligar suas luzes, é aqui que começa um show visual.

Uso mecânico

Review: teclado corsair k100 rgb é uma opção robusta para gamers
Teclado acompanha teclas especiais e uma peça de descanso do pulso. (Imagem: Fernando Gomes/Showmetech)

Ao conectar o periférico no computador, inicia-se o sistema do produto. De cara, a primeira função que podemos mencionar é o RGB. As luzes brilhantes de um teclado sempre foram um chamativo para quem gostar de incrementar o setup. O modelo da Corsair, por sua vez, traz algumas opções de configuração que aumentam a imersão gamer.

Basicamente, cinco configurações de luzes podem ser ativadas. A primeira é a Chuva, que, como o nome sugere, faz com que as teclas brilhem aleatoriamente em um ritmo frenético. A próxima é a Aquarela, uma combinação de cores que muda em formato de ondas. Tem ainda o clássico Arco-Íris, que muda gradualmente para cima. Já o Visor acende as luzes da esquerda para a direita e permanece nesse movimento.

Review: teclado corsair k100 rgb é uma opção robusta para gamers
Cores RGB lindas e vibrantes. (Imagem: Fernando Gomes/Showmetech)

Por fim, é possível ativar a mudança de cor tradicional, explorando cada tom da paleta RGB presente neste modelo. Todas essas funções podem ser administradas segurando a tecla FN + as teclas de apoio (F1, F2, F3, etc).

Apesar do RGB ser um atrativo, o grande diferencial de um teclado mecânico é, de fato, o switch presente nas teclas. Switch é o material entre a tecla e o corpo do periférico que possui uma mola e, por isso, aumenta a sensibilidade ao toque. A precisão que um jogador atinge usando um modelo mecânico durante um game FPS, por exemplo, é muito maior do que outro com um teclado mais simples. Vale lembrar que um teclado mecânico faz mais barulho do que os modelos convencionais. Isso não chega a ser um defeito, mas sim uma questão de preferência.

A sensibilidade é tão alta e visível que só o peso de um dedo estável sobre a tecla permite ativá-la. De início, isso pode ser estranho, mas faz total diferença nos jogos. Ou até mesmo no uso diário para quem sempre prioriza agilidade nas tarefas.

  • Review: teclado corsair k100 rgb é uma opção robusta para gamers
  • Review: teclado corsair k100 rgb é uma opção robusta para gamers
  • Review: teclado corsair k100 rgb é uma opção robusta para gamers

Outro atributo muito bacana é a adição de teclas muito utilizadas em jogos — como W, A, S, D e as setas de direção — com texturas específicas que, de certa forma, valorizam a experiência do jogador. Como o teclado é um produto muito sensorial, isso certamente é um bônus para quem deseja ter tudo e nos mínimos detalhes. A peça de descanso para o pulso é mais um ponto positivo. Mesmo após horas de uso, o repouso continua muito confortável.

Funcionalidades extras

  • Review: teclado corsair k100 rgb é uma opção robusta para gamers
  • Review: teclado corsair k100 rgb é uma opção robusta para gamers

Partindo para as funções que o Corsair K100 RGB apresenta exclusivamente para seu público, temos o campo visual de cima com um controle de volume — extremamente útil e muito prático de manusear —, indicadores de ativação de teclas especiais e botões “Menu”, que permitem bloquear a tela do PC com apenas um toque.

O outro diferencial se encontra no canto esquerdo do teclado. Nomeadas de G1 a G6, as chamadas teclas macro podem ser personalizadas para comandos específicos durante jogos ou para realizar o remapeamento de outras teclas. Como o acesso é bem ao lado da mão esquerda, levaria muito menos tempo apertar esses comandos do que alcançá-los do outro lado do corpo do periférico.

Um belo exemplo de como esses recursos facilitam na conexão do dia a dia é quando fazemos uma simples pesquisa num navegador. O Opera GX, referência no nicho gamer, consegue aproveitar todos os atalhos do periférico e até mesmo sincronizar e personalizar animações baseadas na paleta de cores RGB do teclado. Inclusive, o Opera GX é a melhor opção no que diz respeito à integração completa ao Corsair. Os outros navegadores também são competentes, mas não possuem essas funcionalidades especiais (e diferenciadas).

Mais uma vez: são itens úteis para a imersão e personalização individual. Nesse sentido, dá para perceber que a Corsair pensou cuidadosamente em introduzir no seu produto recursos adaptativos bem direcionados às possíveis necessidades de qualquer gamer.

Preço e disponibilidade

O teclado óptico mecânico gamer K100 RGB, da Corsair, já está disponível para compra no varejo nacional. Os preços podem variar de acordo com a loja escolhida. Na Pichau, é possível encontrar o modelo por R$ 1.099,90 à vista.

Conclusão

Review: teclado corsair k100 rgb é uma opção robusta para gamers
Corsair K100 RGB é um grande investimento que compensa ao setup gamer. (Imagem: Fernando Gomes/Showmetech)

Com um design soberano e uma tremenda responsividade nas teclas, o Corsair K100 RGB é atualmente uma das melhores opções gamer/premium do mercado. Com este teclado, o jogador consegue turbinar seu setup e elevar suas jogatinas a outro patamar. Por conta das luzes RGB, o modelo também acaba sendo mais custoso que os demais. Vale analisar o quanto você pode investir em um periférico desses.

Especificações técnicas

Review: teclado corsair k100 rgb é uma opção robusta para gamers
(Imagem: Corsair/Divulgação)
ModeloK100 RGB
MarcaCOrsair
Peso1.31kg
LuzRGB
ConectividadeCom fio
2x USB 3.0 our 3.1 Tipo-A
SoftwareiCUE
RecursosTeclas Macro personalizáveis
Controle de Volume/Mídia
Descanso para Pulso Magnético Destacável
Roteamento de Cabos
Armazenamento interno8MB
PreçoR$ 1.099,90, à vista, na Pichau

Veja também

Confira também outros conteúdos relacionados no Showmetech. Veja nosso review do roteador TP-Link Archer C64.

REVIEW: Teclado Corsair K100 RGB

Teclado Gamer Corsair K100 RGB
9 10 0 1
Modelo premium da Corsair oferece imersão e suporte às necessidades de qualquer gamer.
Modelo premium da Corsair oferece imersão e suporte às necessidades de qualquer gamer.
9/10
Total Score
  • Design
    10/10 Excelente
  • Uso mecânico
    10/10 Excelente
  • Funcionalidades extras
    8/10 Ótimo
  • Custo-benefício
    6/10 Normal

Prós

  • Belo e atraente design
  • Teclas altamente responsivas
  • Cores RGB funcionam muito bem
  • Apoio de descanso de pulso confortável
  • Funções extras personalizáveis e úteis

Contras

  • Preço relativamente elevado

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados