Archer c64 mistura simplicidade e eficiência

REVIEW: TP-Link Archer C64 mistura simplicidade e eficiência

Avatar of tiago rodrigues
Novo roteador Tp-Link Archer c64 é aposta da marca no mercado mais “simples”, mas ainda assim cheio de novas tecnologias

O TP-Link Archer C64 é uma opção de roteador bem diferente do que andei testando nos últimos tempos, visto que o seu foco não é trabalhar com a tecnologia mesh. Mas não se engane, mesmo seguindo uma linha mais convencional, ele ainda surpreende com funções e tecnologias que garantem uma ótima experiência.

Design

O tp-link ac1200 é um ótimo roteador para casas pequenas
O design do Tp-Link Archer C64 é bem convencional, mas conta com conexão Gigabit (Imagem: Tiago Rodrigues/ Showmetech)

O Archer C64 é bem pequeno e traz consigo 4 antenas, permitindo que ele trabalhe em dual band, isso é, tanto na frequência de 2.4GHz quanto na de 5GHz, muito mais rápida. Na parte traseira do aparelho temos as tradicionais entradas e saídas, uma WAN e 4 LANs, e todas elas Gigabit para garantir o máximo da velocidade.

Review: tp-link archer c64 mistura simplicidade e eficiência. Novo roteador tp-link archer c64 é aposta da marca no mercado mais "simples", mas ainda assim cheio de novas tecnologias
Archer C64 possui 1 porta WAN e 4 portas LAN Gigabit (Imagem: TP-LINK)

Ao lado das portas temos a entrada para o cabo de energia, e, na outra extremidade, temos o botão WPS para a conexão automática com dispositivos. No quesito design, posso resumir que o Archer C64 é discreto, sem qualquer destaque, mas é o suficiente para funcionar muito bem, o que é ótimo.

Um último comentário nesse tópico é que, caso esteja procurando algo que se camufle no meio dos móveis, por exemplo, esse não é o modelo adequado. Com o formato de roteadores convencionais, com grandes antenas externas, ele nada se parece com as torres bonitinhas vistas em outros modelos.

Configuração e Interface

A configuração do roteador tp-link archer c64
A caixa do TP-Link Archer C64 é toda em inglês e bem simples (Imagem: Tiago Rodrigues / Showmetech)

Configurar o roteador da TP-Link é uma coisa bem simples de se fazer. Tudo o que você vai precisar fazer é tirar todos os itens da caixa, desligar o seu modem, conectar o cabo de rede — incluso na caixa — tanto na porta do seu modem quanto do Archer C64, e pronto, é só ligar tudo.

Feito isso, você vai precisar instalar o app Tether, disponível para iOS e para Android, fazer o cadastro ou login na sua conta por lá e, a partir do app, é só ir seguindo os passos. Se tudo ocorrer como esperado, ele já vai reconhecer o roteador, ensinar o usuário a configurar tudo da melhor forma possível e oferecer várias possibilidades.

O app Tether já é bem conhecido pelos usuários da TP-Link, e permite que você gerencie praticamente todas as funções do seu roteador, mesmo que você não seja um especialista na área. Isso é muito bom, pois encoraja as pessoas a utilizarem mais os novos aparelhos.

Recursos do Archer C64

As antenas do tp-link archer c64 permitem que ele tenha um alcance bom
Embora tenha um visual simples, o Archer C64 é bem competente (Imagem: Tiago Rodrigues / Showmetech)

O Archer C64 é equipado com 1 porta WAN e 4 portas LAN, todas Gigabit, excelentes para você tirar o máximo de proveito da sua conexão com fio. Ele traz a tecnologia Beamforming, que, com suas 4 antenas, faz com que o roteador direcione melhor a conexão com os demais dispositivos na rede, aumentando a estabilidade na transmissão de dados.

Outra tecnologia bastante bem-vinda por aqui é a chamada MU-MIMO, que permite ao roteador trabalhar com vários dispositivos de uma vez sem que a conexão fique com lag. Sabe aquele impacto que sentimos quando você está jogando, alguém resolve assistir a algo na Netflix da TV da sala e seu jogo trava todo? Então, com o MU-MIMO, isso deverá ser diminuído consideravelmente.

No app Tether, você vai poder configurar tudo relacionado ao Archer C64, desde o nome da rede até seu modo de operação — em que ele pode funcionar como roteador ou repetidor, por exemplo — além de ter um controle maior sobre os sites permitidos, LEDs do roteador e várias outras funções que podem ou não ser úteis, dependendo do usuário.

  • Com o app tether você consegue configurar tudo sobre o tp-link archer c64
  • Com o app tether você consegue configurar tudo sobre o tp-link archer c64
  • Com o app tether você consegue configurar tudo sobre o tp-link archer c64
  • Com o app tether você consegue configurar tudo sobre o tp-link archer c64

O Archer C64 é compatível com o OneMesh, protocolo que opera entre roteadores e repetidores compatíveis da TP-Link para criar uma rede mesh. Este protocolo não opera entre todos os dispositivos da marca, então deve-se tomar cuidado ao escolher os dispositivos, caso queira compor uma rede mesh.

Digo isso pois ao fazer os testes com o Archer C64, também estava testando o TP-Link Deco X20. Ao tentar estabelecer a conexão entre os dois modelos, foi frustrante não obter sucesso, pois não há interoperabilidade entre as linhas de roteadores, mesmo que sejam da mesma marca.

Performance

O Archer C64 AC1200 é compatível com o protocolo Wi-Fi 5 (802.11ac), com velocidade nominal de transmissão de 1200 Mbps (867 Mbps para canal de 5 GHz, e 400 Mbps para canal de 2.4 GHz) e me surpreendeu positivamente. Embora ele não seja a melhor opção para a minha casa, que possui muitas paredes e cômodos distantes, o roteador da TP-Link fez um bom trabalho e funcionou bem até nos fundos da residência, o que é bem positivo.

Na configuração que tenho em casa, tenho um roteador complementar que aumenta o alcance do sinal. O Archer C64 deu conta do recado sozinho, e pude dispensar o uso deste segundo roteador. Entretanto, quando estava no seu limite, a conexão ficou bem fraquinha e a velocidade diminuiu de forma significativa, mas ainda assim deu para navegar nas redes sociais e até mesmo assistir a vídeos no YouTube.

Com esse resultado, a minha recomendação é usar esse roteador em casas menores ou em apartamentos também não muito grandes, onde o sinal vai conseguir focar melhor em tudo sem precisar se esforçar tanto. Veja abaixo nos testes a diferença de velocidade quando eu estava com o sinal forte e quando estava com o sinal fraco:

  • Archer c64 obteve bons resultados no teste de velocidade
  • Archer c64 obteve bons resultados no teste de velocidade

Conclusão e disponibilidade

Review do archer tp-link archer c64
O Archer C64 é um ótimo roteador custo-benefício (Imagem: Divulgação)

Trazendo um design mais convencional de roteadores, o Archer C64 é uma aposta muito interessante para o mercado. Em uma primeira olhada você pode acabar julgando como mais do mesmo, mas as tecnologias MU-MIMO e Beamforming fazem toda a diferença por aqui e o colocam num nível superior.

É uma pena que a sua função mesh funcione apenas com alguns dispositivos da marca e não com os roteadores Deco, por exemplo. Apesar disso, o saldo é bem positivo e os resultados foram muito bons.

Talvez em uma próxima versão a TP-Link já inclua o WiFi 6 no kit, e ele passe a ser ainda mais interessante, mas, por enquanto, o que temos é um belo roteador com um design mais convencional. Ele já está disponível nos principais varejos do país. Ele está saindo por R$ 403,06 nas lojas Americanas em até 8x.

Especificações Técnicas

ModeloTP-Link Archer C64
MarcaTP-Link
ProcessadorCPU 1.2 Ghz
Interface1 Porta WAN Gigabit;
4 Portas LAN Gigabit
Padrões do Wi-fiWi-Fi 5:
IEEE 802.11ac/n/a 5 GHz
IEEE 802.11n/b/g 2.4 GHz
Velocidade do Wi-fiAC1200
5 GHz: 867 Mbps (802.11ac)
2.4 GHz: 400 Mbps (802.11n)
SegurançaCriptografia WiFi:
WPA
WPA2
WPA3
WPA/WPA2-Enterprise (802.1x)

Segurança de Rede:
SPI Firewall
Controle de Acesso
IP e MAC Binding
Alimentação12V=1A
Dimensões– Largura: 120mm
– Altura: 120mm
– Profundidade: 27,9mm
PreçoR$ 403,06 nas lojas Americanas em até 8x

Review: Archer c64

Review: Archer c64
8 10 0 1
8/10
Total Score
  • Design
    7/10 Bom
  • Desempenho
    8/10 Ótimo
  • Funções
    8/10 Ótimo

Prós

  • MU-MIMO e Beamforming
  • Bom alcance
  • Portas Gigabit

Contras

  • Poderia ter Wifi 6

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados