Saiba como jogar todos os seus games do Steam no smartphone

Saiba como jogar todos os seus games do Steam no smartphone 6
Sabia que é possível transmitir seus jogos do Steam para o celular e jogá-los com uma controle? Confira o nosso tutorial e faça agora mesmo

Com a tecnologia móvel fazendo cada vez mais parte de nossas vidas, “mobilidade” se tornou a palavra-chave para o sucesso de qualquer tipo de ramo tecnológico de entretenimento, como os games. Por isso, se você quiser levar seus jogos Steam (a maior plataforma de games online para PC da atualidade) pela casa na palma da sua mão, só há uma maneira de fazer isso acontecer: através do aplicativo móvel Steam Link.

Com este aplicativo, os jogadores de PC podem transmitir seus jogos diretamente para seus smartphones (desde que os aparelhos compartilhem de uma conexão Wi-Fi de qualidade). Isto significa que, enquanto o seu telefone estiver na mesma rede Wi-Fi do seu PC de jogos, você poderá jogar qualquer jogo na sua biblioteca com apenas o seu celular e um controle com conexão Bluetooth.

Para usar o aplicativo móvel Steam Link, você precisará de três itens: um PC para jogos, um smartphone e um controle compatível com Bluetooth. Enquanto você pode testar o aplicativo e navegar pelos menus sem o controle, para jogar os games precisará de um. Depois de ter esses três aparelhos organizados, basta seguir as seguintes instruções para desfrutar de sua biblioteca de jogos diretamente em seu smartphone!

Certifique-se de que o streaming está ativado em sua conta Steam

Depois de instalar os jogos no seu PC – bem como o aplicativo móvel Steam Link no smartphone (o app é compatível com Android e iOS) – verifique se sua conta está configurada para fazer a conexão com o Steam Link. Vá ao menu Configurações do cliente Steam do seu PC, selecione Streaming Doméstico e marque a caixa “Ativar Streaming”. Na mesma página, configure um PIN do Steam Link para fazer login,

Abra seu cliente do Steam e verifique as configurações
Abra seu cliente do Steam e verifique as configurações

Ligue o seu controlador ao seu telefone

Crie um emparelhamento Bluetooth entre o telefone e o controle compatível com Bluetooth. As opções geralmente podem ser encontradas no menu de configurações do seu smartphone. Para emparelhar um controlador Bluetooth, provavelmente será necessário inserir determinados comandos (consulte o guia de operação do seu controlador específico para obter detalhes sobre isso) e, em seguida, procure-o em Dispositivos disponíveis. Quando o controle aparecer como um dispositivo detectado, selecione-o para parear seu controle com o telefone.

Verifique como fazer o emparelhamento do controle com o Bluetooth de seu smartphone
Verifique como fazer o emparelhamento do controle com o Bluetooth de seu smartphone

Inicie o aplicativo Steam Link

Enquanto o telefone e o PC estiverem na mesma rede, o aplicativo deverá detectá-los e, por meio do telefone, solicitar a inserção de um código no PC. Isto irá instalar alguns drivers no seu PC. A instalação deve demorar alguns minutos e, ao terminar, sua máquina estará pronta para se conectar ao seu telefone pelo aplicativo.

Ao iniciar o app do Steam Link. ele deve reconhecer automaticamente a conexão de seu PC com o smartphone
Ao iniciar o app do Steam Link. ele deve reconhecer automaticamente a conexão de seu PC com o smartphone

Digite seu PIN

Neste ponto, você precisará inserir seu PIN personalizado (o que você criou na etapa 1 desse guia) no aplicativo. Uma vez feito isso, o aplicativo deve verificar se o seu controlador e o PC estão vinculados ao seu telefone. Essa é uma medida de segurança padrão do Steam para proteger os dados do jogador e impedir que usuários com intenções maliciosas acessem suas informações e joguem seus games ou mesmo roubem suas senhas.

Lembre-se de seu PIN pois ele será necessário para autenticar o aplicativo
Lembre-se de seu PIN pois ele será necessário para autenticar o aplicativo

Comece a jogar

Quando o aplicativo Steam Link confirmar que seu controle, PC e rede estão prontos, toque no botão Iniciar reprodução do aplicativo. Isso levará você a uma versão do tamanho do smartphone do modo Steam Big Picture, a partir da qual você pode selecionar e jogar qualquer jogo da plataforma á instalado no seu PC. A partir daí, você tem uma visão completa de sua biblioteca de jogos e basta escolher aquele que desejar iniciar para começar a jogar em qualquer lugar que você quiser!

Uma vez conectado, você terá acesso a toda sua biblioteca de games diretamente em seu smartphone
Uma vez conectado, você terá acesso a toda sua biblioteca de games diretamente em seu smartphone

Impressões gerais sobre o Steam Link

O aplicativo móvel Steam Link é simples de configurar, fácil de usar em seu design e mais do que capaz de realizar seu trabalho, desde que você tenha uma rede sem fio estável e com uma velocidade razoável. Ele oferece acesso total à sua biblioteca instalada de jogos com perda mínima de quadros e atraso de entrada, e geralmente faz jus à sua promessa, mesmo tendo uma falha muito séria.

Realizamos testes com o Steam Link com vários controladores DualShock 4 sem fio (controles totalmente compatíveis com o Steam), porém o aplicativo recusou-se a reconhecê-los, embora o telefone estivesse emparelhado com os controladores mencionados. Uma vez ou outra, o Steam Link decidia reconhecer um DualShock 4, mas esses momentos de funcionalidade eram esporádicos e breves.

O Steam Link ainda está em fase beta, então fique atento a problemas de funcionalidade
O Steam Link ainda está em fase beta, então fique atento a problemas de funcionalidade

Apesar de estar com funcionalidades muito estáveis, é importante levar em conta que ele ainda está em uma versão beta (com testes a serem realizados pela equipe de desenvolvedores antes do lançamento da versão final). Portanto, fique preparado para encontrar alguns problemas de conectividade ou de funcionamento.

Com isso em mente, saiba que o Steam Link é ótimo – quando funciona. Ele fornece um serviço útil e torna os jogos de PC uma experiência móvel mais confortável.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta