Wi-Fi 6: quais aparelhos já estão com a nova tecnologia

Wi-Fi 6
A Qualcomm demonstrou soluções de rede Wi-Fi 6 em seu workshop, abrangendo clientes domésticos e industria de smartphones

A Qualcomm realizou uma apresentação durante a Google I/O, evento anual que o Google organizado para desenvolvedores, com o intuito de apresentar detalhes técnicos do novo padrão de Wi-Fi que está chegando – o Wi-Fi 6. As soluções apresentadas no evento foram desenvolvidas para permitir a criação de aplicativos 5G por meio do aprimoramento de APIs no Android Q.

Confira quais aparelhos já estão com o novo Wi-Fi 6
Wi-Fi 6 funciona, fornecendo uma maior capacidade de rede do que os padrões Wi-Fi anteriores

De acordo com a Qualcomm, o novo sistema operacional do Google, o Android Q, foi desenvolvido para permitir que os aplicativos detectem o desempenho da conectividade 5G. Dessa forma, os desenvolvedores poderão criar novas experiências baseadas na tecnologia e em seus recursos exclusivos – incluindo velocidades de multi-gigabits e baixa latência.

“É hora de os desenvolvedores de aplicativos darem vida ao 5G, imaginando múltiplas possibilidades com a conectividade multi-gigabyte do 5G e sua capacidade de resposta ultrarrápida”.

afirmou um executivo de produtos da Qualcomm.

Wi-Fi 6 e Smart home

As smart homes, também conhecidas como casas conectadas, viraram tendência nos últimos anos. Esse conceito de moradia envolve o uso da tecnologia para garantir mais conforto, segurança e praticidade aos moradores. As aplicações de Smart home continuam evoluindo, e casos de uso dessa tecnologia destinada para o lar foram apresentados durante um workshop feito pela Qualcomm, na cidade de São Paulo.

Confira quais aparelhos já estão com o novo Wi-Fi 6
Vantagem do Wi-fi 6 não está no aumento da velocidade da conexão, mas sim na capacidade

Esses casos foram demostrados com o controle de variados dispositivos de IoT (Internet das Coisas) por comando de voz, usando equipamentos com Wi-Fi 6, Wi-Fi mesh, IoT e assistente pessoal integrados.

Outro ponto que devemos levar em consideração para entender como o Wi-Fi 6 é importante para a evolução das Smart home e a sua influência direta na Internet das Coisas, utilizando um conjunto de dispositivos digitais que operam entre redes facilitando o desenvolvimento dessa tecnologia. Ao contrário da Internet normal, ela é composta apenas por sensores e outros dispositivos inteligentes.

Edge Computing

Um dos conceitos importantes que foi tocado durante o workshop diz respeito ao Edge Computing. A aplicação é nada menos que um meio de aproximar o armazenamento de dados a um computador quando necessário, distribuídos em dispositivos conectados. O Edge Computing reduz a quantidade de dados armazenados que será trafegada entre a rede e o computador.

Edge-Computing

Wi-Fi 6 no Brasil

O Wi-Fi 6 chega ao mercado brasileiro com a intenção de transformar a maneira como o Wi-Fi funciona, fornecendo uma maior capacidade de rede do que os padrões Wi-Fi anteriores.

Confira quais aparelhos já estão com o novo Wi-Fi 6
As smart homes, também conhecidas como casas conectadas, viraram tendência nos últimos anos.

Os provedores de serviços de comunicação podem agora melhorar a experiência de Wi-Fi de seus assinantes, abrindo caminho para uma ampla gama de serviços domésticos inteligentes com velocidade, flexibilidade e simplicidade sem precedentes.

A Qualcomm espera que o 5G chegue ainda em 2020 no Brasil, afirmou Rafael Steinhauser, presidente da Qualcomm na América Latina. Segundo ele, ao longo dos próximos anos, as tecnologias que comandarão as comunicações sem fios serão o Wi-Fi 6 e o 5G.

Características do Wi-Fi 6

As características principais do novo Wi-Fi 6 estão na velocidade, que pode chegar a incríveis 9,6 GB/s – em comparação, o Wi-Fi 5 tinha velocidade máxima de 3,5 GB/s -, a capacidade de ter mais dispositivos conectados, maior economia de energia e mais segurança com suporte à WPA3.

Wi-Fi 6: quais aparelhos já estão com a nova tecnologia 7
Conheça as principais características do Wi-Fi 6

Hamilton Mattias, diretor e gerente de Produto de Conectividade para a América Latina, explicou durante o workshop que o padrão Wi-Fi 6 (802.11ax) busca eficiência em atender redes congestionadas, num ambiente com cada vez mais aparelhos conectados. Confira com mais detalhes as principais inovações da nova tecnologia:

Principais características do Wi-Fi 6

  • 8×8 MU-MIMO: Cada antena do roteador tem a capacidade de transmitir uma via completa de informações (MIMO ou multiple input / multiple output, em inglês), para múltiplos usuários (MU ou multiple user, em inglês);
  • 8×8 Sounding: Usando uma técnica chamada de bean-forming, é possível fazer vias distintas para dispositivos distintos.
  • OFDMA: É uma técnica de modulação de dados que por diversas características, é apropriada à tecnologia de rádios cognitivos.
  • Resource Scheduling: Processo-chave do gerenciamento de projetos e tarefas;
  • Target Wake Time (TWT): Novidade nesse padrão, é possível combinar horários de transmissão com dispositivos suportados. Isso gera economia de energia, já que o dispositivo que se conecta com o roteador poderá “acordar” apenas na hora programada da transmissão. Ex: um medidor de energia conectado à rede Wi-Fi 6 poderá alertar essa rede que só enviará dados de 6 em 6 horas.

As definições do padrão Wi-Fi 6 estão quase finalizadas pela Wi-Fi Alliance, e a certificação deverá estar pronta a partir de agosto deste ano. Mas smartphones e roteadores já estão sendo fabricados com as últimas predefinições do padrão. Confira os que já estão no mercado até o momento:

Roteadores e access points produzidos até o momento

  • KT Zone AP;
  • KDDI BL1000HW;
  • Huawei X-Gen AP7060DN;
  • H3C WA6528;
  • Ruckus R730;
  • Charter RAC2V1S;
  • Calix GigaSpire Max;
  • Netgear NightHawk AX12;
  • Netgear Orbi RBK50;
  • Cisco Catalyst 9115;
  • Cisco Catalyst 9117;
  • Aruba 550 series;
  • Cisco Meraki MR55;
  • EnGenius EWS357AP.

Smartphones lançados com suporte ao Wi-Fi 6

Segurança

Além dos recursos integrados, citados acima, o Wi-Fi 6 chega com o protocolo de segurança WPA3, criado em junho do ano passado. O intuito do protocolo é ser mais eficiente contra ataque de hackers, muito recorrente ultimamente na internet.

Todos preparados para ter conexão mais rápida com o Wi-Fi 6? Deixe nos comentários abaixo qual é a sua expectativa para o novo padrão no Brasil.

Fonte: Qualcomm

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta