Samsung lança eletrodomésticos inteligentes e robô que faz comida na CES 2020

samsung bot chef
É como se a Samsung unisse um chef pessoal, um nutricionista e um assistente pessoal em um único ambiente inteligente
Anúncio
Samsung lança eletrodomésticos inteligentes e robô que faz comida na CES 2020

Assistentes pessoais como a Alexa e Google Assistente ainda não fazem o café da manhã para você – infelizmente -, e este deve ser um dos sonhos de qualquer pessoa tem uma inteligência artificial dentro de casa. Pois é, esse não parece tão distante depois de vermos o que a Samsung promete fazer, seguindo os destaques da marca na CES 2020.

Durante a conferência Age of Experience, foi exibida uma série de eletrodomésticos e produtos inteligentes, e contamos a seguir os principais destaques para você – que provavelmente também vai querer deixar sua cozinha nas mãos das máquinas.

Eu, Chef

KBIS Samsung Bot Chef
Temos que concordar: o Bot Chef é o melhor suporte de celular já criado. (Reprodução: Divulgação)

O Bot Chef, o ajudante de cozinha que foi anunciado na Kitchen and Bath Industry Show do ano passado, é talvez o maior destaque inteligente da companhia este ano. Ele foi colocado à prova nesta CES 2020 ao ter programadas 35 receitas, como saladas doces ou salgadas, podendo até separar ingredientes automaticamente e manusear a dispensa mais próxima – caso necessário.

Ao realizar um comando de voz do tipo “Ei, Bot Chef, vamos fazer uma salada”, ele guia o chefe humano com comandos de voz para auxiliá-lo na preparação, mostrando os passos em uma tela, enquanto gira seus braços (com quatro juntas e três dedos cada) em até seis eixos. O segredo é o SARAM, que é a plataforma robótica multiuso programável da empresa, e os sensores de I.A. internos e externos, que atuam para não atrapalhá-lo na preparação.

O robô, apelidado também de “cobot” (junção de collaborative e robot, ou robô colaborativo, em tradução livre) funciona como o nome indica, sendo um verdadeiro companheiro ao cozinhar. Ele separa e adiciona ingredientes, como óleos e temperos, e faz todos os cálculos de quanto adicionar. Pode até bater um omelete e limpar certos recipientes pra você. Só há um porém: alguns ingredientes mais robustos ainda não são picados, precisando que você deixe-os à mão – ou melhor, “aos braços mecânicos”.

O sistema de aprendizado deste produto – que mais lembra um androide decepado – também é a aplicação de machine learning (aprendizado de máquina) para aprender novas habilidades, como “mexer” ou “misturar”. Sem tempo de criar? É possível também baixar direto do app. Funciona similar à Alexa, por exemplo, onde você pode realizar o download de uma função específica, em uma extensa lista de skills, além de poder criar e compartilhar com o ecossistema online.

Ao que mais interessa: ainda não sabe-se qual o preço exato da dupla de braços da Samsung, porém foi revelado que será minimamente “acessível”. Se considerarmos que as tarefas são levantar uma garrafa de óleo ou um saleiro, dá para sabermos bem que o uso não será industrial, o que deve deixar o produto mais perto de uma cafeteira de luxo do que de um carro inteligente.

Os novos cubos de gelo

Os três modelos do Samsung Cube Refrigerator (Reprodução: Divulgação)
Os três modelos do Samsung Cube Refrigerator (Reprodução: Divulgação)

A nova série de refrigeradores cúbicos vem em três modelos, chamados Wine, Beer, e Beauty Vinho, Cerveja e Beleza, respectivamente. Os acabamentos finos mínimos conseguem casar com diferentes tipos de decoração e, já que eles são empilháveis, as combinações podem caber para qualquer ambiente da sua casa, até mesmo no quarto, já que eles são silenciosos.

Na porta de vidro há um indicador de temperatura, equilibrada de acordo com o que você optar por armazenar em cada geladeira. Como os nomes dos modelos indicam, cada uma virá com um suporte e configuração distintas, para que você possa abrigar seus vinhos (deitados), suas latas de cerveja ou seus produtos de beleza com conforto.

BESPOKE, a geladeira modular da Samsung (Divulgação)
BESPOKE, a geladeira modular da Samsung (Reprodução: Divulgação)

Outro destaque, o refrigerador BESPOKE consegue criar uma nova categoria de eletrodomésticos personalizados. É possível personalizar as funções do produto usando a Flex Zone, um compartimento que pode ser usado como geladeira ou freezer. No próprio site da Samsung você pode testar algumas combinações de portas, módulos e cores que vão depender do gosto do cliente pra deixar uma cozinha mais estilosa.

Samsung e sua inteligência artificial

Também foi apresentado um novo modelo do refrigerador Family Hub, com uma série de novos recursos para automatizar o planejamento de receitas e sua experiência na cozinha. Há câmeras com inteligência artificial dentro do próprio eletrodoméstico, que possibilita o planejamento elaborado de refeições e sugestões de receitas adaptadas a preferências pessoais.

Geladeira Family Hub, da Samsung (Reprodução: Divulgação)
Geladeira Family Hub, da Samsung (Reprodução: Divulgação)

Prepare-se para alguns termos em inglês, que deixarão a experiência na cozinha ainda mais chique: são recomendadas Smart Recipes (receitas inteligentes), guiadas pelo Meal Planner (planejador de refeições) que pode até preparar sua agenda pro resto da semana em um só clique, com o recurso Quick Plan (plano rápido).

“A nova Family Hub é o mais inovador até agora [nos cinco anos da linha], com mais recursos inteligentes e personalizados que permitem que familiares com vidas movimentadas fiquem mais conectados.”

John Herrington, vice-presidente sênior da Samsung Electronics America, em publicação à imprensa

A inteligência artificial vai além, pois verifica os produtos na sua geladeira comparando ao plano de pratos e pode enviar atualizações sobre produtos guardados ou em falta, compilando tudo que você precisar comprar em uma lista de compras inteligente – ao que tudo indica, ela irá priorizar os mesmos ingredientes usados em mais de uma receita em prol da economia de dinheiro e condimentos.

A tela da porta, apelidada de Family Board (quadro familiar) no modelo lançado em 2019, está de volta com uma adição especial: a função de vídeo. Além de poder espelhar o celular e a TV, há como compartilhar músicas e até dar play em apps de streaming. Sim, você poderá finalmente cozinhar enquanto assiste Netflix na sua geladeira. Os novos aprimoramentos de software da Family Hub estarão disponíveis no segundo trimestre deste ano.

Qual série você gostaria de maratonar enquanto prepara o almoço para a família no fim de semana?

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

1 Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter