Mulher deixando de fazer o uso de máscara em locais fechados

São Paulo remove obrigatoriedade de uso de máscara em locais fechados

Avatar of victor pacheco
Uso de máscara em locais fechados de todo o estado de São Paulo deixou de ser obrigatório, mas ainda é exigido em hospitais e transporte público. Veja detalhes

Depois de o Rio de Janeiro ser a primeira capital do Brasil a liberar o uso de máscara em locais fechados, o estado de São Paulo seguiu o mesmo passo e partir de hoje, (17), todas as pessoas que estiverem em ambientes com cobertura podem deixar de fazer o uso do acessório de segurança.

Entretanto, a regra ainda vale para quem estiver no transporte público (e seus devidos pontos de acesso), assim como unidades de saúde. Vale lembrar que o Estado deixou de exigir o uso de máscara em ambientes abertos no último dia 9 de março. Confira todas as informações agora mesmo.

Chega de fazer o uso de máscara

Governador joão doria do estado de são paulo deixando de fazer uso de máscara em locais fechados
Decreto de João Doria está valendo a partir de hoje (17) (Foto: Reprodução/Internet)

Demorou, mas o dia chegou! Moradores e visitantes da cidade de todo o estado de São Paulo não precisam mais levar o acessório de proteção quando estiverem em ambientes com cobertura, como baladas, restaurantes, shoppings e demais espaços. O decreto foi assinado hoje pelo governador João Dória e já está valendo, veja o anúncio feito via Twitter:

A medida era esperada, já que no anúncio do dia 9, o governador anunciou que a exigência do uso de máscara SP em demais locais poderia ser removido a qualquer momento.

Alguns locais fechados ainda exigem acessório

No mesmo anúncio em que tirou a obrigatoriedade do uso da máscara em locais fechados, o governador do estado de São Paulo ressaltou que ainda existem locais onde as pessoas devem se proteger. São eles:

  • Transporte público como ônibus, trem, metro e as devidos locais de acesso, como escadas rolantes;
  • Hospitais e unidades de saúde (de todos os tipos, independente se há tratamento de infectados com COVID-19 ou não).

A decisão de não usar mais a máscara na cidade de São Paulo e demais locais do estado foi tomada com o apoio do Comitê Científico do Coronavírus de São Paulo. 90% de toda a população vacinável (com 5 anos ou mais) já recebeu duas doses do imunizante, porcentagem que faz parte da meta definida pela OMS para que as restrições sejam relaxadas.

Recebi hoje à tarde uma nota técnica do Comitê Científico que demonstra uma melhora consistente na situação epidemiológica no Estado. Por isso decidi, com respaldo desses cientistas e médicos, abolir imediatamente a obrigatoriedade do uso de máscara em todos os ambientes, com exceção de unidades de saúde, hospitais e transporte público

Governador João Doria sobre fim do uso de máscara em São Paulo

O fim das máscaras é seguro?

Pessoas que testaram positivo para COVID-19 durante algum momento da pandemia se perguntam se devem usar máscara ou é realmente o momento de não levar mais o acessório na bolsa.

Especialistas de saúde ainda indicam que pacientes com comorbidadesimunossuprimidos gravesidosos, pessoas transplantadas e outros grupos façam o uso do item mesmo em locais fechados, pois o risco de contaminação ainda existe e estas pessoas são mais difíceis de serem tratadas.

Idoso usando máscara em são paulo
Especialista ainda indicam pessoas mais velhas e com comorbidades ainda usem o item de saúde (Foto: Reprodução/Internet(

É importante lembrar que crianças com idade abaixo de 5 anos ainda não podem receber a vacina, então mesmo em locais com cobertura, vale a pena considerar o uso do acessório de proteção para manter a saúde em dia. Lembre-se que a vacinação não impede que uma pessoa seja contaminada, mas diminui a quantidade de novos casos graves.

O que você acha de decisão do governador João Dória? Diga pra gente nos comentários!

Veja também

Com o fim da obrigatoriedade do uso de máscara SP, confira o que os especialistas falam sobre a medida que levanta polêmicas.

Fonte: Governo de São Paulo

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados