SEO: Guia completo e descomplicado para iniciantes

Planejamento em SEO é fundamental para gerar tráfego em seu canal, mas o que ele é de fato? Saiba de um modo completo e descomplicado

Muito se fala em SEO para otimizar seu site no Google e gerar mais tráfego para o seu canal. É um assunto relativamente denso e bastante extenso, e profissionais se dedicam bastante em estudar todos os elementos que envolvem o SEO para o site prosperar.

Já exploramos algumas dicas de especialistas para o SEO em um artigo, mas como é um assunto relativamente complexo, nós temos a missão de explicar qualquer tema do modo mais descomplicado o possível. Confira um guia completo de SEO para iniciantes.

O que é SEO

Esta é uma sigla que significa Search Engine Optimization (“Otimização para Mecanismo de Busca”, em tradução livre). A ideia é otimizar a aparição do canal nas plataformas de buscas, como o Google, e, consequentemente, ganhar destaque e visibilidade.

Ou seja, o SEO acaba sendo um conjunto de técnicas e estratégias utilizadas principalmente por profissionais digitais para que os robôs coloquem seu canal como relevante e, de preferência, na primeira página.

Com isso gera-se tráfego, leads, aumenta as vendas, influencia na decisão de compra ou melhorar a reputação da marca.

Blogueiros, empreendedores e até grandes empresas de sucesso utilizam o SEO.

“Pilares do SEO”

Os estudiosos do marketing digital chegaram a um consenso sobre os três pilares básicos para que você seja bem sucedido no SEO: Relevância, Autoridade e Conteúdo.

Os três pontos caminham juntos, já que a ideia do Google é mostrar o canal mais indicado para o internauta referente ao assunto que ele está buscando.

Ou seja, se você digita “emagrecer com dieta low carb”, o Google dará a você, na primeira página, os canais que ele acredita serem os mais indicados para resolver seu problema.

Portanto não adianta você ter todas as palavras-chave corretas (falaremos mais a frente) e usar as técnicas de otimização se o seu conteúdo não tiver relevância para quem busca.

SEO é um conjunto de técnicas e estratégias
SEO é um conjunto de técnicas e estratégias para melhorar o rankeamento no Google.

Tamanho e qualidade andam juntos com o SEO

Diretamente conectado ao ponto anterior, para que sua página tenha relevância para o Google, é regra para que ele tenha um bom tamanho de texto aliado a qualidade do conteúdo.

De acordo com uma pesquisa elaborada pelo blog Cognitive SEO, as primeiras posições orgânicas no Google possuem textos com uma média de 2.500 palavras.

Evidente que isso não chega a ser uma regra, pois o público-alvo também precisa ser levado em consideração. A ideia é satisfazer a vontade do leitor que consome aquele conteúdo.

Palavras-chave

Aqui que começam as técnicas de SEO propriamente ditas. Basicamente, quando você procura algo no Google, você digita algumas palavras-chave referentes aquele assunto e, mesmo que você monte uma frase completa, naquela frase há palavras específicas que te levam exatamente ao conteúdo que você quer.

O texto do seu canal será visto pelo bot do Google através da palavra-chave selecionada e ele que qualificará a relevância dentro do Google. Para selecionar uma boa palavra-chave, você deve analisar os seguintes pontos:

  1. Volume de Busca: Essa é a quantidade de vezes que a palavra-chave é buscada no Google.
  2. Dificuldade de Ranqueamento da Palavra-Chave: Nem sempre é vantajoso utilizar as palavras-chaves mais utilizadas, pois com a concorrência gigantesca, é capaz do seu canal ficar em uma posição muito atrás nas páginas do Google. Procure ser criativo.
  3. Compare com os concorrentes, mas não copie-os: Uma estratégia muito utilizada na hora de selecionar as palavras-chaves é simplesmente analisar a dos concorrentes e buscar desenvolver uma estratégia.

A palavra-chave escolhida deve ser repetida várias vezes ao longo do texto, porém de forma natural.

O URL para SEO precisa ser direto e com a palavra chave
O URL para SEO precisa ser direto e com a palavra chave

Importância do URL

Outro fator direto para ter melhor posição no ranking, a escolha de um bom URL é fundamental. Neste ponto, quanto menor, mais direto ao ponto, e contendo a palavra-chave escolhida, melhor.

Exemplo de URL ruim: www.showmetech.com.br/10-formas-de-voce-entender-melhor-o-seo-guia-completo

Exemplo de URL bom: www.showmetech.com.br/guia-seo-para-iniciantes

De quebra, após publicado o artigo, é altamente não recomendável atualizar a URL, já que isso atrapalha os mecanismos do Google.

Também deve-se evitar números nas URLS, pontos e subdomínios. Quanto mais “clean”, melhor.

Títulos, subtítulos e meta-descrição

Os títulos são importantíssimos para o SEO e muitos argumentam que é a parte em que os estrategistas do marketing digital mais demoram para escolher as palavras. Este tem várias subdivisões e todas são igualmente importantes:

  • Título de SEO: este é o título que irá aparecer na página do Google. Para este aqui, é recomendável que tenha aproximadamente 55 caracteres; a palavra-chave deve estar no início do texto e, se for a primeira palavra, melhor ainda. O título deve ser objetivo, utilizando uma técnica jornalística conhecida como “CPC” – Concisão, Precisão e Clareza.
  • Meta-Descrição: Este é o texto que aparece na parte de baixo da página do Google. Segundo a gigante dos buscadores, este não é um fator determinante de ranqueamento, mas nem por isso deve ser negligenciado. É aqui que o leitor será convencido se deve entrar no site ou não.
  • Título Interno: Diferente do anterior, este é o título que o leitor verá quando já tiver clicado no site. Recomendamos que ele seja igual ao título de SEO, para que o leitor tenha mais interesse ainda em ler seu conteúdo.
  • Subtítulos: Também conhecidos como “Heading Tags”, o texto de seu blog deve ter diversos subtítulos. No WordPress, por exemplo, estes são divididos do “H1” ( o mais importante) até o “H6” (o menos importante). Eles são importantes para o robô do Google perceber que seu conteúdo tem uma hierarquia, além de melhorar a leitura do texto como um todo.
Palavras-Chave são uma das partes mais importantes em SEO
Palavras-Chave são uma das partes mais importantes em SEO

Imagens

Outro ponto bastante negligenciado pelos utilizadores de SEO, as imagens também são importantes para um bom ranqueamento no Google.

Como os robôs da gigante de buscadores não conseguem “ler” a imagem, eles usam os elementos de texto dela para fazer isso. Portanto, é importante salvar o nome do arquivo com a palavra-chave separada por hífens, não colocando um nome genérico nela.

Além disso, o texto alternativo é onde você apresenta ao Google do que se trata aquela imagem. Portanto, ao desenvolver um artigo em blog, preencha o “alt text” da imagem com uma descrição do que ela é junto da palavra-chave da mesma.

Outro ponto é que o redator deve ter bom senso na hora de escolher a imagem, nem exagerando na qualidade (fica pesado o carregamento) e nem colocando fotos de baixa resolução.

Links internos e links externos

Os links internos também são considerados na hora do SEO para melhorar o ranking no Google. Isso porque o robô da gigante de buscadores visita o seu canal sendo guiado pelos links internos da página. Por isso é tão importante cuidar desses detalhes na hora ter um melhor ranqueamento.

Já os links externos entram no mesmo conceito e melhoram a posição do seu canal. No entanto, é importante visar a qualidade e a conexão do link com aquela pauta. Não adianta escrever um artigo sobre comida japonesa e colocar um link para um artigo sobre história da arte que isso vai piorar o ranqueamento do Google.

Link Building

Esta é, basicamente, quando outros canais fazem um link para o seu conteúdo. Quanto mais canais linkarem para um conteúdo seu, melhor, funcionando quase como “votos” para medir a relevância e a popularidade do seu site na internet.

Neste ponto é importante você fechar parcerias com outros canais, fazer networking e ter uma cadeia de contatos em que quanto mais você é citado, melhor.

Se você seguir essas dicas de SEO, tenha certeza que você terá mais chances de conseguir uma relevância considerável para o seu site. Se possuir alguma dúvida sobre o assunto, deixe nos comentários, pois tentaremos respondê-la o mais rapidamente possível.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe um comentário: