ShowmeCAST #46 – AMD, Intel e NVIDIA, qual está melhor em 2021?

Showmecast 46
O novo episódio do ShowmeCAST traz Matheus Carpenedo para debater a evolução da AMD, Intel e NVIDIA nos últimos anos

ShowmeCAST chega em seu quadragésimo sexto episódio com tudo de mais interessante que rolou na última semana. Apresentando o podcast do Showmetech, Felipe Vidal e Arthur Pieri abordam os temas que mais chamaram a atenção no mundo da tecnologia, games e cultura através de um bate-papo descontraído e cheio de informação. Neste programa, recebemos Matheus Carpenedo para comentar as tendências e os lançamentos da AMD, NVIDIA e Intel nos últimos anos.

O novo episódio do ShowmeCAST reuniu as três maiores produtoras de chips e semicondutores do mundo para comentar as grandes inovações de cada uma para tentar decidir que marca está mais bem posicionada em determinados segmentos do mercado. O papo começa mesmo quando falamos sobre a chegada de Lisa Su ao cargo de CEO da AMD em 2014.

Showmecast #46 - amd, intel e nvidia, qual está melhor em 2021?
Lisa Su foi a grande responsável por colocar a AMD nos trilhos novamente.

Desde sua chegada à presidência da empresa, a executiva tomou decisões importantes e trabalhou duro para tirar a companhia do estigma de uma marca com pouca eficiência energética, problemas de aquecimento e baixa performance na grande maioria dos casos. A AMD lançava seus famigerados processadores da família FX e continua a desenvolver placas gráficas Radeon. A grande virada começou logo em 2017, quando as CPUs Ryzen foram anunciadas com a nova arquitetura Zen, prometendo muito poder de fogo para diferentes tipos de usuários.

Depois de um excelente lançamento, os processadores caíram no gosto do público e atualmente entregam muito desempenho e tecnologias de ponta, além de estar chegando ao mercado com preços muito competitivos. No fim de 2020, a empresa chegou a anunciar a arquitetura Zen 3 e o lançamento da linha Ryzen 5000. O cenário de placas de vídeo voltou a crescer nesse mesmo período durante o anúncio das RX 6000, o novo line-up da AMD, que chega agora com núcleos tensores e núcleos RT no PCB dos projetos.

A tecnologia do Ray Tracing foi implementada em placas gráficas domésticas de forma pioneira pela NVIDIA em 2018 ao anunciar a linha RTX 2000, e além dos eventuais ganhos de performance, essas estruturas são capazes de fazer cálculos complexos para entender e dinamizar efeitos de iluminação e sombras em games em tempo real. Por ser uma tecnologia pesada, a NVIDIA ainda implementou um recurso a base de IA, machine learning e estruturas físicas para redimensionar a imagem dos games e dar mais frames aos jogadores, o DLSS. No ShowmeCAST se discutiu muito a respeito dessas novas tecnologias com base em Inteligência Artificial.

Showmecast #46 - amd, intel e nvidia, qual está melhor em 2021?
Muito elogiada no ShowmeCAST, a NVIDIA foi responsável por inúmeras inovações com o lançamento da série RTX

A Intel, por sua vez, vem engatinhando no cenário de GPUs e lançou recentemente a linha Intel Iris Xe para notebooks e desktops, como sucessora da icônica Intel HD Graphics. A promessa era levar esses chips gráficos como placas dedicadas, mas depois de inúmeros anúncios, fica difícil saber o que o lado azul tem na manga além da sua família de processadores.

E se você quiser saber mais sobre toda essa história, não esqueça de ouvir o novo episódio do ShowmeCAST, o seu podcast de tecnologia, games, ciência, cultura e muitas curiosidades sobre o que acontece no mundo. O programa está disponível em serviços como o Spotify e Anchor.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário