Smart tvs neo qled da samsung

O que muda nas smart TVs NEO QLED, MICRO LED e The Frame de 2022

Avatar of bruno martinez
Entendas as tecnologias e novidades que estarão disponíveis nas smart TVs NEO QLED e mais modelos da Samsung que chegam ao mercado brasileiro em breve.

Durante o Media Forum 2022, a Samsung voltou a falar sobre suas novas smart TVs Neo QLED com resolução 8K para o ano de 2022 e novidades para o mercado de televisões inteligentes com painéis MICRO LED. Os modelos já haviam sido apresentados durante a CES 2022 e em outro evento da empresa, que foi realizado no final de março.

Quem ganhará novidades também é a linha de TVs Freestyle, que são focadas em entregar uma experiência de consumo de conteúdo mais completa: a The Frame de 2022 permitirá que os usuários vejam relevo de pinturas sem a interferência da luz solar, e mais acessórios foram anunciados. Entenda os detalhes sobre as tecnologias e acessórios que devem estar presente nas smart TVs da Samsung agora mesmo.

A importância do 8K em telas acima de 75 polegadas

Quando os painéis 8K começaram a aparecer, em meados de 2013, muitas pessoas questionaram quanto tempo levaria para que a tecnologia realmente se mostrasse útil. Quase 10 anos depois, ainda não temos muitas produções com suporte para esta resolução — mas a Samsung quer mudar esse panorama.

Para entender a verdadeira importância e o grande fenômeno de empresas como a Samsung estarem lançando modelos com telas cada vez maiores, é necessário falarmos sobre a visão humana. Como o olho humano não enxerga as imagens em pixel, fica um pouco difícil entender qual seria a resolução que vemos na vida real.

Olho humano e tv 8k
Olho humano não enxerga em pixels, mas cientistas apontam que telas maiores entregam melhor experiência (Foto: Reprodução/Internet)

Entretanto, uma conta feita pelo site ClarkVision.com apontou que em média, vemos cerca de 576 megapixels, ou 576.000.000 pixels individuais. Mas isso também varia, já que estes 576 megapixels são vistos apenas quando nossos olhos estão se movendo. Quando estamos parados, estima-se que são visualizados, aproximadamente, entre 5 a 15 megapixels.

Na prática, os modelos de smart TVs NEO QLED 8K da Samsung e outros produtos de outras empresas conseguem exibir 33.177.600 pixels, com o nome 8K se referindo à quantidade de pixels (8 mil) exibidos horizontalmente por linha do painel. Estima-se que o olho humano consiga ver imagens em resolução 9K, caso víssemos todas as imagens, pessoas e animais em nossa volta em pixels.

Olho humano vendo tela 8k
Quanto maior for a tela e resolução, melhor será sua experiência (Foto: Reprodução/Internet)

Apesar da conta um tanto complexa, uma televisão com esta resolução consegue entregar uma imagem mais próximo do que vemos na vida real, mas nossa visão pode chegar ainda mais longe, devido a conseguir enxergar uma maior variedade de cores. É claro que ainda vai demorar muito para que empresas consigam atingir tal perfeição, mas quanto maior a qualidade da imagem, melhor será a experiência.

A Samsung sabe disso e é por este motivo que já está colocando telas acima de 75 polegadas no mercado há um tempo considerável. Quanto maior for a tela, maior será o aproveitamento do campo de visão do olho humano.

Entendeu porque você se sente melhor vendo um filme no cinema do que em casa? A tela grande faz total diferença para a experiência geral e quando as empresas trazem isso para nossa sala de estar, as imagens ficam mais reais. É o efeito “qualidade tão boa como na vida real”.

Smart TVs Samsung NEO QLED 2022

Geralmente, a Samsung tem o hábito de lançar novas smart TVs no Brasil entre maio e junho, mas as tecnologias e até mesmo modelos de 2022 já tiveram seus detalhes revelados para que o lançamento aconteça nos próximos meses.

Mapeamento de contraste em 14-bit (Constrast Mapping)

Como grande destaque da Samsung para a CES 2022, a empresa apresentou a nova Neo QLED, com evoluções em relação ao modelo lançado no ano passado. Na prática, será possível que o processador compreenda a imagem que está sendo exibida e adapte a luz de fundo para que a melhor imagem seja exibida. A Samsung também ressaltou que o ganho de imagem é um dos grandes destaques de suas televisões que serão lançadas em 2022.

Smart tvs samsung neo qled 2022
Smart TVs Samsung NEO QLED 2022 terão mapeamento de contraste automático (Foto: Reprodução l Newsroom)

Os avanços são decorrentes do processador Neo Quantum, que permite que as smart TVs NEO QLED realizem o controle da iluminação do painel em 16.384 etapas, ante as 4.096 etapas do modelo anterior — número 4x superior na nova Neo QLED. Esta avanço é possível devido ao mapeamento de contraste na BLU (back-light unit ou unidade de luz de fundo).

Controle de luz adaptativo (Shape Adaptive Light Control)

Outra novidade que está mais confirmada para os modelos que a Samsung lançará em 2022 é a tecnologia que consegue compreender o formato dos objetos que estão sendo exibidos nas telas para que os tons sejam melhores aproveitados.

Smart tvs neo qled
Smart TVs NEO QLED adaptará contraste para dar destaque em cenas mais escuras (Foto: Reprodução l Newsroom)

Um exemplo citado pela empresa foi o vídeo de uma lua em um céu completamente escuro e estrelado; o processador deu mais destaque para o formato circular de nosso satélite natural para que o usuário tivesse uma melhor experiência sem apertar nenhum botão, já que o trabalho é feito de forma automática.

Novas redes neurais de AI

O novo processador Neo Quantum foi apresentado ao mundo durante a passagem da Samsung pela CES 2022. O chip possui 20 redes neurais que permitem uma maior “compreensão” do que está sendo exibido para que a imagem seja a melhor possível, e estará embarcado nas Neo QLED 8K modelos QN800B e QN900B.

Processador neo quantum
Processador Neo Quantum possui 20 redes neurais para melhor entrega de imagens (Foto: Reprodução/Internet)

Já a QN85B e QN90B, que também chegam ao mercado ainda em 2022, exibirão imagens com qualidade 4K, mas terão as mesmas funcionalidades citadas neste texto pela empresa. A Samsung ainda não confirmou o início das vendas dos modelos no Brasil, mas você pode conferir todos os detalhes e especificações técnicas em nossa postagem que foi publicada no mês passado.

HDR+ Gaming e HDR

Os modelos QN85B e QN90B deve ser um dos modelos mais amados pelos gamers por trazerem o padrão HDR+ Gaming: esta funcionalidade consegue detectar o tipo de jogo exibido na tela para que os aspectos mais importantes sejam destacados. Além das conexões HDMI 2.1 e tecnologia Motion Xcelerator Turbo Pro 4K (que garante nitidez e qualidade nas jogatinas, mesmo em jogos mais dinâmicos), os modelos também possuem um menu focado apenas para jogos.

Hdr+ gaming e hdr
HDR+ Gaming permite iimagens mais claras e nítidas em jogos (Foto: Samsung)

Durante o Media Forum 2022, foi apresentada uma partida de FPS e jogo de futebol em que o processador conseguiu adaptar a imagem em poucos segundos. Os modelos também possuem taxa de atualização de 120Hz para que os jogos sejam aproveitados com a maior qualidade nos videogames da última geração.

As novas televisões, incluindo os modelos com resolução 8K, também terão suporte para o padrão HDR, focado em aprimorar o brilho e contraste de um painel exiba cores mais vivas e tons pretos com maior contraste.

Ainda sobre jogatinas, as novas smart TVs Neo QLED permitirão que o mapa, que geralmente fica localizado no canto direto da tela, seja ampliado para uma maior visualização. O item ficará centralizado e pode ser ativado (ou desativado) quando o usuário quiser.

Conteúdos em 8K

Apenas agora que os cineastas e empresas estão investindo na produção de conteúdo em alta resolução, e o Galaxy S22 — que foi lançado este ano — já consegue fazer a gravação em 8K. A Samsung confirmou que será possível enviar os vídeos gravados em seu novo smartphone premium para que a visualização seja feita sem a perca de qualidade.

A empresa também faz parte de um conglomerado que está trabalhando juntamente com a instituição que padroniza a alta resolução para que os filmes, séries, vídeos e demais conteúdos sejam cada vez mais populares.

Smart Calibration App

Muitas empresas prezam por enviar as smart TVs para o mercado com uma calibração padrão, que nem sempre é de acordo com o gosto pessoal do usuário e pode não estar adequada ao ambiente onde a TV se encontra. A Samsung anunciou que resolverá este problema disponibilizando a Calibração Inteligente — que já está disponível para a The Frame — para os demais modelos das linhas QLED e Neo QLED fabricados a partir de 2022. Esta ferramenta consiste na aproximação do smartphone à tela para que o processador entenda a imagem que está sendo exibida e faça a calibração mais adequada.

Smart calibration
Aplicativo permite calibração da TV por meio de smartphone (Foto: Reprodução/Internet)

A funcionalidade de calibração inteligente já está presente no The Freestyle, que permite que os donos enviem uma foto da parede em que a imagem será transmitida por meio do aplicativo SmartThings. Ao receber a imagem, o processador faz todo o trabalho de adaptação de acordo com o tom de cor do local.

A empresa espera que a funcionalidade seja útil para que os tons da tela estejam alinhados com o pensamento do profissional que trabalhou no filme, jogo ou qualquer outro conteúdo. A calibração mais básica será feita em 1 minuto e a calibração profissional — exclusiva para os modelos Neo QLED — será feita pelo sistema, sem interferência do usuário, em até 10 minutos.

Certificação Pantone (Pantone Validated)

Conforme a empresa coreana, os modelos com resolução 8K que chegam ao mercado ainda em 2022 serão os primeiros a receber a certificação Pantone Validated. Na prática, isso significa que a tela consegue exibir com precisão as 2.030 cores Pantone e 110 tons de pele.

Pantone validated
Smart TVs da Samsung que serão lançadas em 2022 são certificadas para exibir com precisão 110 tons de pele (Foto: Reprodução/Pantone)

Esta certificação vai ao encontro da discussão abrangente na indústria de tecnologia, em corrigir a forma como os tons de pele mais escuras estavam sendo alteradas devido ao balanço de branco e demais efeitos de calibração de imagem. A real exibição de tons de pele foi um dos destaques do Google Pixel 6, que foi lançado em outubro do ano passado.

Jogos sem console de videogame (Cloud Gaming)

O Gaming Hub é uma seção que está presente dentro do sistema operacional Tizen de 2022 e permite que os compradores das smart TVs Samsung consigam aproveitar títulos disponíveis nos catálogos do Google Stadia, NVIDIA GeForce Now e Utomik.

Samsung gaming hub
Samsung Gaming Hub levará experiência completa de jogos para a TV (Foto: Samsung(

O grande foco da empresa coreana é permitir que a mesma experiência encontrada em consoles agora seja aproveitada nas televisões inteligentes, tudo pela internet e sem a exigência de um bom hardware. Os controles de modelos como Xbox e PlayStation podem ser conectados às televisões para que a experiência seja aprimorada, mas é importante lembrar que a assinatura no serviço de streaming de jogos ainda depende do dono da TV.

Smart TVs MICRO LED Samsung 2022

O primeiro painel da Samsung com tecnologia MICRO LED foi apresentado durante a CES 2018 e desde então, tivemos muitas novidades. Os novos recursos para o ano de 2022 incluem uma nova nomenclatura (Samsung Micro LED TV) e o lançamento de modelos em três novos tamanhos:  89, 101 e 109 polegadas.

Cores mais vivas

Anunciados como painéis com “melhor qualidade de imagem da categoria”, graças aos 25 milhões de LEDs, a Samsung ressaltou que os modelos com esta tecnologia produzem cor e luz de forma individual. A outra novidade fica por conta do suporte para profundidade de escala de cinza de 20 bits. 

O que muda nas smart tvs neo qled, micro led e the frame de 2022. Entendas as tecnologias e novidades que estarão disponíveis nas smart tvs neo qled e mais modelos da samsung que chegam ao mercado brasileiro em breve.
O que muda nas smart TVs NEO QLED, MICRO LED e The Frame de 2022

Mas o que isso significa? Na prática, será possível que os clientes vejam imagens com mais de 1 milhão de etapas de brilho e níveis de cor para que experiência ainda mais completa de HDR. Os modelos de televisão inteligente também contam com suporte para gama de cores DCI e Adobe RBG. As smart TVs MICRO LED também não possuem borda e a tela ocupa 99,9% da parte frontal, e contam com os modos de exibição:

  • Modo Arte: permite que obras de artistas sejam exibidas enquanto você não está utilizando a TV. Como parte de impulsionamento do lançamento, a empresa fechou uma parceria com Refik Anadol, conceituado artista e designer. Duas obras exclusivas estarão disponíveis.
  • Modo Multi View: permite que as imagens de todas os aparelhos que estão conectados nas conexões HMDI 2.1 sejam transmitidos ao mesmo tempo, com qualidade 4K a 120 frames por segundo. Até três fontes podem ser visualizadas, com você podendo jogar e exibir um vídeo no YouTube e mais dois clipes.

Além do suporte para Dolby Atmos, que não estava disponível em produtos lançados pela Samsung até o início deste ano, os modelos também conseguem adaptar o formato da imagem ao girar a tela, para que quem gosta de conteúdo vertical não visualize bordas pretas. Dessa forma:

Matte Display

Desenvolvido apenas para as novas TVs Lifestyle que serão lançadas neste ano, o novo painel antirreflexo também é anti-impressão digital, o que evita as temidas marcas de dedo em sua tela. A Samsung também anunciou que a novidade recebeu 3 modos de ofuscamento.

Matte display
Matte Display possui camada antirreflexo (Foto: Samsung)

A última novidade fica por conta de um efeito que permite que o relevo das obras de artes que são exibidas no Matte Display sejam vistos. Sabe os círculos de A Noite Estrelada, de Vicent van Gogh? Será possível vê-los com uma maior precisão devido a este novo efeito do Matte Display.

Acessórios

Para finalizar as novidades, a Samsung anunciou acessórios que poderão ser utilizados nos mais diversos produtos exibidos no Media Forum 2022. Além de um bocal de tomada para o projetor inteligente The Freestyle, novos acessórios para os modelos da linha de TVs Lifestyle foram anunciados. Veja agora mesmo.

Socket para The Freestyle

Com previsão para começar a ser vendido no Brasil a partir do próximo mês, o projetor inteligente ganhará um item que permite sua instalação em um bocal de lâmpada, para que a exibição de imagens seja feita diretamente do teto de um local.

Socket para projetor portátil the freestyle
Projetor portátil poderá ser instalado em bocal de tomada (Foto: Samsung)

Outros itens adicionais foram exibidos no evento de hoje: uma bateria portátil que permite o uso sem tomada deve ser lançado ainda este ano. E as capinhas coloridas, que entregam muito estilo, também devem ter seus preços revelados pela Samsung em breve.

Slim Fit Wall Mount

O suporte de parede Slim Fit permite que a smart TV fique o mais próximo à parede possível, além de permitir que o usuário adapte a tela para cima, para baixo e para qualquer um dos lados para uma melhor experiência.

Slim fit wall mount
Suporte deixará smart TV rente à parede (Foto: Reprodução l Newsroom)

A novidade é mais indicada para os modelos que serão lançados neste ano, mas pode ser instalada em qualquer uma das TVs já fabricadas pela Samsung. O preço de compra ainda não foi divulgado, mas espera-se que mais informações sejam divulgadas nas próximas semanas.

Studio Stand 2022

Studio stand 2022
Studio Stand 2022 permite exibição de modelos para melhor visualização (Foto: Reprodução l Samsung Newsroom)

O Studio Stand é um tripé, que permite instalar a smart TV em qualquer posição, mesmo longe da parede. Os novos acessórios serão vendidos com os novos modelos de smart TVs que foram anunciados.

My Shelf

Traduzido como “Minha Estante”, a My Shelf é a decoração que pode ser feita em volta das TVs Lifestyle para que você coloque quantos acessórios quiser e puder. A Samsung anunciou que será possível colocar vasos de plantas, livros e demais itens nos lados esquerdo e direito das TVs, com fácil remoção a qualquer momento.

My shelf
My Shelf é o acessório que transforma parede em estante (Foto: Reprodução l Newsroom)

Ainda não há previsão da My Shelf ser vendida no Brasil, mas o acessório já está disponível em mercados selecionados.

Auto-Rotation

Também anunciado durante a CES 2022, este é o acessório que permite a rotação automática da posição da tela para exibição de conteúdo na vertical. Na prática, assim que o processador perceber que vídeos no formato vertical estão sendo reproduzidos, o acessório irá girar a tela para aproveitar toda sua área de exibição. A adaptação também acontece de forma automática, da mesma forma que vemos nos smartphones.

Auto-rotation
Auto-Rotation chegará a mais smart TVs da Samsung (Foto: Reprodução/Internet)

O que achou de todas as novidades da Samsung? Diga pra gente nos comentários!

Veja também

Conheça a S95B, a primeira Smart TV com painel OLED da Samsung

Fonte: Newsroom

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados