Space adventure - apresenta missões de exploração espaciais durante a guerra fria

Space Adventure mostra a história da Nasa e as missões Apollo

Avatar of amanda almeida
Pela primeira vez aqui na América Latina, a exposição Space Adventure conta com peças originais dos foguetes e acessórios dos astronautas, além de muita história!

A Guerra Fria foi o período histórico no qual, pela primeira vez, o homem passou a explorar também o espaço. Com uma guerra tecnológica e espacial, tanto a antiga União Soviética quanto os Estados Unidos começaram a desbravar o universo e, com isso, trouxeram grandes marcos para a história da humanidade e possibilidades infinitas que ainda estão sendo processadas. Mas antes de tentar colonizar outros planetas, podemos aprender e saber mais sobre esse período histórico com a Exposição Space Adventure apresentada pelo Banco Santander.

Pela primeira vez fora dos Estados Unidos, a Space Adventure é uma das maiores coleções de artefatos originais da NASA, reunidos pelo Museu e Centro de Educação Espacial COSMOSPHERE de Hutchinson, Kansas, referentes aos Projetos MERCURY, GEMINI e APOLLO, responsáveis pela ida do Homem à Lua.

“Um pequeno passo para o homem, um grande salto para a humanidade”. Cunhada por Neil Armstrong, primeiro homem na história a pisar na Lua, a frase resume o que é e o que será lembrado sempre como uma das maiores aventuras da humanidade — a busca de novas fronteiras no espaço sideral.

Exposição space adventure - missões nasa na exploração espacial
Protótipo da cabine onde os astronautas ficavam dentro do foguete. (Imagem: Amanda Almeida)

Com os mais de 300 itens originais da agência espacial norte-americana, a exposição te permite vivenciar uma experiência única, como poder conferir de perto a mesa de controle de Houston e o relógio de contagem regressiva da decolagem dos foguetes, os trajes espaciais e computadores de bordo da Cápsula Apollo, a coleção completa das câmeras de fotografia e cinema utilizadas para capturar as famosas imagens da Lua, o cardápio completo dos alimentos do projeto Apollo, além de uma amostra de pedra lunar e muitos outros itens históricos. O local também conta com um cinema em 5D que mostra um vídeo do foguete pousando na lua, com cadeiras que se movimentam, chuva e até vento para que a experiência seja única.

Toda a parte de tecnologia das primeiras missões espaciais também está contemplada na exposição, que traz, para o público, motores, os primeiros computadores usados na década de 60, ferramentas, caixas de coleta do material lunar, os painéis de controle das naves, os rádios usados para a comunicação entre as naves e a Terra, e os aparelhos que filtravam o ar nos pequenos módulos. E se tudo isso foi importante para garantir a viagem e a vida dos tripulantes, não podemos esquecer de câmeras e filmadoras que mostraram para o resto do mundo o que só os astronautas viram de perto: a Terra é azul — e o mais importante, redonda!

Space adventure mostra missões apollo da nasa
Sala de exposição que conta com a chegada do Homem a Lua. (Imagem: Amanda Almeida)

A exposição começa com um vídeo explicativo sobre as missões espaciais, depois temos toda uma sala dedicada a mostrar as roupas, as comidas, peças e protótipos dos foguetes e galerias inteiras com as fotos e vídeos das missões. Então seguimos para uma pequena palestra explicando como funcionavam os computadores e as salas de controle. Seguimos para uma amostra imersiva da decolagem de um foguete. E temos a sala final com as informações sobre a missão Apollo 11 e a chegada do homem à Lua.

Unindo entretenimento e educação, a exposição conta ainda com uma grande gama de imagens e filmes que documentaram as operações ao longo da história. Times de especialistas brasileiros da USP e do ITA criaram o conteúdo informativo para os visitantes, que também contarão com monitores treinados e especializados, tour guiado e palestras programadas sobre o assunto.

A exposição, que estaria aqui em São Paulo apenas até o dia 25 de outubro, fez tanto sucesso que foi prorrogada até dia 25 de dezembro.

Informações adicionais Space Adventure:

Confira também

Programa Luna Artemis fará 1ª missão para a Lua em fevereiro de 2022.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados