Conecte-se conosco
A tela OLED do iPhone X é a melhor já testada pelo DisplayMate

Apple

A tela OLED do iPhone X é a melhor já testada pelo DisplayMate

O display do smartphone superou o Note8, antigo líder em telas, e faz frente às TVs em alguns quesitos, como precisão em cores

Quando um novo grande celular é lançado, os testes da mídia especializada são a chave para conquistar mais interessados em comprar. Teste de bateria, performance, câmera… O iPhone X foi o grande lançamento desse mês e com certeza o mais importante da Apple em anos.

O maior destaque é sua tela que ocupa quase toda a frente, com cantos arredondados, eliminando o botão home. Esse é o primeiro iPhone com OLED e já foi eleito o melhor OLED de todos pelo DisplayMate!

Samsung superada pela sua própria criação

A tela OLED da Apple é fabricada pela Samsung, mas superou até o Galaxy Note 8 (antigo líder em telas). Como? Segundo o DisplayMate, “o que faz o iPhone X ter ‘A Melhor Tela de Smartphone‘ é a impressionante precisa calibração que a Apple desenvolveu, transformando o OLED em uma deslumbrante tela, magnificamente precisa e de alto desempenho“. Porém, o site não  deixou de parabenizar a Samsung como a produtora do display.

Conhecendo a tela do iPhone X

Captura de Tela 65 - A tela OLED do iPhone X é a melhor já testada pelo DisplayMate

OLED do iPhone X é flexível

O display OLED foi fabricado num flexível substrato de plástico, enquanto na frente, sob o vidro, ele permanece firme. Ele tem resolução 2436 x 1125 (2.5K) com 456 ppi. Há também “sup-pixels de diamante”, uma renderização para maior nitidez e pico de brilho.

iphone x ww - A tela OLED do iPhone X é a melhor já testada pelo DisplayMate

Apple aproveitou o lançamento de Mulher Maravilha no iTunes para mostrar o potencial do iPhone X para ver filmes

Com 5,85 polegadas, a tela tem aspecto 19,5:9, ocupando grande parte da frente do aparelho, com design quase sem bordas. Assim o celular pode ser alto no modo retrato e perfeito para ver filmes no modo paisagem, sem aquele desperdício de bordas pretas horizontais. E não esqueçamos do suporte Dolby Vision e HDR10.

apple 091217 iphone x 4120 - A tela OLED do iPhone X é a melhor já testada pelo DisplayMate

O menu inicial do iPhone X apresenta alto nível de brilho

Segundo os testes do DisplayMate, o iPhone X é o melhor celular para se usar sob a luz do sol. A tela bateu o recorde de 634 nits! O Note8 produz 423 nits no brilho máximo manual e 560 no automático (sob forte luz).

O aparelho da Samsung até consegue atingir a façanha de 1.240 nits, mas só em pequenas partes da tela, enquanto o iPhone X chega a 809 nesse quesito. No menu inicial, o iPhone X faz incríveis 726 nits! É para ligar o celular já se admirando.

Outro recorde foi observado no ângulo de visão. Enquanto o iPhone X perde somente 22% do brilho com inclinação de 30º, o Galaxy Note8 perde 29%.

Screen Shot 2017 09 13 at 2.37.00 PM - A tela OLED do iPhone X é a melhor já testada pelo DisplayMate

Cores fieis, sem saturação ou apagadas mesmo na tela OLED

O DisplayMate falou tanto em precisão, mas o que isso realmente significa? Cores mais fieis. Essa foi a parte que mais impressionou, pois ele conseguiu ser a tela mais precisa em cores já testada pela equipe, levando em conta até mesmo TVs!

O iPhone X conseguiu nota 0,9 JNCD (o índice avaliador), enquanto o iPhone 7 tem 1 JNCD e o Galaxy Note8 3,1 JNCD (no modo de precisão). É inacreditável que esse recorde foi quebrado numa tela OLED, tão famosa por extrapolar na saturação e não conseguir entregar cores fieis. “Visualmente indistinguível do perfeito“, disse o DisplayMate.

A tela do iPhone X suporta dois padrões de gama. O sRGB, que exibe mais cores que o clássico RGB, e o DCI-P3, comum em TVs 4K. O DCI-P3 tem gama 26% maior que o sRGB. A Apple desenvolveu um gerenciamento automático de cor, ele escolhe qual gama é a mais apropriada para a imagem na tela. Assim, não haverá exibição de cores saturadas ou apagadas.

iphone x wallpaper pack 3 mock up idownloadblog 1024x809 - A tela OLED do iPhone X é a melhor já testada pelo DisplayMate

Os tons de branco na tela do iPhone X são controlados em tempo real

Ainda há a tecnologia True Tone, responsável por regular o balanço de cor e o equilíbrio de branco. A mudança ocorre com base no sensor de luz, com a ideia de que pareça mais como “papel refletindo luz ambiente e assumindo sua cor”, comenta o DisplayMate.

Além disso tudo, o iPhone X possui um ótimo modo noturno, que diminui em até 80% a luz azul da tela, para melhor sono do usuário

O que isso tudo quer dizer?

iPhone X presentation wallpapers splash 1024x789 - A tela OLED do iPhone X é a melhor já testada pelo DisplayMate

Em imagens de apresentação, a Apple preenche a tela do iPhone X das mais variadas cores

Com a construção da Samsung e todas essas modificações únicas feitas pela Apple, a tela do iPhone X conseguiu nota A+ na avaliação do DisplayMate. Os destaques levantados pela equipe foram:

  • Maior precisão absoluta de cor observada em qualquer tela (0,9 JNCD), sendo visualmente indistinguível do perfeito;
  • Maior brilho por toda a tela em OLED de smartphones (634 nits);
  • Maior índice de contrate por toda a tela em luz ambiente (141);
  • Maior proporção de contraste (infinito);
  • Menor refletância de tela (4,5%);
  • Menor variação de luz em ângulo de visão (22% em 30º).

Mas não se fascine tanto e tenha muito cuidado! O preço base do iPhone X é US$ 999, ou R$ 6.999, e, apesar da Apple ter apontado que os vidros do modelo são os mais resistentes num smartphone, os testes dizem o contrário.

Continue lendo
Advertisement

Um garoto sul-americano do Nordeste que finalizou o ensino médio e aguarda o início de seu semestre na UFAL em 2018. Até lá acha que pode pelo menos produzir algo útil à humanidade através do SMT, assim para de gastar horas de sua vida em Dota 2.

Comentários
Subir