Teste de estresse do Dr. Yamamoto: é verdade esse bilhete?

Teste de estresse do Dr. Yamamoto: é verdade esse bilhete? 3
Artista responsável pela imagem explica o ocorrido. Confira.

Hoje em dia, mais do que nunca, é necessário praticamente duvidar de quase tudo o que se é enviado através de redes sociais. O fenômeno das fake news é uma comprovação do quanto as informações erradas podem se espalhar rapidamente, mas muitas vezes elas podem vir até mesmo na forma de um teste falso. É o caso de uma imagem que estava sendo compartilhada através de redes sociais e até mesmo pelo WhatsApp como um teste para medir o nível de estresse supostamente feito por um professor japonês chamado Dr. Yamamoto e que na verdade não tem nada a ver com isso.

 O teste de estresse do Dr. Yamamoto

Tudo começou quando a imagem foi postada no Tumblr na semana passada. Nela, o responsável pela postagem  anunciava que a imagem tinha sido feita por um professor de neurologia japonês chamado Dr. Yamamoto e que se o usuário conseguisse não detectar nenhum movimento ou só um pouco, estaria mentalmente saudável, mas se ela se movesse muito, estaria estressado.

Imagem que supostamente foi feita pelo Dr. Yamamoto e que mediria nível de estresse
Imagem que supostamente foi feita pelo Dr. Yamamoto e que mediria nível de estresse

“Esta imagem foi criada pelo Professor de Neurologia Dr. Yamamoto:
Se ela não se movimenta, significa que você está saudável e dormiu bem.
Se ela está se movimentando bem devagar, mostra que você está estressado ou cansado.
Se ela está se movendo continuamente e rápido, mostra que você está muito estressado e podem haver alterações de ordem psicológica.”

 O resultado

Com isso, uma vez que a imagem se move para praticamente todo mundo, a postagem se tornou viral na internet, sendo espalhada por diversas mídias sociais, principalmente pelo WhatsApp, que é atualmente o tipo de mídia onde mais se espalha esse tipo de informação errônea.

Essas pessoas acreditaram realmente que estão estressadas e que o teste poderia fazer sentido, e algumas até mesmo questionaram se o teste seria válido para mostrar ao chefe como prova da sua condição mental e assim tirar alguns dias de descanso do serviço.

A verdade por trás da imagem

Acontece que a imagem foi criada pelo artista Yurii Perepadia, um designer gráfico de 50 anos da Ucrânia. Ele afirmou que nada do que é dito nessa mensagem viral é verdade e que a imagem não tem nada a ver com medir o nível de estresse. Vendo o quanto a mentira estava se espalhando e o quanto as pessoas estavam acreditando em tudo aquilo, Yurii postou em seu Instagram uma explicação.

 “Eu desenhei essa ilusão de óptica no Adobe Illustrator no dia 26 de setembro, em 2016. Para cria-la, usei o efeito de Akioshi Kitaoka. É um efeito de traços em preto e branco por cima de uma imagem colorida de fundo, que ativa o foco da visão e dá a impressão de que a imagem está se movendo. O psicoterapeuta japonês Dr. Yamamoto Hashima não tem nada a ver com essa imagem. Na realidade, Yamamoto Hashima nem existe realmente”.

https://www.instagram.com/p/BqVQ1fjBF2E/?utm_source=ig_embed&utm_medium=loading

Dessa forma, esse se torna mais um exemplo de que nem tudo o que está na internet é verdadeiro e que devemos sempre desconfiar desse tipo de postagem ou de viral que se espalha tão rapidamente.  

 

3 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba Notícias por E-mail:

Share via