Cartaz the story of lollapalooza

CRÍTICA: The Story of Lollapalooza é um documentário sensacional que narra a história do festival

Avatar de noelle pedroso
Disponível no Paramount+, o documentário explora a importância cultural do festival ao longo de mais de 30 anos

O Lollapalooza é um festival de música criado por Perry Farrell no verão de 1991, originalmente planejado como uma turnê de despedida para sua banda, Jane’s Addiction. O que começou como um evento normal, acabou se transformando em um dos maiores fenômenos na história da cultura pop.

O documentário The Story of Lollapalooza estreou no Paramount+ nesta quarta (22), em três episódios de 45 minutos cada, aproximadamente. O filme traz ao público detalhes sobre a trajetória do festival, desde suas origens até se tornar o gigante cultural que é hoje.

História do festival

Crítica: the story of lollapalooza é um documentário sensacional que narra a história do festival. Disponível no paramount+, o documentário explora a importância cultural do festival ao longo de mais de 30 anos
James Lee Hernandez, Perry Farrell, Brian Lazarte e Michel John Warren, equipe de produção do documentário “The Story of Lollapalooza”/ Foto: Divulgação

Inicialmente, o Lollapalooza era um festival que percorria diversas cidades dos Estados Unidos, oferecendo uma mistura eclética de bandas de rock, hip-hop, e performances de artistas de dança e arte, assim como estandes de organizações sem fins lucrativos e grupos de ativismo. Esse formato itinerante era inovador na época e ajudou a consolidar o festival como um espaço para a expressão de culturas alternativas e emergentes.

Com o passar dos anos, o evento passou por várias mudanças. Em 2003, foi cancelado devido à baixa venda de ingressos, refletindo uma saturação no mercado de festivais de música. No entanto, em 2005, ele foi revitalizado e reformatado por Farrell e a empresa de promoção de eventos C3 Presents. A partir de então, ele se fixou em Chicago, no Grant Park, se tornando um festival anual de três dias durante o verão.

Desde sua reestruturação, o Lollapalooza cresceu bastante, tanto em tamanho quanto em diversidade de atrações. O festival continua a apresentar grandes nomes do rock, hip-hop e música eletrônica e também incluiu gêneros como o pop, country e K-pop. Além de sua sede em Chicago, o Lollapalooza se expandiu internacionalmente com edições em países como Chile, Brasil, Argentina, Alemanha, França e Suécia, virando um dos festivais de música mais reconhecidos e influentes do mundo.

No Brasil, ele acontece todo ano, por volta de março, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.

Shows históricos do festival

Crítica: the story of lollapalooza é um documentário sensacional que narra a história do festival. Disponível no paramount+, o documentário explora a importância cultural do festival ao longo de mais de 30 anos
Rage Against The Machine em protesto contra a censura/ Foto: Divulgação

Ao longo de sua história, o Lollapalooza tem sido palco de muitos shows memoráveis. Confira alguns:

Jane’s Addiction (1991)

Como o festival foi criado como uma turnê de despedida para a banda, o show deles em 1991 é historicamente importante. Foi o pontapé inicial do que viria a se tornar um dos festivais mais influentes no mundo da música.

Nine Inch Nails (1991)

A performance de Nine Inch Nails na primeira edição do festival foi explosiva e estabeleceu a banda como uma força dominante no cenário do rock industrial. Trent Reznor e sua banda eram conhecidos por suas performances energéticas e visceralmente emocionais.

Pearl Jam (1992)

No auge do grunge, Pearl Jam tocou no Lollapalooza em 1992 e sua performance é frequentemente citada como uma das mais memoráveis. A energia crua e a presença de palco de Eddie Vedder ajudaram a solidificar o status da banda como ícones do rock alternativo.

Red Hot Chili Peppers (1992)

Vestidos com luzes em suas roupas (literalmente iluminados), os Chili Peppers entregaram uma performance que é lembrada até hoje. Eles eram uma das bandas mais populares na época e sua apresentação no Lollapalooza ajudou a cimentar essa reputação.

Rage Against the Machine (1993)

Conhecidos por suas posições políticas e performances incendiárias, o Rage Against the Machine fez história no Lollapalooza ao tocar nus, com fitas adesivas em suas bocas e letras em seus corpos em protesto contra a censura.

Green Day (1994)

A performance do Green Day no Lollapalooza de 1994 é outra que se destaca na história do festival. Nessa época, o punk rock estava começando no mainstream, e a banda estava no auge. Eles tocaram pouco antes do lançamento de seu álbum de maior sucesso Dookie e o show foi marcado por uma energia frenética e interações vibrantes com a plateia.

Paul McCartney (2015)

A lenda dos Beatles atraiu um dos maiores públicos na história do Lollapalooza. Sua performance incluiu um setlist abrangente que atravessou décadas de música, provando ser um momento de união e celebração para fãs de todas as idades.

Direção e entrevistas

Crítica: the story of lollapalooza é um documentário sensacional que narra a história do festival. Disponível no paramount+, o documentário explora a importância cultural do festival ao longo de mais de 30 anos
Equipe de produção em Sundance, onde o documentário foi apresentado/ Foto: Divulgação

A série documental, dirigida pelo aclamado cineasta Michael John Warren, conhecido por suas múltiplas indicações ao Emmy e por dirigir obras como O Despertar da Primavera: Velhos Conhecidos e Jay-Z’s Fade to Black, estreou com destaque no Festival de Cinema de Sundance em 2024.

A direção de Warren é um dos atrativos da produção, que também se beneficia da expertise de James Lee Hernandez e Brian Lazarte, a dupla por trás do sucesso McMillions.

Entre os entrevistados estão: Perry Farrell, idealizador do festival, Chance the Rapper, Flea, icônico baixista do Red Hot Chilli Peppers, Tom Morello, do Rage Against the Machine, Lars Ulrich, do Metallica e Vernon Reid, um dos maiores guitarristas de todos os tempos.

Aspectos técnicos

Crítica: the story of lollapalooza é um documentário sensacional que narra a história do festival. Disponível no paramount+, o documentário explora a importância cultural do festival ao longo de mais de 30 anos
Perry Farrell, idealizador do festival e vocalista da banda Jane’s Addiction/ Foto: Divulgação

As críticas a The Story of Lollapalooza têm sido majoritariamente positivas, destacando-se pela habilidade com que o documentário captura o espírito revolucionário do festival, além de seu papel na definição e reflexão das tendências culturais. Produzido pela MTV Entertainment Studios e FunMeter, em parceria com a C3 Presents, o projeto reúne um conjunto de talentos na produção executiva, incluindo Bruce Gillmer, Amanda Culkowski, James Lee Hernandez, Brian Lazarte, Daniel Gibbs, Mat Whittington e Brian Levy.

Complementando a equipe de produção, não poderiam faltar Perry Farrell, Charlie Walker, Charles Attal e Berkeley Reinhold como produtores, Matt Kaye e Jordan Bogdonavage como coprodutores executivos, e Shannon Pence como produtora supervisora. Michael John Warren, desempenhando as funções de produtor executivo e diretor, assegura que a narrativa visual captura fielmente a essência e a história evolutiva do Lollapalooza.

O documentário mergulha nas origens e no impacto cultural deste icônico festival de música. Através de uma direção meticulosa, o filme começa com Perry Farrell narrando sua chegada à Califórnia, ainda adolescente, com o intuito inicial de se dedicar ao surf e ao skate, um prelúdio para a criação de um dos maiores fenômenos da música.

Crítica: the story of lollapalooza é um documentário sensacional que narra a história do festival. Disponível no paramount+, o documentário explora a importância cultural do festival ao longo de mais de 30 anos
Rapper Ice-T em apresentação no Lollapalooza em 1991/ Foto: Divulgação

Desenvolvendo-se de forma cronológica, o filme é enriquecido por perspectivas de figuras-chave, como Tom Morello, Ice-T e Flea, cujos depoimentos não são meras entrevistas, mas janelas para a alma de um movimento que marcou uma era. Além dos integrantes da banda, o documentário se beneficia de entrevistas com profissionais da MTV, jornalistas especializados e outros produtores do festival, construindo uma narrativa detalhada sobre os bastidores e o crescimento do Lollapalooza.

Integrando filmagens originais da MTV com clipes de câmeras amadoras dos bastidores e entrevistas da época, o documentário adiciona uma camada de autenticidade e profundidade ao relato. Embora possa parecer tecnicamente simples, Story of Lollapalooza sobressai ao narrar uma história extraordinária de triunfos e fracassos do festival.

Para os apaixonados por música, este filme ressalta a importância duradoura do Lollapalooza na cultura musical e celebra seu impacto no panorama musical global, captura o espírito de uma era que ainda ressoa com entusiastas da música em todo o mundo, vale a pena dar o play.

Assista ao trailer

Lançamento e onde assistir

O documentário estreou nesta quarta-feira (22), e está disponível no catalogo do Paramount+ e pode ser assistido por qualquer assinante do streaming.

Veja também:

Fontes: TMDQA, Paramount+, Rolling Stones Brasil

Revisão do texto feita por: Pedro Bomfim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados