Top 10 jogos e apps de VR e AR para Android e iOS

Mulher usando óculos de vr
Entre jogos e apps de VR e AR, você vai descobrir um mundo extremamente interessante nessa lista

A tecnologia num geral vem se superando a cada dia e mais do que nunca, aparelhos mobile se destacam no mercado. Graças a isso, dispositivos “baratinhos” já contam com processadores que permitem que você aproveite jogos e apps de VR (Realidade Virtual) e AR (Realidade Aumentada) no Android e iOS. Contudo, essa tecnologia ainda está em desenvolvimento para cair de vez no gosto do povo, seja pelo seu preço elevado ou por faltar otimização para evitar dores de cabeça, enjoos e outras situações desagradáveis.

Antes de nos aprofundarmos aqui, é preciso falar sobre as diferenças entre as tecnologias VR e AR. Embora muito parecidas, inclusive nos acessórios, elas têm um uso completamente diferente. Enquanto com o VR nós somos jogados literalmente para outros mundos através de jogos e apps usando um óculos como o Playstation VR, Oculos Quest ou até mesmo o Google CardBoard, no AR (Realidade Aumentada) o app ou jogo utiliza da câmera e processamento do seu dispositivo para criar elementos sobre a imagem ou então no uso de inteligência artificial.

Um bom exemplo desse tipo de tecnologia é o jogo Pokemon GO, no qual, ao ativar o AR, os Pokémon “surgem” em nossa realidade. Apps como Instagram e Snapchat hoje utilizam muito da tecnologia AR nos seus efeitos malucos, seja para mudar a cor do seu cabelo ou para colocar o Naruto correndo ao seu lado em um vídeo, por exemplo. Seja qual for a situação, ambas as tecnologias são interessantes, mas ainda não atingiram o seu ápice. Agora que você sabe a principal diferença entre cada uma delas, vamos à nossa lista com jogos e apps de VR e AR onde teremos um misto de coisas.

InCell VR (Android e iOS)

Imagem do game incell, game de realidade virtual para ios e android
Dentro das células.

InCell VR é um game de corrida e estratégia no qual você é jogado no mundo das células humanas e sua missão é salvá-las. Com o uso da Realidade Virtual, o game proporciona um visual bem interessante junto a uma pitada de ciência. Nesse “micro mundo” você vai enfrentar a força de alguns vírus, explorar essas células e tudo isso usando a Realidade Virtual.

Apesar da sua simplicidade, funciona muito bem e é uma ótima introdução para jogos VR. O game é também uma boa opção para crianças já que conta com um conteúdo científico bem interessante contextualizando o que está lutando nas células e como achar uma cura para os problemas ali. O único ponto, entretanto, é que o game está todo em inglês, então se não souber o básico do idioma, isso pode ser um problema.

O game é gratuito tanto no Android quanto no iOS e funciona também sem o uso dos acessórios VR, mas isso tira um pouco da experiência. São várias as opções de compra no mercado atualmente, porém elas são um tanto quanto caras. Caso tenha vontade de testar a tecnologia sem gastar muito, você pode tentar fazer seus próprios óculos de Realidade Virtual, como é ensinado nesse vídeo:

Space Station VR (Android)

Você já quis explorar uma nave espacial antes? Pois, com o Space Station VR você pode. Ao te colocar dentro de uma nave espacial, esse simulador em Realidade Virtual te permite explorar não só a nave, mas também ter uma vislumbrante vista do planeta Refugio. Tudo isso junto de uma ótima e relaxante música.

O game talvez peque um pouco na questão dos gráficos, entretanto, consegue entregar uma ótima experiência no que tange testar os recursos de Realidade Virtual. Além da nave principal, se fizer tudo certo, conseguirá explorar também algumas áreas do planeta Refugio. Independente de qual for a sua forma de jogar, explorar as redondezas parece uma boa pedida.

Por dentro da nave em space station, um dos apps e jogos de vr e ar para android
Área inicial da nave em Space Station VR; A tela fica dividida para você usar os óculos VR.

O game está disponível apenas para Android e é muito recomendado que você use algum dos óculos VR, seja ele feito a mão ou algum comprado, como é o caso do VR Box, óculos de Realidade Virtual “baratinho” e já vai suprir seus desejos iniciais com a tecnologia.

Sisters VR (Android e iOS)

E aqui começam o que eu julgo a melhor coisa da experiência VR: os jogos de terror. Sisters VR te coloca em uma mansão onde viveram duas irmãs e bom, tu basicamente vais viver uma história de fantasmas dentro dessa mansão com essas irmãs, então coloque os seus óculos VR e aproveite que esse é um dos melhores jogos para VR Box. Mais do que os outros que falei até então, esse precisa realmente de um Google CardBoard ou semelhante para ter uma boa experiência.

Confira sisters vr, um game de terror em realidade virtual
As “Sisters” representando seu game em Realidade Virtual

Sisters VR está disponível para Android e iOS e é totalmente de graça, bastando ter um acessório de Realidade Virtual para tirar proveito da experiência completa. Lembrando que você pode fazer um do zero com papelão gastando pouco.

11:57 VR (iOS)

Em 11:57 você vai vivenciar um mini filme de horror com o melhor que há na tecnologia VR. Embora curto, o filme interativo conta com visão 360º que permite que você interaja em todas as direções para tentar entender o que está acontecendo. Junto a isso temos um excelente trabalho na questão do áudio, que utiliza som binaural aqui para fazer tudo ficar mais realista e te deixar totalmente imerso.

Atualmente o “filme interativo” se encontra disponível apenas para iOS em aparelhos mobile, mas é possível experienciar o mesmo através do Windows usando um Oculus Rift. A minha recomendação é que você não pesquise muito sobre do que se trata 11:57, apenas arranje algum Óculos VR e aproveite os seus cinco minutos de sustos de alta qualidade.

Tenha a experiência do terror em vr com 11:57
Uma das artes de 11:57.

VR Theater for CardBoard (Android)

E em nossa última indicação de jogos e apps de VR da lista, nada melhor do que um app para você assistir a seus filmes e vídeos com a tecnologia de Realidade Virtual. Com o VR Theater for CardBoard você vai conseguir assistir qualquer vídeo que tenha salvo no dispositivo em Realidade Virtual. Você pode tentar baixar vídeos de pessoas em montanhas-russas, por exemplo, para tentar criar sua própria experiência VR.

O app é bem completo e funciona com todos os gestos que um kit VR pode oferecer. Você consegue pausar o vídeo, adiantá-lo e até mesmo decidir se ele vai ficar no modo 3D ou 2D. Aqui o que realmente vai decidir se a experiência vai ser boa ou não serão as suas escolhas de vídeos e de quão criativo você é para usá-lo. Ele está disponível para Android e é imprescindível que use um acessório VR.

Assista seus filmes e vídeos em realidade virtual com o vr theater
Com o VR Theater você consegue assistir até filmes em Realidade Virtual

Just a Line (Android e iOS)

E a partir daqui entraremos no mundo dos apps com AR (Realidade Aumentada). O primeiro deles é o Just a Line, um app que utiliza essa tecnologia para você desenhar o que quiser e colocar em Realidade Aumentada. Dependendo da sua criatividade, você consegue criar cenários muito interessantes e com perspectivas diferentes.

É um app simples, mas que tira total proveito da tecnologia. Não é tão simples de fazer os desenhos quanto nos é mostrado nos vídeos de anúncio, mas ainda assim é bastante divertido e intuitivo. Um ponto interessante é que você pode gravar mini vídeos do momento em que está desenhando para enviar posteriormente.

Just a line, app ar da google que exige um pouco da sua criatividade para funcionar
Você desenha na tela e, com a ajuda da Realidade Aumentada, consegue utilizar esses desenhos das mais variadas formas.

O app está disponível tanto para Android quanto para iOS e pode ser baixado gratuitamente. Ele ainda conta com uma função de desenhar com um parceiro, onde busca pessoas próximas a você que tenham o app instalado para fazer uma colaboração.

SkyView (iOS e Android)

Se você é daqueles curiosos pelo espaço sideral, esse é o app perfeito. Disponível tanto para Android quanto para iOS, SkyView utiliza a Realidade Aumentada e outros sensores do seu dispositivo para mostrar em tempo real onde estão os planetas, a Lua, constelações e até mesmo coisas como o Telescópio Espacial Hubble.

Todas essas coisas mencionadas anteriormente são personalizáveis e você pode definir exatamente o que gostaria de ver no app por meio das configurações, desde usar a função de AR até o tamanho dos planetas. Nessas configurações estão inclusas também alternativas, como se você quer ou não a arte das constelações, as linhas das mesmas e até mesmo viajar no tempo para ver como — possivelmente — estarão os planetas e outros “seres” espaciais daqui a alguns anos.

Apesar de muito interessante, em sua versão gratuita, grande parte dessas coisas são limitadas. Você ainda vai conseguir acompanhar os principais planetas e Lua, por exemplo, mas não terá acesso à maioria dos satélites e nem do chamado “sightings” no app, uma função que marca o horário para grandes acontecimentos astronômicos, como alguma estrela diferente ou planeta que estará visível a olho nu.

  • Skyview no modo ar em uma tarde nublada
  • Skyview no modo ar em uma tarde nublada

De qualquer forma, a versão paga do app é relativamente barata. No caso do Android, o app pode ser colocado na biblioteca da família e ser utilizado por todos que estiverem na mesma pagando apenas uma licença, que sai por R$11,90 tanto para Android quanto para iOS.

BBC Civilisations AR (Android e iOS)

Se o SkyView é recomendado para os fissurados por astronomia, com o BBC Civilisations AR temos o equivalente para os fissurados em história. Com esse app você vai aprender sobre vários artefatos históricos de várias épocas diferentes. O app se baseia em gêneros como “Primeiras Civilizações”, “Corpo Humano”, “Fé” e outros para categorizar esses artefatos pelo mundo.

Além de contar a história sobre cada artefato que você escolher, ao tocar no mesmo, terá a opção de descobrir mais sobre ele com áudios e textos, além de um modo “raio-x” onde consegue explorá-lo com mais detalhes. Tudo isso pode ser feito em Realidade Aumentada, mas aqui fica um aviso de que pelo menos no meu aparelho (Xiaomi Mi 8 Lite) a função de AR não ficou disponível de forma alguma. Já no Redmi Note 8 funcionou normalmente.

Com o app civilisations ar você vai aprender tudo sobre diversos artefatos históricos
Essa é a tela inicial do app

Se por algum motivo o app não quiser funcionar com Realidade Aumentada no seu dispositivo, ele ainda vale muito a pena pelo seu conteúdo. Ele não recebeu a devida localização para o português, mas por ser totalmente gratuito vale a pena testar. Ele está disponível para Android na Play Store e para iOS na App Store.

Ink Hunter (Android e iOS)

Está pensando em fazer uma tatuagem e tem medo de como vai ficar? Com o Ink Hunter você pode usar a Realidade Aumentada para “se tatuar” virtualmente e ver o resultado disso. Os desenhos que você encontra por lá são todos da comunidade e você pode também enviar seu próprio desenho ou texto para usar como referência de “tatuagem virtual”.

A questão da Realidade Aumentada entra na hora de pintar seu corpo. Você pode simplesmente escolher uma das imagens e tentar colocar utilizando a câmera do app da forma convencional, ou então você pode ativar a função AR onde terá de desenhar um “smile” no local onde quer que a tatuagem seja feita. A inteligência artificial irá reconhecer esse “sorriso” e aplicar a tatuagem automaticamente no local escolhido.

  • Com o inkhunter você consegue fazer tatuagens com o auxílio da realidade aumentada
  • Com o inkhunter você consegue fazer tatuagens com o auxílio da realidade aumentada

O app está disponível para Android e iOS e como já disse, embora não tenha nenhuma função tão inovadora da tecnologia, é bem útil para você ter uma noção do que estará para sempre estampado no seu corpo.

Google Lens (Android e iOS)

E para finalizar, nada melhor do que falar da “lente” do Google. Talvez o mais subestimado da lista, o Google Lens consegue fazer uma diversidade de coisas apenas utilizando a sua câmera. Além de pesquisas convencionais, é possível também traduzir coisas nas mais variadas línguas, buscar ajuda no dever de casa, fazer compras e muitos outros.

Você pode usar a câmera do seu dispositivo tanto em tempo real com o app para pesquisar o conteúdo em questão ou pode simplesmente puxar uma imagem diretamente da sua galeria e pesquisar os detalhes dela. Se você pegar uma capa de um livro ou game, por exemplo, o Google Lens irá capturar o logo da editora, desenvolvedora e outros detalhes que geralmente vem na capa e te dar todos os detalhes possíveis.

Apesar de ser muito útil utilizar a sua galeria, o grande chamativo do app é utilizá-lo em tempo real com Realidade Aumentada. Ao invés de você ter de pesquisar cada coisa na aba de pesquisa do Google, você simplesmente aponta a sua câmera para o objeto, panfleto ou qualquer outra cosia e já consegue todas as informações sobre o mesmo.

Google lens é o appde inteligência artifical do google com auxílio da realidade aumentada
Ao abrir o app ele te levará para essa tela. Na parte inferior você pode trocar sobre o que quer pesquisar

O app está disponível para Android e iOS. No caso do iOS ele se encontra embutido no app Google. Já para Android temos um app exclusivo para o Google Lens e em alguns aparelhos ele já vem como parte do sistema.

E essa foi nossa lista com jogos e apps de VR e AR para mobile. Gostou da lista? Acha que faltou algum game ou app importante? Deixa seu comentário aí embaixo e não esqueça de conhecer nossas outras dicas entrando no Showmetech.

Veja também

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário