Bit.ly: tudo o que você precisa saber sobre este encurtador de URLs

Bit.ly, encurtador de links
Um dos mais antigos e tradicionais encurtadores de URLs da internet, Bit.ly, possui agora sua versão em app

Milhões de links são compartilhados na web todos os dias e muitas pessoas optam por usar links Bit.ly por diversos motivos. Se você usa a web seja por motivos pessoais ou profissionais, você pode querer considerar o uso do Bit.ly também.

O que é Bit.ly?

Bit.ly é conhecido principalmente por ser um encurtador de links de URL popular, mas isso não é tudo. Além de processar bilhões de cliques de links da web todos os meses, o Bit.ly também é uma poderosa ferramenta de marketing on-line usada para rastrear cliques, ver referências de sites e ter uma ideia de quais localizações geográficas são provenientes da maioria dos cliques.

Usando Bit.ly como um encurtador de link de URL simples

Se você for ao site do Bit.ly, poderá colar um link no campo no centro da tela para que ele seja encurtado automaticamente. O campo exibirá automaticamente o seu link recém-encurtado, um botão para copiá-lo facilmente, um resumo do conteúdo do link, quantos cliques ele recebeu e uma opção para participar do Bit.ly, assim você pode salvar e monitorar todos os seus links encurtados em uma espécie de histórico de fácil acesso. 

Se tudo o que você quiser fazer é usar o Bit.ly para reduzir um link para facilitar o compartilhamento, não há problema nenhum acessar o site sem cadastro. Mas se você quiser manter seus links reduzidos organizados, acessá-los novamente no futuro e rastrear cliques, então inscrever-se em uma conta de usuário gratuita provavelmente é uma boa ideia.

Usando Bit.ly com uma conta gratuita

Com uma conta de usuário gratuita, você só tem acesso à opção “Seus bitlinks”. Para usar as guias Dashboard, Bitlinks personalizados e OneView, você deve atualizar para uma conta premium.

Na opção “Seus bitlinks”, você verá um gráfico de barras que mostra o número de links de bits criados na última semana (ou intervalo de datas caso você personalizá-los usando as datas no canto superior direito), além de um breve resumo do total de cliques, principais referenciadores e localização superior no canto superior esquerdo da tela.

Abaixo disso, você verá o seu feed de Bitlinks à esquerda. Selecione um Bitlink para ver um resumo de seus detalhes à direita.

Seção de bitlinks

Criando Bitlinks

Para criar um novo Bitlink, passe o cursor sobre o botão laranja Criar e selecione Bitlink no menu suspenso. Um campo aparecerá no lado direito da tela, onde você poderá colar um link longo e ver automaticamente seu link se tornar um Bitlink.

Criando o Bitlink pela primeira vez

Se você quiser, pode personalizar os últimos caracteres do seu Bitlink. Quando estiver pronto para usá-lo, selecione o botão Copiar para copiá-lo e colá-lo em algum lugar ou o botão Compartilhar para compartilhá-lo no Twitter ou no Facebook.

Sempre que você cria um novo Bitlink, ele é postado no seu feed Bitlinks (com o mais recente na parte superior e mais antigo na parte inferior) para que você possa consultá-lo novamente mais tarde. Você pode clicar em qualquer link na coluna na parte inferior esquerda para ver os detalhes à direita, incluindo o título da página à qual ele se vincula, botões para copiar/compartilhar/editar, estatísticas de tráfego, referências e locais.

Gráficos de resultados do Bitlink

Para manter seus Bitlinks organizados à medida que você adiciona, marque a caixa de seleção ao lado de qualquer Bitlink no feed para marcá-lo ou ocultá-lo. Você pode usar a barra de pesquisa na parte superior para encontrar Bitlinks específicos por palavra-chave ou tag.

API Público

Você pode ter notado outros sites e ferramentas online populares que incorporam automaticamente Bitlinks em seus recursos. Isso porque o Bit.ly oferece uma API pública aberta para que os serviços de terceiros possam aproveitá-la.

Ferramentos do Bit.ly

Certifique-se de verificar as ferramentas do Bit.ly se você criar e compartilhar muitos bitlinks. Você pode:

  • Adicionar a extensão do navegador ao seu navegador de sua escolha (Safari, Chrome ou Firefox);
  • Arrastar o bookmarket para sua barra de favoritos;
  • Baixar o aplicativo para iPhone ou Android;
  • Adicionar o plugin WordPress ao seu site WordPress.

Usando seu próprio domínio encurtado

Não está satisfeito com o URL bit.ly? Sem problemas! Ele é versátil o suficiente para suportar domínios curtos que você compra de um registrador de domínios. Por exemplo, antes que o About.com se tornasse DotDash.com, ele tinha o domínio curto da marca, abt.com.

Bit.ly te orienta no processo de configurar seu domínio curto para trabalhar com a plataforma, para que você possa acompanhar seus cliques e estatísticas como um Bitlink comum.

Sempre que você criar um novo Bitlink em Bit.ly, basta selecionar bit.ly acima do campo de URL longo para alternar para usar seu próprio domínio.

O que você achou do Bit.ly? Conte-nos nos comentários.

fonte: Lifewire

2 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

Deixe um comentário: