Conecte-se conosco
20152F062F232F4c2FGmailUndoSe.af68b 1 - Tutorial: aprenda a cancelar o envio de emails no Gmail

Geral

Tutorial: aprenda a cancelar o envio de emails no Gmail

O recurso ‘Desfazer Envio’ é uma das funcionalidades mais interessantes do Gmail. Aprenda a ativá-la em pouquíssimos passos

nintchdbpict000282708891 720x480 - Tutorial: aprenda a cancelar o envio de emails no Gmail

Um erro simples na sua mensagem pode causar grandes incômodos (Imagem/Reprod.: The Sun UK)

Sabe quando você prepara aquele e-mail para o seu chefe ou para um cliente importante e, milissegundos após clicar no botão ‘Enviar‘, você nota que o anexo da mensagem estava errado?

Pois é, erros desse tipo não são raros e, justamente por isso, em 2015, o Gmail implementou a função ‘desfazer envio‘ que não só cancela a ida da mensagem como também salva muita gente de situações embaraçosas. Caso você não conheça a funcionalidade e deseje ativá-la em seu Gmail, segue a gente que te ensinamos a fazer isso:

Ativando o ‘Undo Send’

Limitações do Undo Send Gmail 720x333 - Tutorial: aprenda a cancelar o envio de emails no Gmail

 

  • Ativar o ‘Undo Send‘ no Gmail é bastante simples, basta seguir as imagens e seguintes instruções: primeiro, abra o seu gmail e localize os Ajustes no canto superior direito. Pressione esse botão e siga para as Configurações;

  • Estando nas Configurações, mantenha-se na primeira aba e marque a caixinha do ‘Undo Send‘. Note que, no botão logo abaixo, é possível definir quantos segundos você terá para cancelar o envio de um e-mail. Recomendamos deixar este valor em 30 segundos.

Desfazer envio no Gmail - Tutorial: aprenda a cancelar o envio de emails no Gmail

Prontinho! A partir de agora, sempre que você enviar um e-mail, uma opção de ‘Desfazer‘ será exibida na parte superior da tela, permitindo que você cancele a saída da mensagem com um só clique. Assim que você pressiona a opção, o e-mail volta para o editor de texto e você pode fazer todas as alterações que achar necessário. Legal né? 

Limitações

undo send inbox 720x480 - Tutorial: aprenda a cancelar o envio de emails no Gmail

O ‘Undo Send‘ também existe no Gmail para smartphones, mas é preciso ativá-lo antes no PC

Embora seja muito útil, o recurso tem suas limitações, por exemplo: depois de pressionado o botão ‘Enviar‘, você só tem 30 segundos para desfazer a ação. Não é possível cancelar o envio depois disso, sendo que, nas próprias configurações do recurso, existem opções com limites de tempo ainda menores – 30 segundos é o prazo máximo disponível na função.

Além disso, a ferramenta só é capaz de cancelar envios feitos após a sua ativação, ou seja, não adianta enviar um email e só então ativar o recurso, ele não poderá reter os envios anteriores.

E você, curtiu o nosso tutorial? Lembre-se de ficar ligado aqui, no Showmetech, para conhecer outros recursos como esse e não perder nenhuma novidade no mundo tecnológico!

 

 

Continue lendo
Advertisement

19 anos, brasiliense, acadêmico de Direito e apaixonado por tecnologia, informação e entretenimento.

Comentários
Subir