Qled ou nanocell

TV QLED ou NanoCell? Entenda como funcionam essas tecnologias

Avatar of jaime ninice
Explicamos de maneira detalhada como funcionam as principais tecnologias na classe de TVs intermediárias e respondemos à pergunta: QLED ou NanoCell, qual escolher?

Muitas são as dúvidas que podem surgir ao comprar uma Smart TV. Elas vão desde especificações técnicas, passando pelo modelo e qualidade da marca, até ao visual e design do produto, além de outros fatores. Uma das características a se considerar ao escolher uma Smart TV de classe intermediária para a residência é se ela será uma QLED ou NanoCell, duas das principais tecnologias representadas principalmente pelas marcas Samsung e LG. Mas o que significa cada uma delas? É o que iremos explicar a seguir.

Evolução das TVs

Antes de passarmos para o tema principal deste artigo, vamos entender um pouco como funcionam as TVs com tecnologia anterior às hoje populares TVs LED e aquelas que nem mais utilizam uma fonte de iluminação traseira para gerar imagens. A história dos televisores é antiga e iniciou com as TVs CRT, com suas características e limitações visuais, até chegar a telas que exibem cada vez mais recursos e qualidades, principalmente com o uso da função HDR e ampliação da resolução para até 8K. Algumas imagens entregam tamanha perfeição que parecem até mesmo ultrapassar a qualidade vista no mundo real pelos nossos olhos!

CRT

Qled ou nanocell
crt
TV CRT. Fonte: Wackoid

Comecemos pelas TVs CRT (Cathode Ray Tube, ou Tubo de Raios Catódicos, em português), as populares “TVs de tubo”. A TVs CRT tiveram início comercial nos anos 1930 e dominaram o mercado de televisores até os anos 90. Seu funcionamento se dava através do canhão eletrônico — existente em três quantidades (RGB) nas TVs coloridas —, um par de bobinas e uma tela, que possui um revestimento interior composto por fósforo.

LCD

Qled ou nanocell
lcd
TV LCD. Fonte: Buscapé

Já as primeiras TVs LCD (Liquid Crystal Display, ou Display de Cristais Líquidos em português) vieram logo depois e eram caracterizadas por possuírem uma tela fina composta por cristais líquidos — que fica localizada entre duas chapas de vidro —, e é controlada através de impulsos elétricos. Elas têm sua iluminação feita por uma lâmpada fluorescente (CCFL) para garantir a reprodução de cores no painel.

LED

Qled ou nanocell
led
TV LED. Fonte: Phillips

Para substituir as lâmpadas fluorescentes das TVs LCD, vieram as TVs LED, que utilizam fontes de luz LED (uma iluminação de diodos de luz) localizada na parte traseira (backlight), bem atrás da camada de tela LCD. Além de melhorar a qualidade de imagem das TVs com a tecnologia de luz LED, elas consomem menos energia e são, portanto, mais econômicas.

Contudo, o vazamento de luz nas laterais e o menor contraste e nitidez (com brancos e pretos pouco profundos e fiéis) destas TVs possibilitaram a criação de uma nova subcategoria de TVs LED, que usam o poder das partículas a seu favor, representadas pelas TVs QLED e NanoCell.

QLED ou NanoCell, qual a diferença?

E aí chegamos a um modelo melhorado de TVs com telas LED que utilizam pontos, ou partículas, para auxílio na correção de imagens, que são as TVs QLED ou NanoCell. Ambas possuem características semelhantes, como o uso dos nanocristais que podem ser ativados ou desativados individualmente para gerar cores ainda mais precisas e puras, porém, continuam tendo a necessidade de uma iluminação traseira (o backlight).

Qled ou nanocell
nanocell
QLED ou NanoCell, qual a diferença? Fonte: LG

O fato destas tecnologias controlarem cada pixel de maneira individualizada garante, em comparação aos modelos anteriores, uma profundidade e maior detalhamento de cores, luzes e sombras. A atuação destas tecnologias baseia-se na filtragem de cores, permitindo uma maior fidelidade no resultado final, além de auxiliar na melhora de aspectos como o brilho e contraste. Vejamos agora as principais características de cada um destes modelos, QLED ou NanoCell.

Como funciona a TV QLED?

Primeiramente, vamos detalhar o funcionamento de uma Smart TV que utiliza a tecnologia QLED. A Samsung é a representante maior desta tecnologia que iniciou em 2017 e utiliza a tecnologia dos Pontos Quânticos (Quantum Dots), também disponível em TVs da marca TCL. Os Pontos Quânticos são cristais, de materiais semicondutores ultrafinos e microscópicos (de 2 a 10 nanômetros, 20.000 vezes menores que os fios de cabelo), que podem emitir cores individualmente ao serem iluminados, totalizando, em conjunto, a geração de mais de um bilhão de cores.

Qled ou nanocell
qled
Esquema de cores nas TVs QLED. Fonte: Tvhifipro

Estas TVs, ainda que utilizem a iluminação traseira (backlight), possuem uma camada à frente do painel de LCD que contém estes pontos quânticos e atuam reproduzindo cada um uma cor, a depender de seu tamanho. Sendo assim, TVs QLEDs atuam oferecendo um volume de cores visíveis maior, auxiliando na geração de conteúdo HDR vibrante. Aqui, a luz colorida é mais precisa devido ao ajuste de velocidade que funciona no nível quântico. Essa maior eficiência na luminância pode aumentar consideravelmente a qualidade da imagem. 

Existe um fator a se considerar em TVs QLED, que são o seu painel VA. Os painéis VA (Vertical Alignment) encurtam o ângulo de visão, tornando-o mais limitado (podendo gerar uma névoa cinza a quem assistir a partir de um ângulo mais extremo). Entretanto, possuem maior contraste e deixam o preto mais profundo. São TVs mais indicadas para salas mais escuras.

Qled ou nanocell
qled
TV QLED. Fonte: Samsung

No entanto, alguns modelos de TV QLED possuem recursos para aumentar o ângulo de visão e tratar o reflexo. Modelos como a Neo QLED (que usa mini-LED no backlight — podendo se agrupar em maior quantidade nas zonas de escurecimento, aumentando ainda mais o contraste — e aumentam o ângulo de visão) e a QNED (da LG, que combina os Pontos Quânticos com a tecnologia NanoCell), são só alguns dos exemplos de melhorias.

Qled ou nanocell
qled
TV QLED. Fonte: Samsung

Vantagens da TV QLED

Entre as principais vantagens de uma TV QLED, estão:

  • Permite brilhos mais elevados;
  • Entrega um melhor contraste e preto melhor que a NanoCell;
  • Menos propensa a sofrer com o efeito Burn-in que as OLEDs.
Qled ou nanocell
qled
TV QLED. Fonte: Samsung

Desvantagens da TV QLED

Já quanto às desvantagens de uma TV QLED, compõem-se de: 

  • Ângulo de visão mais limitado que as TVs NanoCell.

Principais Smart TVs QLED para comprar

Como funciona a TV NanoCell?

Com a QLED da Samsung lançada e sua superioridade em relação às TVs LED convencionais, a LG também embarcou no sistema de uso de partículas para auxiliar na reprodução de imagens e trouxe para o mercado as suas TVs NanoCell, utilizando os nanocristais — partículas de 1 nanômetro que, quando juntas, criam uma imagem uniforme de qualidade elevada e precisa que se ajusta a diferentes ângulos de visão.

Qled ou nanocell
nanocell
Funcionamento da TV NanoCell. Fonte: Tvhifipro

Trata-se de uma tecnologia mais recente que, colocada à frente de um painel de LCD, possibilita a filtragem de cores impróprias para torná-las mais puras e entregar o RGB puro. As partículas nano utilizam um filtro de absorção de luminosidade (tecnologia de bloqueio de luz) para remover sombras e cores opacas e indesejadas, realçando as cores e deixando-as mais puras, vivas, naturais e com maior nitidez.

Outra qualidade está no painel IPS (In-Plane Switch) presente nas TVs NanoCell, capaz de ampliar o ângulo de visão. Além disso, as TVs com IPS ajudam a diminuir o reflexo de janelas ou lâmpadas e, portanto, são melhores para salas iluminadas, diferentes da concorrente Samsung e sua QLED. Em contrapartida, as TVs NanoCell entregam um preto pouco profundo e vibrante e, por conta da luz de fundo, o preto ou ponto cinza acabam sendo visíveis em ambientes escuros.

Tv qled ou nanocell? Entenda como funcionam essas tecnologias. Explicamos de maneira detalhada como funcionam as principais tecnologias na classe de tvs intermediárias e respondemos à pergunta: qled ou nanocell, qual escolher?
TV NanoCell. Fonte: Casa Vogue

É importante ressaltar que alguns recursos estão presentes nestas TVs NanoCell com o objetivo de melhorar pontos antes prejudicados. Entre eles, está a tecnologia Full Array Local Dimming que aumenta o contraste e atua na luminosidade das cenas de maneira inteligente, melhorando também os pretos.

Qled ou nanocell
nanocell
TV NanoCell. Fonte: LG

Vantagens da TV NanoCell

Entre as principais vantagens de uma TV NanoCell, estão:

  • Ângulo de visão mais amplo com o painel IPS;
  • Melhor para salas iluminadas.
Qled ou nanocell
nanocell
QLED ou NanoCell? Fonte: LG

Desvantagens da TV NanoCell

Já quanto às desvantagens de uma TV NanoCell, compõem-se de: 

  • Entrega um preto pouco profundo;
  • Menor qualidade de contraste que a QLED.

Principais Smart TVs NanoCell para comprar

Qual escolher: QLED ou NanoCell?

Fica então a dúvida sobre qual SmartTV escolher, QLED ou NanoCell. Apesar das diferenças e vantagens descritas acima, nem todas elas são iguais. Algumas contam com características adicionais que impulsionam recursos mais baixos — como diferenças na iluminação traseira — e uso de determinadas tecnologias, tornando-as compatíveis com seus concorrentes. 

No fim, ambas as TVs, QLED ou NanoCell, apoiam-se na reprodução mais fiel de cores. Algumas diferenças são visíveis ou mais preferíveis para alguns usuários do que para outros e, portanto, cabe a ele escolher a tecnologia mais ideal, de acordo com a utilização e suas preferências. Um teste com uma das TVs em aplicações mais utilizadas pode também ser uma boa pedida para realizar a escolha final. 

Tv qled ou nanocell? Entenda como funcionam essas tecnologias. Explicamos de maneira detalhada como funcionam as principais tecnologias na classe de tvs intermediárias e respondemos à pergunta: qled ou nanocell, qual escolher?Tv qled ou nanocell? Entenda como funcionam essas tecnologias. Explicamos de maneira detalhada como funcionam as principais tecnologias na classe de tvs intermediárias e respondemos à pergunta: qled ou nanocell, qual escolher?
Comparativo de imagens QLED (VA) ou NanoCell (IPS) respectivamente. Fonte: TVhifipro

E as OLED e MicroLED? São melhores?

Sim, porém mais caras, as TVs OLED e MicroLED, representantes maiores nas marcas LG e Samsung, respectivamente, adicionam ainda mais qualidade ao funcionamento das TVs. Este seria um assunto comparativo para outra matéria, mas, por enquanto, vejamos algumas das principais características de cada uma destas TVs.

OLED

A tecnologia OLED (Organic Light Emitting Diode, ou seja, Diodo Emissor de Luz Orgânico) utiliza pixels/diodos orgânicos (menores que os LED) que emitem a própria luz individualmente, não precisando mais de painéis traseiros de iluminação. Razão pela qual TVs com esta tecnologia apresentam um design ultrafino.

Tv qled ou nanocell? Entenda como funcionam essas tecnologias. Explicamos de maneira detalhada como funcionam as principais tecnologias na classe de tvs intermediárias e respondemos à pergunta: qled ou nanocell, qual escolher?
TV OLED. Fonte: LG

As TVs OLED transmitem  um contraste mais vívido e também têm a capacidade de permitir a visualização em mais ângulos ao redor da tela. É também capaz de entregar o verdadeiro preto — em razão da luz não escapar para as bordas e cada pixel se iluminar de forma separada —, mas, em contrapartida, são bem mais caras e contam com uma vida útil menor que as TVs LCD e LED. 

Além disso, as TVs OLED acabam por possuir mais chance de gerar o famigerado efeito burn-in (marca de borrão), que acontece quando uma imagem fica muito tempo parada em determinado ponto, algo típico em jogos de videogame.

MicroLED

Já as TVs que contam com a tecnologia MicroLED possuem recursos parecidos com a OLED, trazendo o verdadeiro preto e contraste infinito. Ao contrário das OLED, utilizam material inorgânico para produção de luz (nitreto de gálio – GaN), o que garante a elas uma vida útil maior e telas mais finas que a OLED, além de ainda gerarem um menor consumo de energia. São, portanto, tecnologias mais caras no mercado.

Tv qled ou nanocell? Entenda como funcionam essas tecnologias. Explicamos de maneira detalhada como funcionam as principais tecnologias na classe de tvs intermediárias e respondemos à pergunta: qled ou nanocell, qual escolher?
TV MicroLED. Fonte: Samsung Global Newsroom

Saiba mais:

Conheça mais sobre as próximas tecnologias em TVs que irão dominar o mercado

Fontes: Tvhifipro, buscapé, CompreSua_TV, Oficina da Net, ReviewTV, WePC, tvfindr, VSS Monitoring, MUO, Energia Inteligente, Mundo Educação, Hardware Central

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
4 comentários
  1. Tenho 2 NanoCell, 65′ e 55′, não tenho nd a declarar da imagem, são famtasticas lindas as Imagens, tanto a da Sala com a luz natural do dia qto a noite com a luz acesa ou apagada sua agem é viva e brilhante fantastica, a de 55′ q fica no quarto tbm idem, assiste-se mais com a luz apagada ou do abajour aceso, imagem tbm fantastica , as 2 ficam melhor ainda qdo os filmes no Prime Video e Netflix são 4K.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados