Upload, a nova série de comédia da Amazon Prime Video sobre um futuro pós-morte

Upload02 scaled
Greg Daniels, responsável por "O Rei do Pedaço", "The Office" e "Parks & Recreation", estreia sua nova série "Upload" na Amazon Prime
Anúncio
Upload, a nova série de comédia da Amazon Prime Video sobre um futuro pós-morte

Upload faz parte da estratégia da Amazon Prime Video em experimentar nomes consagrados na indústria para criar novos formatos.

Como falamos recentemente em nosso post sobre o prolífico produtor Ryan Murphy, que assinou um contrato milionário com a Netflix, os gigantes do streaming estão concorrendo por talento. A WarnerMedia, que entre seus muitos estúdios tem a HBO (e o serviço de streamingHBOMax que será lançado ainda esse ano) fechou com J.J. Abrams, que com muito sucesso reviveu as franquias Star Trek e Star Wars,.

Já a Amazon Prime Video preferiu “espalhar o ouro”, apostando em vários criadores, com os mais variados backgrounds (como aconteceu recentemente com “Tales From the Loop“), e foi exatamente assim que a nova série “Upload” foi criada.

Upload, nova série de comédia da Amazon Prime.
Imagem promocional de “Upload”.

Antes de “Upload”

O produtor americano Greg Daniels tem uma carreira consagrada na televisão americana. Trabalhando desde a década de 80, Daniels começou como um dos roteiristas da série “Not Necessarily the News“. Depois de 2 anos trabalhando na produção, ele conseguiu um incrível trabalho na maior plataforma de comédia dos Estados Unidos: Saturday Night Live.

Para o SNL (como também é chamado o programa), que existe desde 1975 e completa 45 temporadas em 2020, Daniels contribuiu entre 1987 e 1990 para nada menos que 51 episódios! Por um dos episódios Daniels ganhou um Emmy na categoria de melhor roteiro para um programa de variedades.

Na sequência Greg Daniels trabalhou como roteirista em “Os Simpsons” (pelo qual também ganhou um Emmy de roteiro) e em 1997, ao lado de Mike Judge, Daniels criou a série animada “The King of the Hill“, no Brasil intitulada “O Rei do Pedaço“. A série animada durou nada menos que 13 anos, ficando no ar até 2010.

Achamos no YouTube um dos comerciais dos anos 90, quando a série passava no canal SBT. Veja abaixo.

Greg Daniels ganhou mais um Emmy, agora como produtor executivo, pelo episódio “And They Call It Bobby Love“, lançado em 1998.

The Office e Parks & Recreation

A consagração em séries de comédia, que abriu o caminho para seu trabalho em “Upload” e também para “Space Force“, que estreia na Netflix no fim de Maio, se deu com duas comédias que se tornaram gigantescos hits de público e críticas: “The Office” e “Parks & Recreation“.

The Office” foi adaptada por Daniels a partir da versão britânica da série, criada pelo comediante inglês Ricky Gervais. A série estreou em 2005 e durou 9 temporadas. O programa foi o maior sucesso de Greg Daniels e também ajudou a consolidar a carreira de diversos atores: o comediante Steve Carrell e o ator/diretor John Krasinski (que dirigiu o ótimo “Um Lugar Silencioso“).

Pela série Daniels ganhou 2 Emmys: o 1º veio como melhor série de comédia em 2006 e depois como melhor roteiro em 2007. Veja uma cena do episódio “Gay Witch Hunt“, pelo qual ele ganhou o prêmio.

Já “Parks & Recreation” foi criada por Greg Daniels & Michael Schur e foi lançada em 2009. A série de comédia que explora um formato similar ao “The Office”, com entrevistas e o ambiente de um escritório, durou 7 temporadas e foi um grande sucesso de público e crítica.

A série ajudou a carreira dos atores Chris Pratt (que depois foi para os sucessos de bilheteria “Guardiões da Galáxia” e “Jurassic World“), Aziz Ansari (que conseguiu uma série na Netflix, Masters of None) e Nick Offerman (que acabou de estrear na Hulu com “Devs“).

Veja abaixo os personagens vividos por Aziz Ansari e Retta, em uma das cenas mais icônicas da série.

Upload

Greg Daniels, comissionado pela Amazon Prime Video, concebeu a série Upload como um misto de comédia e ficção científica.

A premissa: O ano é 2033. Pessoas à beira da morte podem escolher fazer um upload de si mesmas para programas de realidade virtual para passar a eternidade. Nathan Brown (Robbie Amell) é um programador que está prestes a lançar um aplicativo que permitirá às pessoas salvar suas vidas digitalizadas de graça. Porém, antes que isso aconteça, ele sofre um acidente quase fatal. No hospital, ele faz upload da sua consciência e vai viver em um hotel de luxo.

Confira o trailer abaixo:

Upload” funciona em boa parte pela sua premissa, mesmo que não seja lá muito original. O céu e a vida após a morte têm sido temas recorrentes em séries como os hits “The Good Place” e “Black Mirror“.

Na minha opinião, a ideia de uma vida após a morte, sob um ângulo distópico, funcionou melhor no ótimo episódio “San Junipero” da série Black Mirror, que inclusive ganhou 2 Emmys. No episódio, revela-se que San Junipero é uma realidade simulada, onde uma pessoa morta pode “viver” e receber visitas, escolhendo o melhor momento de suas vidas.

Upload”, além de trazer um universo similar, também combina elementos do excelente filme “Ela” de Spike Jonze. O personagem Nathan tem uma assistente no “plano físico”, Nora (Andy Allo) que serve como sua guia em se adaptar ao seu novo universo no “pós vida”. E lógico, que surgem possibilidades de romance entre eles.

Abaixo os atores principais falam um pouco mais sobre a série (em inglês).

Além do enredo principal, que foca nos desafios de Nathan em sua adaptação, a série adota elementos de suspense, que explora as condições misteriosas do acidente de carro que causou a morte de Nathan na vida real. Não é lá muito bem sucedido, mas tem momentos interessantes.

A série também quer fazer críticas às interações no mundo digital de hoje e tem situações inspiradas nestas, principalmente envolvendo a insuportável namorada de Nathan, que o pressionou para fazer seu upload.

Sem dar spoilers, há uma mudança drástica de tom em seu último episódio, que é um contraste de como a série começou, porém faz um ótimo gancho para temporadas futuras.

Os 10 episódios estão disponíveis na Amazon Prime Video e “Upload“, em apenas 10 dias, obteve grande sucesso na plataforma e série já foi renovada para uma segunda temporada.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter