VERO: como instalar o corretor ortográfico do LibreOffice

Vero Verificador Ortográfico LibreOffice
Mais sensível que muitos outros corretores na identificação de possíveis erros e mais fácil de usar, o VERO torna a revisão de um texto mais simples

O português é uma língua difícil, cheia de exceções em suas muitas regras. Porém, mais difícil que falar é escrever em português. Felizmente, existem os corretores ortográficos (também conhecidos como as ferramentas que podem salvar seus textos), seja em documentos de texto, navegadores, e-mails e mais. Nesse sentido, um corretor que tem destaque por sua eficiência é o VERO.

O VERO é a sigla para VERificador Ortográfico do LibreOffice, uma extensão gratuita que visa identificar e corrigir erros de ortografia. Vale destacar que ele foi o primeiro corretor a se adaptar ao acordo ortográfico vigente desde 2009 (o mesmo que deu e ainda dá muita dor de cabeça e gera muitas dúvidas na hora de escrever).

Vero Verificador Ortográfico LibreOffice
Página do verificador ortográfico

Em 2013, a equipe responsável pelo desenvolvimento do VERO desenvolveu um corretor gramatical com base em uma ferramenta nativa do LibreOffice, o Light Proof, aplicativo baseado em Python. Ele já está disponível para Inglês, Russo, Húngaro e português, que é o VERO.

Um dos grandes diferenciais do VERO é que ele possui menor índice de falsos positivos, maior identificação de palavras menos frequentes, de vícios de linguagem e mais. Na página do projeto há um documento que explicita todo o funcionamento do corretor, incluindo o que ele consegue identificar no texto.

Como instalar o VERO

A verdade é que uma das grandes dificuldades no uso do LibreOffice é o fato de que ele nem sempre vem com um dicionário de português na instalação para a verificação ortográfica (principalmente quando já vem instalado em um sistema operacional cujo idioma padrão está definido como inglês). Porém, a salvação pode ser “melhor que a encomenda”, visto que o VERO é capaz de identificar erros que outros corretores não seriam.

O primeiro passo é baixar o arquivo de instalação, o que pode ser feito na página do LibreOffice. Você pode escolher entre português Europeu ou do Brasil. Atualmente, a versão mais recente (3.2) só está disponível para português brasileiro. Ela contém verificador gramatical, ortográfico e hifenização e pode ser instalada do LibreOffice 3.3 em diante. Porém, caso haja erro, é necessário instalar primeiro a 3.0 e depois a 3.2 (sem desinstalar a 3.0). Você também pode baixar os módulos individuais, se preferir.

Vero Verificador Ortográfico LibreOffice
Página para download do corretor

Depois de salvar o arquivo no seu computador, vá até o diretório em que salvou e clique duas vezes no arquivo baixado. A instalação começa automaticamente. Após instalar, é só fechar a janela do gerenciador da instalação.

Vero Verificador Ortográfico LibreOffice
Janela de instalação do verificador ortográfico

Você também pode optar por instalar o verificador ortográfico direto do LibreOffice, com o programa aberto. Para isso, clique em “Ferramentas” e depois em “Gerenciador de Extensões”. Em seguida, clique em “Adicionar” na janela do Gerenciador de Extensões, busque pelo arquivo baixado (ele é um arquivo do formato .oxt) e clique em “Abrir”. Depois disso, o corretor está instalado.

Vero Verificador Ortográfico LibreOffice
Aba de Ferramentas do LibreOffice
Vero Verificador Ortográfico LibreOffice
Instalando o corretor pela aba de Ferramentas.
Vero Verificador Ortográfico LibreOffice
Busca pelo arquivo de instalação

Para fazer qualquer alteração, você pode ir no menu “Ferramentas” e depois em “Opções” no Libre Office. Então, é só clicar em “Configurações do idioma” e depois em “Corretor Gramatical”. Com a janela aberta, você escolhe as opções e depois clica em “Ok”.

Vero Verificador Ortográfico LibreOffice
Busque por Opções na aba de Ferramentas para fazer alterações.
Vero Verificador Ortográfico LibreOffice
Janela para fazer alterações no corretor ortográfico

Usando o VERO

Para usar o verificador ortográfico, é simples. Ao digitar seu texto, você pode ver que ele faz dois sublinhados: o azul e o vermelho. O azul é para “sugestões”, enquanto o vermelho é para palavras erradas. Ao clicar com o botão direito, ele indica o motivo pelo qual sublinhou o texto e te mostra as opções de correção. Você também pode fazer a mesma verificação clicando na opção de verificação de ortografia no menu superior.

Vero Verificador Ortográfico LibreOffice
Exemplo de verificação ortográfica
Vero Verificador Ortográfico LibreOffice
Exemplo de verificação ortográfica. Janela de sugestões abre ao clicar com o botão direito do mouse sobre a palavra
Vero Verificador Ortográfico LibreOffice
Ícone de verificação ortográfica no menu superior

Para efeitos de comparação, observe um exemplo das mesmas frases escritas no LibreOffice (com o VERO instalado) e no WPS Office (com corretor em português instalado). Percebe-se que o VERO é muito mais “sensível” aos possíveis erros de português cometidos, indo muito além dos erros comumente identificados.

Vero Verificador Ortográfico LibreOffice
Exemplo de verificação ortográfica com o VERO no LibreOffice
Vero Verificador Ortográfico LibreOffice
Exemplo de verificação ortográfica no WPS Office

Ainda, é interessante destacar que é possível contribuir para o projeto. Ao digitar uma palavra e perceber que ela ficou grifada em vermelho, ou seja, não foi reconhecida pelo corretor como uma palavra existente, você pode enviar um e-mail para a equipe do VERO ([email protected]) com a palavra (ou a lista de palavras). Você só precisa ter certeza que a palavra foi escrita de forma correta, claro. A contribuição é voluntária (embasada pela licença LGPL V3 e Mozilla Public License).

Independentemente do editor de texto que você usa, é sempre importante ter um corretor gramatical. Isso porque, mesmo que o seu português seja impecável, erros de digitação podem causar um belo estrago se passarem despercebidos.

No entanto, também é importante lembrar que, apesar de serem ferramentas muito úteis, você não pode confiar 100% no corretor (independentemente de qual seja). Sempre revise seus arquivos de texto cuidadosamente. Felizmente, esse trabalho está muito mais simples devido às ferramentas já desenvolvidas para a verificação ortográfica. Uma pena que ainda não inventaram um corretor ortográfico para quando a gente escreve no papel, não é mesmo?

Usa algum outro corretor? Deixe sua opinião sobre ele nos comentários abaixo.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta

Receba notícias por e-mail