Wall++ : conheça a parede touch que redefini a automação residencial

Wall++ : conheça a parede touch que redefini a automação residencial 6
Pesquisadores Universidade Carnegie Mellon e da Disney Research desenvolveram uma forma de transformar paredes convencionais em verdadeiros painéis touchs.

Pesquisadores da Universidade Carnegie Mellon e da Disney Research desenvolveram uma tecnologia que pode ser enquadrada como  “invisível” – estão presentes em nossa vida mas sua funcionalidade é baseada na maior naturalidade possível, conectada ao dia-a-dia.

Estamos falando da Wall ++, que torna paredes convencionais em touchpads gigantes, para que diversas aplicações automatizadas possam ser aplicadas.

Da ficção científica para sua casa

A Wall++ se parece com algum conceito retirado de um filme de ficção científica ou vídeo no youtube imaginando alguma casa futurista. Trata-se de uma parede convencional transformada em uma infraestrutura revestida de eletrodos. Essa infraestrutura inteligente é capaz de detectar o toque humano, entre outras funções.

Para realizar o experimento, os pesquisadores envolvidos no projeto testaram várias tintas condutoras; a melhor maneira de aplicá-las; a forma como conectar os eletrodos na parede; como otimizar a sensibilidade da antena, entre outras coisas.

Wall ++

A equipe chegou a conclusão que a melhor opção seria utilizar tinta condutiva de níquel, aplicada na parede com um rolo. O padrão de pintura adotado foi a forma de diamante. Para a conexão dos eletrodos, foram utilizados fitas de cobre. Adesivos de vinil foram utilizados como isolante e tinta látex foi aplicada para o acabamento. O protótipo custou apenas US$ 21 por metro quadrado.

O resultado, conforme explicou Chris Harrison, chefe do Carnegie Mellon’s Future Interfaces Group (FIG), ao Digital Trends, são paredes sensíveis ao toque, com diversas funcionalidades inteligentes que podem ser adicionadas.

Aplicações reais

Wall ++

Até agora falamos da forma como o projeto funciona na teoria e os procedimentos utilizados para sua concepção, mas, afinal de contas, como a Wall ++ pode facilitar nossa vida?

Além de poder ser ativada pelo toque, a parede foi capaz de identificar gestos, movimentos e dispositivos que estão sendo utilizados próximos a ela. Com a integração de softwares e dispositivos podemos estar diante de uma forma completamente diferenciada de automação residencial.

Harrison enfatiza: “Quer um interruptor de luz aqui? Certo! Quer reproduzir a sua playlist favorita ao tocar nesta parte da sua sala de estar? Certo! Totalmente personalizável, como software, mas para o mundo ao seu redor.

A Wall++ poderia servir também como um controle para iluminação, temperatura e volume da reprodução de uma música ou vídeo. As possibilidades são inúmeras, variam de acordo com a integração da parede com os softwares e dispositivos ao seu redor.

Confira abaixo o vídeo com o passo a passo da construção da Wall ++

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba notícias por e-mail

Receba notícias no seu e-mail
Holler Box