WhatsApp Business já está disponível para testes; conheça

WhatsApp
O aplicativo voltado para empresas, WhatsApp Business, já está sendo testado com a possibilidade de incluir números fixos, entre outras novidades.

WhatsApp Business foto aplicativo 720x516 - WhatsApp Business já está disponível para testes; conheça

O WhatsApp Business, versão corporativa do aplicativo de mensagens do Facebook, já está disponível para alguns usuários na Google Play Store. O ícone é um pouco diferente do tradicional, conta com um B no lugar do gancho do telefone.

Outra diferença, é a possibilidade de cadastrar contas em telefones fixos, configurar um perfil público e migrar as suas conversas antigas.

Lançado há um mês, para tentar tornar o app lucrativo, o serviço ainda está em testes. A empresa tem solicitado ao usuário que envie comentário sobre as configurações de conta, a migração dos dados de quem já tinha o WhatsApp existente, a funcionalidade das respostas automáticas e das análises.

Uma das grandes novidades, é a possibilidade do suporte de número de telefone fixo, o que ainda não é possível. Porém, a página de suporte da empresa indica que essa funcionalidade estará disponível em uma versão futura ao criar uma conta corporativa.

WhatsApp Business foto comunicado 720x781 - WhatsApp Business já está disponível para testes; conheça

O que seria uma boa notícia para donos de pequenas empresas, que podem separar os contatos profissionais dos pessoais.

Outra facilidade será o recurso de tradução simultânea, que estará disponível futuramente, facilitando conversas entre pessoas que falem idiomas diferentes.

Porém, para ter acesso a todos esses recurso e baixar o WhatsApp Business é preciso responder a uma pesquisa com os dados da sua empresa e esperar até que a sua solicitação seja aprovada. Por enquanto o download do aplicativo só é possível para contas autorizadas pelo WhatsApp, mas é possível se inscrever para testá-lo.

O projeto piloto do aplicativo está em andamento. A empresa já afirmou que a versão final será gratuita somente para as pequenas empresas.

Facilidades para as empresas

O visual do aplicativo é bastante parecido com o aplicativo, o que facilita na identificação. Os ícones tradicionais como a câmera, conversas, status e ligações permanecem na versão corporativa, que traz algumas mudanças em suas Configurações.

O perfil existente da conta corporativa possui uma imagem de perfil, que é possível expandir. Além do nome da empresa, será possível definir a localização, o tipo de empresa (de acordo com uma lista existente), a descrição do perfil da companhia, um endereço de e-mail e um website.

O aplicativo também indica se a sua empresa tem a conta verificada ou não. Essas informações será basicamente tudo o que os clientes irão ver ao adicionarem e tentarem entrar em contato com a empresa.

WhatsApp Business foto perfil foto - WhatsApp Business já está disponível para testes; conheçaWhatsApp Business foto perfil - WhatsApp Business já está disponível para testes; conheça

A páginas de estatísticas também está bem simples. Agora, só é possível saber o total de mensagens enviadas, entregues, lidas e recebidas. O recurso, aliás, é bem mais simples do que já existe hoje no menu do WhatsApp tradicional (Configurações -> Uso de Dados -> Uso de rede).

WhatsApp Business foto estatisticas - WhatsApp Business já está disponível para testes; conheça

Uma das funcionalidades, que ainda está em desenvolvimento, mas já pode ser testada, é a possibilidade de envio de mensagens automáticas quando o perfil estiver fora do horário de trabalho. Para isso, basta definir no calendário os dias e horários nos quais o atendimento não estará disponível, bem como configurar uma mensagem padrão, incluindo emojis;

WhatsApp Business foto mensagem fora - WhatsApp Business já está disponível para testes; conheça WhatsApp Business foto mensagens fora - WhatsApp Business já está disponível para testes; conheça

Caso a empresa já utilize o WhatsApp atualmente, o aplicativo também possibilita migrar a conta atual para uma corporativa. Com isso, haverá uma opção para que as conversas migrem para o WhatsApp Business.

Novidades para o cliente

WhatsApp Business foto clientes 1 - WhatsApp Business já está disponível para testes; conheça

Segundo o site Android Police, ao adicionar o número de uma empresa na sua lista de contatos, será possível acessar todas as informações do perfil cadastradas pela empresa. Além disso, ao iniciar uma conversa, o WhatsApp exibirá o aviso de criptografia habitual, além de uma mensagem informando se é uma conta verificada.

Comentários do Facebook

Receba Notícias por E-mail:

Share via