Veja todas as novidades do Windows 10 Fall Creators Update

Veja todas as novidades do Windows 10 Fall Creators Update
A nova versão do software da Microsoft não tem grandes novidades, mas novos recursos que podem mudar o cotidiano do usuário
Microsoft Windows 10 Fall Creators Update - Veja todas as novidades do Windows 10 Fall Creators Update
Com o Windows 10 Fall Creators Update, os dispositivos possuem melhor sincronização com o “Continue no PC”, mesmo que seu celular seja Android ou iOS

A Microsoft finalmente lançou a versão final da atualização Windows 10 Fall Creators Update. Ela não possui novidades impressionantes, mas trará um impacto no cotidiano, melhorando principalmente a produtividade.

Do novo conversor na calculadora até a realidade virtual, saiba agora todas as novidades do Windows 10 Fall Creators Update!

Leia também

Windows 10 Fall Creators Update: como atualizar seu PC hoje

Fluent Design

Captura de Tela 31 - Veja todas as novidades do Windows 10 Fall Creators Update
MyTube, aplicativo já adaptado para o Fluent Design

Essa atualização do Windows introduzirá finalmente o Fluent Design, a nova proposta visual da Microsoft. Você notará mudanças no sistema e em aplicativos, com fundo translúcidos, efeitos de luz, movimento e profundidade.

Por exemplo, abra a calculadora e veja seu fundo totalmente “acrílico”, com seu mouse iluminando as teclas. Porém, a Microsoft não aplicou a própria ideia em todos os seus programas, o que não ajuda a outros desenvolvedores adotarem o visual. Caso queira testar, há bons apps em Fluent Design, como o MyTube.

Menu Iniciar e Central de Ações

menu iniciar - Veja todas as novidades do Windows 10 Fall Creators Update
Foto por Windows Central

Ao ligar o computador você já poderá notar mudanças. O Menu Iniciar mudou discretamente. Agora o desfoque do fundo dele é em efeito “acrílico”, não mais translúcido. Isso faz parte do Fluent Design. Também passa a ser possível redimensionar o menu na diagonal.

A Central de Ações também está com o efeito acrílico. As notificações agora são exibidas como cards isolados, sendo que o primeiro do grupo fica sempre expandido. As notificações, quando mostradas na área de trabalho, também são em acrílico, e o botão de “fechar” não é mais um X, é uma seta para direita.

Minhas Pessoas

Captura de Tela 32 - Veja todas as novidades do Windows 10 Fall Creators Update
Interagir com amigos numa janela compacta é o grande objetivo do recurso

Esse recurso deveria ter sido lançado no Windows 10 Creators Update, mas foi adiado para esta atualização. Com ele, é possível ter acesso rápido a mensageiros com pessoas selecionadas. A pessoa fica na barra de trabalho, como um programa. Quando você clicar nela, verá um hub com todos os aplicativos em que vocês estão conectados.

Também é suportado o “clique e arraste”, para compartilhamento fácil de arquivos. Entretanto, tudo depende do desenvolvedor, por isso atualmente existe poucas opções de apps, limitando-se a agenda, email e Skype. O app Unigram, um cliente de Telegram, também suporta o recurso, mas o Messenger do Facebook não.

emojipop - Veja todas as novidades do Windows 10 Fall Creators Update

Caso o Minhas Pessoas seja mais adotado, poderemos ver mais usos legais surgirem. No Skype, se alguém enviar um emoticon, ele surge animado na área de trabalho, acima do contato da pessoa. Portanto, vamos torcer para que mais desenvolvedores apoiem e tenhamos acesso mais rápido aos nossos amigos em outros apps.

Captura de Tela 33 - Veja todas as novidades do Windows 10 Fall Creators Update
Compartilhar diretamente com meus amigos o link para comprar um dos melhores álbuns de rock do ano, Villains de Queens of the Stone Age

As pessoas fixadas, e outros contatos recentes, agora aparecem no topo da interface de compartilhamento do Windows. Outro tática para tornar mais rápida a troca de mensagens.

Sincronização com o celular

Build 16251 02 700x475 - Veja todas as novidades do Windows 10 Fall Creators Update
Recurso “Continue no PC” no Android

A Microsoft já anunciou com todas as letras que o Windows 10 Mobile não vai receber mais recursos, só atualizações para correção de bugs e segurança. Com isso, o foco móvel passará a ser verdadeiramente no Android e iOS, a um nível de sincronização nunca visto nem no Windows 10 Mobile.

A Cortana no Android agora avisa no PC quando você recebe ligações. A função “Continue no PC“, possibilita que você compartilhe com o computador tarefas que estava fazendo no celular. Então aparecerá no computador uma notificação perguntando se você deseja abrir tais aplicativos no mesmo ponto em que estava no smartphone.

O Edge, agora disponível no Android e iOS, também faz parte da nova tática da Microsoft. Pois passa a ser possível sincronizar os dados do navegador entre os seus dispositivos, mesmo que não sejam Windows!

OneDrive Files On-Demand

Uma das coisas mais legais de ter o OneDrive instalado no PC, no Windows 8.1, era ter acesso a arquivos e só baixá-los quando fosse abrir. No Windows 10, a função foi inexplicavelmente retirada. Você só podia ver arquivos baixados. Agora o Files On-Demand está aqui para nos salvar!

7f18d70910c13fde819139b6200a9a92 - Veja todas as novidades do Windows 10 Fall Creators Update

Com o Files On-Demand você verá tudo o que há no seu OneDrive, podendo escolher quais arquivos baixar e quais serão carregados somente quando quiser abrir. O recurso voltou melhorado, agora com maior integração com o sistema, podendo ser usado por streaming em apps e até ter acesso no subsistema Linux.

Microsoft Edge

Captura de Tela 34 - Veja todas as novidades do Windows 10 Fall Creators Update
Note a barra superior com efeito acrílico, para o meu wallpaper vermelho

O navegador não recebeu grandes mudanças. O visual continua o mesmo, sendo a barra superior em acrílico a diferença mais perceptível. A outros novos recursos que merecem atenção:

  • Anotações em e-books e PDFs;
  • Fixa sites na barra de tarefas;
  • Ler sites, e-books e PDFs em voz alta;
  • Editar URL de favoritos;
  • Ver e gerenciar as permissões de sites;
  • Maior estabilidade e agilidade;
  • Migrar cookies e configurações do Chrome;
  • EdgeHTML 16.

Gaming

Na atualização passada a Microsoft introduziu o Game Mode, que prometia melhorar o desempenho em jogos. Entretanto, testes mostraram que o “boost” praticamente não tem efeito e alguns games chega a apresentar problemas.

Captura de Tela 23 - Veja todas as novidades do Windows 10 Fall Creators Update
Botão “Game Mode” acessível na barra de jogo, no Quantum Break

A Microsoft diz ter feito mudanças no Game Mode, para corrigir bugs e dar um boost melhor. Agora é possível ativar com um clique na “game bar”.

O Mixer inicia a transmissão mais rapidamente, além de poder escolher quais fontes de áudio devem estar no streaming.

Nas configurações, há uma seção separada chamada “Rede Xbox“, para exibir como está a conexão online com a Live, a latência e diagnóstico de problemas. A uma nova seção para o inédito recurso “TruePlay“, que quando ativado vai coletar informações do computador, a fim de investigar se você está usando trapaças. Em alguns jogos será obrigatório ativar o TruePlay.

gpu gerenciador 01 - Veja todas as novidades do Windows 10 Fall Creators Update
Informações da GPU no Gerenciador de Tarefas

O Gerenciador de Tarefas também será mais utilizado pelos gamers, porque agora mostra o estado da placa de vídeo.

Novo ajuste de uso da bateria

bateria - Veja todas as novidades do Windows 10 Fall Creators Update
Imagem por Windows Central

Escolha mais facilmente como utilizar a bateria. Ao clicar no ícone de bateria, na barra de tarefas, abre um pequeno menu com uma barra em que você pode deslizar entre melhor economia de energia e melhor desempenho, com quatro níveis. A Microsoft alega tem feito mais mudanças no sistema para poupar mais bateria de qualquer forma.

Windows Mixed Reality

windows mixed reality - Veja todas as novidades do Windows 10 Fall Creators Update
Windows Mixed Reality é uma nova forma de usar o seu dispositivo, em VR

Com o Windows 10 Fall Creators Update, o Windows Mixed Reality ganha força. Agora há diversos óculos VR para WMR e mais aplicativos, brevemente até o Steam vai rodar com a realidade virtual da Microsoft.

microsoft view mixed reality 2 700x467 - Veja todas as novidades do Windows 10 Fall Creators Update

Se você não tem um óculos VR, sem problema, poderá brincar de AR com o Mixed Reality Viewer. Com ele você pode ver objetos 3D no mundo real, através de sua câmera.

Edite e crie

O aplicativo Fotos está melhor. Inteligente, agora ele pode identificar rostos de pessoas e separar, mostrando uma seção só com fotos de tal pessoa.

Captura de Tela 30 - Veja todas as novidades do Windows 10 Fall Creators Update
Ele sugeriu a busca “bagageiro” e eu achei que mostraria nada. Até eu me impressionei com o resultado, no mínimo inusitado, mas correto

Dá para buscar digitando o nome de cidades e também por características da foto. Procure por fotos com sorriso, com máscaras, bagageiro e tudo o que vier à sua cabeça. Ele acha!

8c8d08d7fc2852f95b966067a8ef6ce6 - Veja todas as novidades do Windows 10 Fall Creators Update
Criação de vídeo no Story Remix, dentro do app Fotos

O Story Remix é como um Movie Maker atualizado, sem tantos recursos, mas com efeitos em 3D, ancoragem de elementos e efeitos especiais. Ele tem um pouco da herança dos três aplicativos de criação de vídeo para Windows Phone feitos pela Nokia e Microsoft. Experimente criar suas histórias com o aplicativo.

Microsoft Store

Captura de Tela 35 e1508347972756 - Veja todas as novidades do Windows 10 Fall Creators Update
Novo logo da loja

A Windows Store deu lugar à Microsoft Store, unificando de vez a loja do PC com do Xbox. Além disso, a nova loja vai vender mais do que aplicativos, filmes e jogos, mas também hardware da Microsoft e de parceiros.

Segurança

O Windows Defender não é só antivírus mais. Com o Windows Defender Exploit Guard, temos também um ransomware gratuito, ele protege o computador de programas que tentam modificar maleficamente as configurações do sistema.

O Windows 10 não utiliza mais o SMBv1, fazendo uso da versão mais recente do SMBv2, outra medida para agregar maior segurança. Se você quiser, poderá também bloquear o acesso de programas desconhecidos a pastas e discos específicos.

Mais novidades:

  • Menu de emojis apertar Windows + Ponto; mas sem suporte a Português do Brasil ainda;
  • Novo teclado touch de digitação deslizante, como no Windows Phone, totalmente redimensionável;
  • Limitar porcentagem de largura de banda para fazer download e upload de atualizações;
  • Cada atualização no Windows Update tem sua barra de progresso;
  • Desempenho melhorado no subsistema Linux, incluindo suporte a COM;
  • Não precisa ativar o modo de desenvolvedor para usar o subsistema Linux;
  • Rastreamento de olho para navegar em todo o Windows, até para digitar;
  • Cortana suporta comandos para desligar, suspender, hibernar e reiniciar o PC;
  • Mais gestos para caneta, sendo possível fazer correções mais facilmente;
  • “Find My Pen” para saber qual foi o último lugar em que usou a caneta;
  • Usar caneta como clicker no PowerPoint;
  • Melhor leitura de PDFs no Edge, podendo até girá-los;
  • Conversor de moedas no app Calculadora;
  • É possível recuperar o PIN e senha a partir da tela de bloqueio;
  • Narrador também gera descrições de imagens;
  • App “Dicas” atualizado;
  • Suporte ao novo Office com objetos 3D em 360º;
  • Tirar screenshots de jogos com HDR;
  • Compartilhar arquivos com aplicativos direto do Windows Explorer;
  • Aplicativos universais aparecem no mixer de volume, para controle individual de volume;
  • Ativar ou desativar o Windows Sonic mais rápido, com opção ao clicar com o botão direito no ícone de volume.

Comentários do Facebook

Receba Notícias por E-mail:

Share via