Windows 11 reduz performance do amd ryzen em até 15%

Windows 11 reduz performance do AMD Ryzen em até 15%

Avatar of otávio queiroz
Problemas afetam especialmente programas que dependem de latência de cache e performance single core

Liberado no início da semana pela Microsoft, o Windows 11 reduz performance do AMD Ryzen em até 15%. O alerta foi feito pela própria AMD, que também informou já estar trabalhando em uma correção junto à Microsoft neste momento. Os efeitos são mais perceptíveis em situações em que a latência pesa muito no desempenho, como em jogos competitivos.

De acordo com a nota divulgada pela fabricante de microprocessadores, foram encontrados dois problemas principais com o Windows 11 no Ryzen: na latência do cache L3, componente interno da CPU, que pode ser até três vezes maior quando o sistema roda o Windows 11; e no recurso “Preferred Core”, função de otimização de desempenho que leva tarefas em execução para o núcleo mais poderoso do chip.

Microsoft e amd já anunciaram estar trabalhando em patch para corrigir o problema
Microsoft e AMD já anunciaram estar trabalhando em uma correção que deve sair ainda no mês de outubro

Enquanto a perda de desempenho fica em torno de 3% a 5% na primeira falha, na segunda esse número é mais significativo, representando até 15% de redução no poder de processamento da máquina. O erro no “Preferred Core” atinge principalmente usuários que costumam utilizar o computador para jogos competitivos, segundo o comunicado.

O problema afeta 180 CPUs da AMD compatíveis com o Windows 11 das mais diversas arquiteturas, como as Zen+ (série AMD Ryzen 2000), Zen 2 (série AMD Ryzen 3000) ou Zen 3 (série AMD Ryzen 5000). Alguns modelos da família EPYC (servidores) e Athlon (baixo custo) também foram afetados.

Para resolver o problema, a AMD e a Microsoft trabalham em conjunto em um patch que deve ser lançado ainda no mês de outubro. Provavelmente, o usuário terá apenas que atualizar o seu computador assim que possível para ter todo o desempenho restabelecido.

Para evitar que seus computadores tenham a queda de performance, recomendamos que proprietários de PCs com processadores AMD Ryzen aguardem a liberação do patch pela Microsoft antes de atualizarem o sistema operacional para o Windows 11.

Veja também:

Microsoft Office 2021 estará disponível para download em outubro, junto com Windows 11. Confira o que há de novo na nova versão.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados