Ios 12 capa

WWDC18: iOS 12 chega com Realidade Aumentada compartilhada e Notificações em Grupo

Avatar de janderson oliveira
iOS 12 chegará a todos os dispositivos com iOS 11, com diversas novidades, como o FaceTime em grupo de 32 pessoas. O watch OS também teve atualização anunciada.

A WWDC 2018 começou! O evento anual da Apple para desenvolvedores surpreendeu novamente, pois apresentou muito mais recursos que o esperado. A primeira metade do evento foi dedicada a falar do iOS 12 e watchOS 5.

Além disso, as novidades foram muitas, desde realidade aumentada até Siri,  até competições no Apple Watch. Confira agora os destaques das atualizações dos softwares!

iOS 12 vai chegar até para o iPhone 5S

Wwdc18: ios 12 chega com realidade aumentada compartilhada e notificações em grupo
Todos os aparelhos da Apple, desde 2013, irão receber o iOS 12

Como sempre, a Apple iniciou comparando a taxa de pessoas utilizando a última versão do iOS e Android. Dos aparelhos com iOS, 81% estão na versão 11, contra apenas 6% dos aparelhos com Android na versão 8.

É um fato, a Apple libera atualização para mais aparelhos. Por sua vez, no Android existe toda uma dificuldade até em aparelhos com sistema puro. Assim, a Apple reafirma o compromisso e levará o iOS 12 a todos os dispositivos que já possuem o iOS 11, desde a linha de 2013, que inclui o iPhone 5S.

O iOS 12 vai tirar todo o potencial dos processadores. Segundo a Apple, os apps abrirão até 40% mais rápido, sendo a câmera acionada até 70% mais rápida. O iPhone vai ficar ainda mais veloz!

ARKit 2.0 e a evolução da realidade aumentada

Wwdc18: ios 12 chega com realidade aumentada compartilhada e notificações em grupo
Experiências AR serão compartilhadas com o ARKit 2.0

O ARKit, ferramenta para devs criarem em realidade aumentada, está ficando cada vez mais robusto. Com o ARKit 2.0 a Apple anunciou o USDZ, novo formato para arquivos de realidade aumentada. Os arquivos USDZ são objetos que podem ser abertos para visualização.

A Apple planeja que o USDZ popularize e mude a internet. Ao ler um artigo no Safari será possível interagir com objetos USDZ incorporados à postagem. Se for uma loja, poderá visualizar o produto em tamanho real no ambiente.

Wwdc18: ios 12 chega com realidade aumentada compartilhada e notificações em grupo
Apple anuncia seu próprio aplicativo de medição

Além disso, o iOS 12 finalmente receberá um aplicativo nativo de medição, o Measure. Com ele as medições serão feitas de forma precisa e completa. Não é uma simples régua, pois calcula área, dimensão e muitos mais, tudo graças ao ARKit.

Wwdc18: ios 12 chega com realidade aumentada compartilhada e notificações em grupo
LEGO exibiu um jogo feito com o ARKit 2.0

Por fim, entre as parceiras que subiram no palco, a que mais impressionou foi a LEGO. Ela mostrou um pequeno jogo AR que inaugura o recurso de experiências compartilhadas do ARKit. Ou seja, mais de um dispositivo vendo em tempo real o mesmo objeto, mas cada um em seu ângulo de visão. O jogo que a LEGO mostrou era um sandbox para construir, explorar e interagir com uma cidade.

O app de Fotos sabe o que você quer

Wwdc18: ios 12 chega com realidade aumentada compartilhada e notificações em grupo
“For You” será a seção de sugestões do app Fotos

Assim como todos os atuais aplicativos nativos de galeria, o Fotos do iOS tem recurso de busca inteligente. Pesquisar por um objeto, data ou lugar, além de ter a separação de fotos por pessoas que aparecem. A Apple decidiu ir além.

O app Fotos no iOS 12 possuirá uma seção apenas de sugestões. São dicas de pesquisa, fotos em destaque, e até mesmo sugere compartilhar fotos com seus amigos presentes.

Siri fará mais com menos palavras

Um pouco semelhante ao funcionamento do IFTTT, a Siri ganhou o recurso de “atalhos”. O usuário configura o que acontece se ele disser uma certa frase, qual app acionará e o que esse fará.

O usuário pode programar que ao dizer “Siri, voltando para casa”, a assistente abra o app de mapas com o trajeto, mande o seu tempo de chegada para um parente e também ligará o termostato de casa.

A Siri também irá ocupar a tela bloqueio com sugestões em notificações interativas. A Siri aprenderá a rotina do usuário e mostrar uma notificação com o prato sempre come no almoço. Um toque e o pedido será feito.

Notificações em grupo e silenciosas

Wwdc18: ios 12 chega com realidade aumentada compartilhada e notificações em grupo

Ligar a tela e ver dezenas de notificações de grupo de WhatsApp enchendo a tela atrapalha a visualização. Portanto, com o iOS 12 as notificações enfim serão agrupadas por apps. Esse era um dos maiores pedidos dos usuários.

No iOS 12 também será fácil modificar as opções de notificação de um app. Isso é, escolher se as notificações devem ser entregues silenciosamente ou bloquear qualquer novidade do aplicativo.

A noite mais escura e sem interrupções

Você de sono leve não terá mais a noite atrapalhada pela tela do iPhone ligando com notificação. No iOS 12, durante a noite, as notificações serão exibidas numa tela escura, como já acontece em outros smartphones Android.

Já o modo Não Perturbe estará mais personalizável. São novas maneiras de programar quando o modo deve ficar ativo: por uma hora, toda a manhã, até sair da escola (rastreamento por GPS) ou até o final do evento atual (sincronização pelo calendário).

Só mais 15 minutos, cronometrados

Wwdc18: ios 12 chega com realidade aumentada compartilhada e notificações em grupo
Chega de videogame por hoje, Vitor!

O smartphones tem ficado colado na mão das pessoas. O Screen Limits tem o objetivo de acabar com exageros. Antes de tudo, a ferramenta é um analista de atividades. Ele mostra quanto tempo o dispositivo ficou com a tela ligada, quais os apps mais usados, quais os gêneros de aplicativos, qual a sessão mais longa de uso, quanto tempo usuário o ficou usando o aparelho na cama (quando deveria estar dormindo).

Para controlar esse uso exacerbado, o usuário pode escolher por quanto tempo cada app pode ser utilizado por dia. Quando o tempo esgotar, um aviso será mostrado e o aplicativo fechado. Chega por hoje!

Seja um emoji, um memoji

Wwdc18: ios 12 chega com realidade aumentada compartilhada e notificações em grupo
Você será um emoji totalmente personalizável

Quando os Animojis surgiram no iPhone X, a Samsung respondeu com o Galaxy S9 e os emojis do próprio usuário em 3D. A Apple decidiu fazer o mesmo, só que de um modo muito mais completo.

O Memoji pode criar um esbouço do usuário, mas totalmente personalizável: cor da pele, tipo de cabelo, acessórios e sardas. Além disso, versões semelhantes de outros emojis.

Os Animojis também receberão melhorias, com novos personagens (Fantasma, Koala e mais) e a capacidade de reconhecer a língua do usuário.

FaceTime em grupo com 32 pessoas

Wwdc18: ios 12 chega com realidade aumentada compartilhada e notificações em grupo
Uma verdadeira conferência

O FaceTime enfim recebeu suporte a chamadas em grupo, e com um incrível número de 32 pessoas. Os membros aparecem na tela em quadrados e recebem destaque quando falam.

O watchOS 5 reapresenta o Walki-Talkie

Wwdc18: ios 12 chega com realidade aumentada compartilhada e notificações em grupo

Uma das maiores funcionalidades dos smartwatches é o monitoramento de exercícios. Assim, o watchOS 5 traz novas modalidades: yoga e alpinismo. Uma boa novidade é que o Apple Watch poderá identificar a movimentação e perguntar se deve iniciar o acompanhamento do exercício, assim como a finalizar.

Outro novo recurso muito bacana é o de competição. O watchOS mostrará a comparação de seu progresso diário em relação a amigos. É ótimo para estimular a prática de exercício físico e provar como você é o melhor!

Wwdc18: ios 12 chega com realidade aumentada compartilhada e notificações em grupo

Porém, o que chamou mais atenção foi como a Apple reviveu o Walkie-Talkie. O aplicativo funciona com a necessidade de internet, mas não precisa que os Apple Watches estejam próximos.

Por fim, a Siri também ganhou a função de atalhos no watchOS 5. Com isso, o sistema operacional ficou mais satisfatório, incluindo o Safari para navegação de páginas web completas.

Quer saber mais sobre o WWDC18? Confira nosso resumo abaixo!

WWDC18: Confira o resumo de tudo o que rolou no evento da Apple

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Comentários estão fechados.

Posts Relacionados