REVIEW: Galaxy S9 e S9+ e sua câmera reimaginada

galaxy s9 s9 plus review showmetech Samsung
Confira o review completo dos novos smartphones da Samsung, os poderosos Galaxy S9 e S9+. Cada melhoria, cada detalhe e cada diferença entre os modelos, a gente comenta aqui.
Galaxy S9 S9 Plus Samsung smartphone review 1 720x405 - REVIEW: Galaxy S9 e S9+ e sua câmera reimaginada
Galaxy S9 e S9+: um supercomputador na palma da sua mão

A Samsung acaba de trazer para o Brasil sua mais nova dupla de flagships (topos de linha, em tradução livre), os smartphones Galaxy S9 e Galaxy S9+. Desta vez, a diferença não está apenas na tela ou no tamanho, então o consumidor precisará examiná-los em mais detalhes, para saber se prefere o modelo grande (S9+) ou a versão mais compacta (S9).

Aqui no Showmetech tivemos a oportunidade de testá-los por bastante tempo, descobrindo pontos positivos e negativos. O resultado dessa análise, você confere logo abaixo:

Resumão: O que muda no S9 e S9+:

  • Nova câmera com abertura variável  (entre f/1.5 e f/2.4 de abertura) para se adaptar às condições de luz do ambiente;
  • Fotos com nitidez melhor em ambientes bem iluminados (com luz do sol);
  • Fotos um pouco melhores em ambientes pouco iluminados (o resultado varia muito);
  • Uma segunda câmera (no Galaxy S9+) com lente telefoto;
  • Vídeos em super-slow motion (960 fps);
  • Posicionamento melhorado do sensor de impressões digitais;
  • Alto-falantes estéreo (e com maior volume);
  • Processador um pouco melhor;
  • 2 GB de RAM a mais (no Galaxy S9+);
  • Tela com um pouco mais de brilho;
  • Tela com um pouco menos de bordas ao redor;
  • Sistema Android 8.0 Oreo de fábrica;
  • Disponível na cor ultravioleta;
  • Internet LTE mais veloz (1 Gigabit), caso consiga usufruir;
  • 128 GB de armazenamento interno;
  • AR Emoji.

Agora, é hora de falar em detalhes:

Design

Samsung Galaxy S9 und Galaxy S9 Plus 1024x576 36c053d066e470c4 - REVIEW: Galaxy S9 e S9+ e sua câmera reimaginada
Os aparelhos estarão disponíveis em quatro cores, mas o modelo azul não virá para o Brasil.

As grandes novidades do Galaxy S9 e S9+ em relação ao design estão no reposicionamento do sensor de impressões digitais, agora localizado abaixo da câmera traseira e muito mais fácil de ser alcançado (sem borrar as lentes da câmera). Além disso, o S9+ é ligeiramente maior e possui uma segunda câmera traseira.

Galaxy S9 S9 Plus Samsung smartphone review 8 720x405 - REVIEW: Galaxy S9 e S9+ e sua câmera reimaginada
O sensor de impressões digitais agora fica localizado na base da câmera.

As bordas de ambos os modelos estão um pouco mais finas e os sensores de reconhecimento facial e íris (no topo do aparelho) ficaram mais discretos.

Galaxy S9 S9 Plus Samsung smartphone review 6 720x405 - REVIEW: Galaxy S9 e S9+ e sua câmera reimaginada
Bordas finas, sensores escondidos (sem “notch”) e o com as belíssimas animações “Aways On Display”, que ficam sempre ligadas, mesmo com a tela em modo de descanso.

 

O S9/S9+ melhora o aproveitamento da área frontal, com uma tela que passa a ocupar 84,4% do espaço (contra os 83,9% do Galaxy S8). Eles também são 1,4mm menores do que o S8 e possuem certificação IP68 que garantem resistência à água e poeira. Além disso, contam com entrada para fones de ouvido, sendo que a Samsung inclui fones especiais AKG (os mesmos do S8) junto com os aparelhos.

 

Galaxy S9 S9 Plus Samsung smartphone review 7 720x405 - REVIEW: Galaxy S9 e S9+ e sua câmera reimaginada
Na base do modelo estão a entrada USB Tipo C e o conector de fones de ouvidos.

 

Essas alterações indicam que os novos smartphones S9 e S9+ são aprimoramentos muito bem vindos dos modelos lançados no ano passado (Galaxy S8 e S8+). Mas não estamos falando aqui de grandes mudanças.

Tela

20180326 172120 - REVIEW: Galaxy S9 e S9+ e sua câmera reimaginada

Aqui, ponto para a Samsung, donas das melhores telas já produzidas em um smartphone. No S9 e S9+ elas ganham ainda mais brilho e ocupam um espaço ainda maior da área frontal do aparelho, reduzindo-se as bordas.

O Galaxy S9 tem display de 5,8 polegadas Quad HD+ curvo, com tecnologia Super AMOLED e formato 18:5:9;

O Galaxy S9+ tem display de 6,2 polegadas Quad HD+ curvo, com tecnologia Super AMOLED e formato 18:5:9;

Em ambos, você pode esperar cores vivas e brilho intenso. As telas desligam os pixels individualmente para, para garantir o preto mais puro e permitir um dos recursos que a gente mais gosta na linha Galaxy: o Always On Display.

Com ele, você pode personalizar a tela do telefone com imagens, relógios, informações de calendário e notificações, que ficam o tempo todo ligadas, sem que isso prejudique a bateria (apenas as áreas com informações estão ativas na tela, deixando o restante dos pixels desligados).

Hardware e Software

20180326 172231 - REVIEW: Galaxy S9 e S9+ e sua câmera reimaginada

A primeira grande vantagem do S9 e S9+ em relação à linha do ano passado está aqui: o uso do novo processador Snapdragon 845 da Qualcomm. O SoC, ou sistema em um chip, na tradução livre, é um conjunto de recursos que inclui as antenas para as mais diversas formas de conexão do aparelho, placa gráfica e suporte para sensores e componentes do novo aparelho.

Nos novos S9 e S9+ isso se traduz em conexões WiFi mais rápidas, conexões LTE de 1 Gigabit, melhorias para o conjunto de câmeras, Bluetooth compartilhado para vários fones de ouvido, melhorias de áudio (que inclui alto falantes estéreo em ambos os modelos), melhor gerenciamento da bateria, suporte para realidades estendidas (VR e AR) e até 30% mais performance com gráficos.

Além do processador, os novos smartphones contam com 4GB (S9) e 6GB (S9+) de memória RAM, 128GB de armazenamento interno (a Samsung decidiu não trazer ainda outras versões), suporte para cartões MicroSD de até 400GB, Bluetooth 5.0, WiFi 802.11 a/b/g/n/ac, NFC, MTS e uma gama de sensores. Você pode conferir a lista completa de especificações ao final deste review.

Outra grande vantagem em relação à geração anterior é fato de que o Galaxy S9 e S9+ já virão de fábrica com a versão Oreo 8.0 do sistema Android, com pequenas mais interessantes novidades à interface proprietária da Samsung. Além de menus melhorados e otimizações que deixam tudo mais rápido, novos usuários vão adorar as novas animações de bloqueio e desbloqueio dos aparelhos.

A segurança fica a cargo do Knox 3.1, que liderou os rankings de analistas de mercados como a plataforma mais segura existente para dispositivos móveis.

Leitor inteligente

WhatsApp Image 2018 03 27 at 11.36.04 720x405 - REVIEW: Galaxy S9 e S9+ e sua câmera reimaginada

Além disso, os novos aparelhos da Samsung vêm com o que eles chamaram de Leitor Inteligente. Consiste no uso do leitor de íris e do scanner facial em conjunto para criar um novo método de desbloqueio, que também adiciona uma camada extra de segurança ao seu Galay S9 e S9+.

 O leitor de íris funciona melhor no escuro, devido ao seu sensor. Já o escaneamento facial se sai melhor em ambientes bem iluminados. Juntando os dois, temos o Leitor Inteligente que trabalha bem em qualquer tipo de ambiente.

Porém, em nossos testes, ele não se mostrou mais rápido que colocar o dedo no leitor de impressões digitais. Em comparação com o principal concorrente da Samsung, a Applem o Leitor Inteligente também não é tão rápido quanto o Face ID, o único método de desbloqueio do iPhone X.

Entretanto, esta é uma função que pode ser útil em algumas ocasiões, como quando você estiver com luvas ou impossibilitado de usar as mãos.

AR emoji

O recurso AR Emoji permite que o usuário possa criar um desenho animado virtual próprio em 3D através do reconhecimento fácil. A tecnologia é capaz de detectar cerca de 100 detalhes faciais e fazer a montagem de uma caricatura tridimensional semelhante ao usuário capaz de imitar seus gestos faciais.

É um recurso divertido, sem dúvidas, mas um pouco estranho e até desnecessário em matéria de produtividade do aparelho. Serve apenas como uma adição de entretenimento. Além do mais, o rastreamento não é tão preciso quanto se espera, e a animação muitas vezes não acompanha os movimentos de uma forma eficiente, principalmente quando não há muita iluminação.

Dual Chip

Os aparelhos contam com a funcionalidade dual chip, mas o slot extra pode ser utilizado de duas formas diferentes. Na primeira forma é possível utilizar dois chips de celular de forma comum, e com isso os aparelhos trazem uma nova forma de integração da vida pessoal e profissional para quem desejar. Utilizando dois chips de celular é possível também utilizar dois aplicativos de mensagens de forma separada no mesmo aparelho.

A segunda forma é caso o usuário deseje aumentar a memória de armazenamento de 128GB, nesse caso utiliza-se apenas um chip de celular + um cartão de memória (de até 400GB).

Câmeras

Galaxy S9 cameras S9 Plus 720x356 - REVIEW: Galaxy S9 e S9+ e sua câmera reimaginada

Todo topo de linha que se preze tem um bom conjunto de câmeras. Mas no S9/S9+ há uma novidade nunca antes vista em um smartphone: abertura de lentes variáveis.

O que já era excelente, ficou ainda mais interessante. Enquanto o Galaxy S9 possui uma única câmera traseira de 12 MP com abertura f/1.5 e f/2.4, o Galaxy S9+ virá com duas câmeras traseiras de 12 MP: uma com lente grande angular e abertura de f/1.5 e f/2.4; outra com lente telefoto com abertura de f/2.4. No S9+, há também o Zoom Ótico de 2x.

A dupla abertura de uma das câmeras traseiras permite que o smartphone obtenha mais luz em ambientes pouco iluminados – aumentando a abertura da lente e garantindo assim melhores fotos noturnas – e ganhe mais detalhes em ambientes com boas condições de luz – reduzindo a abertura e capturando menos luz. É similar ao que o olho humano faz.

Outra novidade é o Multi-frame Noise Reduction (redução de ruído em múltiplos frames, em tradução livre), responsável por reduzir consideravelmente o ruído de imagens tiradas em condições de baixa luminosidade.

Em ambos, a câmera frontal é de 8PM, e tem recursos como autofoco (AF), abertura F/1.7, HDR e gravação em [email protected]

Em nossos, testes os resultados são quase excelentes, sendo que o S9 sofre um pouco mais para alcançar a qualidade das fotos do S9+, embora ambos sejam ótimos.

Em comparação ao iPhone X, ambos o S9 e S9+ ganham em disparada quando o assunto são fotos noturnas. Veja:

20180325 193649 - REVIEW: Galaxy S9 e S9+ e sua câmera reimaginada
Foto Noturna (Galaxy S9)
IMG 0438 - REVIEW: Galaxy S9 e S9+ e sua câmera reimaginada
Foto Noturna (iPhone X)

Mas para quem procura fotos com fundo desfocado (com o famoso efeito Bokeh), os melhores resultados foram obtidos pelo iPhone X, em primeiro lugar, seguido do Galaxy S9+:

1519401512577 - REVIEW: Galaxy S9 e S9+ e sua câmera reimaginada
Efeito Bokeh ou Foco Seletivo (Galaxy S9) – Câmera Traseira
IMG 0403 - REVIEW: Galaxy S9 e S9+ e sua câmera reimaginada
Efeito Bokeh (iPhone X) – Câmera Traseira

Bateria

As baterias permanecem iguais às da linha S8, sendo 3000 mAh no Galaxy S93500 mAh no Galaxy S9+. Embora o gerenciamento de bateria  e o novo processador garantam mais horas de uso aos novos aparelhos, a gente ainda torce para que a Samsung lance smartphones com baterias maiores, pois esse é o maior desafio do S9/S9+: durar um dia inteiro.

Samsung Bixby

A Bixby, plataforma de assistente virtual da Samsung, chega aos novos aparelhos com algumas novidades interessantes. Uma delas é a integração com a câmera para que através do uso de realidade aumentada ela possa providenciar informações importantes sobre o ambiente ao redor. Um dos usos dessa tecnologia é a da tradução em tempo real com o Live Translation. Basta apontar a câmera para algum lugar com uma frase em idioma estrangeiro e ela fará uma tradução automática. Outra utilidade é apontar a câmera para um objeto ou por exemplo um alimento, e saber informações sobre eles como história do objeto ou informações nutricionais do alimento.

Não há dúvidas de que a Bixby é de fato interessante, porém aqui no Brasil ela deixa a desejar principalmente por não ter o português. No final acaba não sendo tão produtiva quanto a assistente pessoal do Google, infelizmente.

Samsung Dex

samsung dex pad render leak 2 - REVIEW: Galaxy S9 e S9+ e sua câmera reimaginada
Samsung Dex: a nova dock que transforma o S9 em um PC ficou ainda mais fácil de usar.

Dock lançado no ano passado junto com a linha S8 ganhou uma nova versão. O Samsung DEX, que serve para transformar o smartphone em um computador de mesa, agora possui suporte a resoluções de tela maiores e passa a permitir que o smartphone funcione como touchpad. Assim, é possível controlar o que você vê na tela do monitor, sem necessariamente incluir um teclado e mouse, embora estas últimas opções também sejam possíveis.

03 samsung dex pad - REVIEW: Galaxy S9 e S9+ e sua câmera reimaginada

Outra modificação bem vinda é que não fica mais bloqueado o acesso à entrada de áudio do smartphone (entrada de fones de ouvido). Além disso, foram inclusos diversos protocolos de personalização e segurança pensados para empresas. É possível adicionar logos, proibir uso de aplicativos específicos e atualizar os aparelhos para atender às necessidades de segurança corporativa.

Samsung Pay

O sistema de pagamento digital da Samsung, o Samsung Pay, também está presente nos aparelhos, como não podia deixar de ser. Com ele, o usuário garante uma proteção dos seus dados através de recursos de segurança providenciados pela empresa e uma facilidade maior nos pagamentos. É necessário autorizar a transação e validar através da impressão digital, e com o sensor melhor posicionado nos novos Galaxy S9 e S9+, o processo se torna ainda mais fácil e prático.

Uma vantagem do Samsung Pay em relação ao Android Pay é que graças a sua tecnologia MTS, que emula a passagem do cartão físico com tarja magnética na máquina, ele é aceito em mais estabelecimentos e com mais chances de sucesso. Aqui no Brasil temos como parceiros do Samsung Pay: Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Banrisul, Inter, Porto Seguro, Caixa Econômica Federal, Brasil Pré-Pagos, Cartões Ticket Alimentação, Ticket Refeição e Ticket Cultura.

Preço e Disponibilidade

A pré-venda dos novos Galaxy S9 e S9+ se inicia no dia 28 de março. Ambos os modelos serão vendidos com 128GB de capacidade no Brasil, ao custo de R$ 4.299,00 (Galaxy S9) e R$ 4.899,00 (Galaxy S9+) nas cores preto, ultravioleta e cinza titânio. A venda oficial começa a partir do dia 20 de abril.

Durante os dias 28 de março até 19 de abril, a Samsung estará fazendo uma promoção onde quem adquirir um dos aparelho leva um kit exclusivo gratuito. O kit conta com um carregador sem fio e o Samsung DeX, que transforma o smartphone em uma experiência de desktop.

 

Conclusão

20180225 122603 - REVIEW: Galaxy S9 e S9+ e sua câmera reimaginada
S9 e S9+: e aí? Qual você prefere?

Para quem está precisando de um novo smartphone, os novos modelos da Samsung certamente estão entre o que há de melhor no mercado brasileiro. Eles chegam a ser mais de mil reais mais baratos que o iPhone X da Apple de menor capacidade (64GB), mas com o dobro de armazenamento interno (128GB). Se a comparação é entre o S9+ e o iPhone X, fica até difícil decidir quem é o rei das câmeras, então ninguém vai ficar decepcionado.

Na competição entre os Androids, eles destacam por terem as melhores câmera entre os modelos vendidos no Brasil, terem sistema de pagamentos móveis mais completos que o Android Pay (Samsung Pay), suportarem o dock que transforma o smartphone em um PC completo e rodarem a mais nova versão do processador da Qualcomm, o Snapdragon 845.

Por isso, talvez seus principais competidores sejam os próprios modelos anteriores da Samsung: o Galaxy S8/S8+ e Galaxy Note8, ambos lançados no ano passado. Se você já tem um desses e está satisfeito (ou não quer gastar muito), talvez valha esperar por melhorias mais significativas nas próximas gerações (entenda melhor neste post).

Galaxy S9

Galaxy S9 720x405 - REVIEW: Galaxy S9 e S9+ e sua câmera reimaginada
Galaxy S9: o modelo com uma câmera traseira
  • Processador: octa-core Snapdragon 845 com arquitetura de 10nm e 64bit;
  • Tela: display de 5,8 polegadas Quad HD+ curvo, com display Super AMOLED e formato 18:5:9;
  • Redes: suporte para padrões 4G/4G+/LTE cat. 18, redes 4×4 MIMO (enhanced);
  • Câmera traseira: única lente “super speed” de 12 MP e tecnologia Dual Pixel, com autofoco (AF); sensor de estabilização de imagens (OIS) e abertura variável (F1.5/F2.4); gravação de vídeos em [email protected];
  • Câmera frontal: 8MP, com autofoco (AF), abertura F/1.7, HDR e gravação em [email protected];
  • Memória RAM: 4 GB de memória RAM;
  • Armazenamento Interno: 128GB;
  • Cartão microSD: suporte para até 400 GB;
  • Bateria: 3.000 mAh, com carregamento rápido (Quick Charge 2.0);
  • NFC/MTS: suportado;
  • Bluetooth: 5.0, A2DP, LE, aptX;
  • WiFi: 802.11 a/b/g/n/ac, dual-band, Wi-Fi Direct, hotspot;
  • USB: conector USB Tipo C 3.1;
  • Samsung Pay: suportado;
  • Bixby: suportado;
  • Samsung Dex: suportado;
  • Sensores: íris, impressões digitais, acelerômetro, giroscópio, proximidade, barômetro, bússola, batimentos cardíacos, SpO2;
  • Disponível nas cores: Preto (Midnight Black), Ultravioleta (Lilac Purple) e Cinza Ttitânio (Titanium Gray).

Galaxy S9+

20180723 131451 720x405 - REVIEW: Galaxy S9 e S9+ e sua câmera reimaginada
Galaxy S9+: a segunda gâmera é a maior diferença
  • Processador: octa-core Snapdragon 845 com arquitetura de 10nm e 64bit;
  • Tela: display de 6,2 polegadas Quad HD+ curvo, com display Super AMOLED e formato 18:5:9;
  • Redes: suporte para padrões 4G/4G+/LTE cat. 18, redes 4×4 MIMO (enhanced);
  • Câmera traseira: dupla lente “super speed” de 12 MP e tecnologia Dual Pixel, com autofoco (AF); sensor de estabilização de imagens (OIS) e abertura variável (F1.5/F2.4) na principal e abertura f/2.4 na secundária; gravação de vídeos em [email protected];
  • Câmera frontal: 8MP, com autofoco (AF), abertura F/1.7, HDR e gravação em [email protected];
  • Memória RAM: 6 GB de memória RAM;
  • Armazenamento Interno: 128GB;
  • Cartão microSD: suporte para até 400 GB;
  • Bateria: 3.500 mAh, com carregamento rápido (Quick Charge 2.0);
  • NFC/MTS: suportado;
  • Bluetooth: 5.0, A2DP, LE, aptX;
  • WiFi: 802.11 a/b/g/n/ac, dual-band, Wi-Fi Direct, hotspot;
  • USB: conector USB Tipo C 3.1;
  • Samsung Pay: suportado;
  • Bixby: suportado;
  • Samsung Dex: suportado;
  • Sensores: íris, impressões digitais, acelerômetro, giroscópio, proximidade, barômetro, bússola, batimentos cardíacos, SpO2;
  • Disponível nas cores: Preto (Midnight Black), Ultravioleta (Lilac Purple) e Cinza Ttitânio (Titanium Gray).
galaxy s9 s9 plus review showmetech Samsung - REVIEW: Galaxy S9 e S9+ e sua câmera reimaginada

Comentários do Facebook

Receba Notícias por E-mail:

Share via