Android 10: o que dizem os reviews internacionais

Reunimos as principais opiniões da crítica especializada internacional sobre o novo Android 10

O Google recentemente começou a distribuição da versão beta mais recente de seu sistema operacional para dispositivos móveis, o Android 10. Mal alguns aparelhos começaram a ser atualizados com o novo sistema e a crítica internacional especializada já está comentando sobre ele.

Neste artigo, compilamos diversos reviews sobre o Android 10, onde especialistas avaliam vantagens e desvantagens do novo sistema, e arriscam uma previsão para o futuro do Android na mão dos consumidores.

Android Authority

O Android Authority aponta as qualidades do novo sistema e afirma se tratar do melhor Android até o momento
O Android Authority aponta as qualidades do novo sistema e afirma se tratar do melhor Android até o momento

“O Android 10 introduz novas funcionalidades que ajudam o telefone a cuidar de si mesmo. Live Caption, Live Transcribe e o Sound Amplifier dão a pessoas portadoras de deficiência muito mais opções […]

As permissões do Android 10 como um todo, incluindo o Scoped Storage, é um movimento na direção certa. O sistema nos traz também um passo mais perto para tema escuro nativo e cores acentuadas. Com suas customizações, sistema de permissões, e Mainline, o Android 10 é o melhor Android até agora.”

Android Authority

Engadget

Longe de ser o SO perfeito para smartphones, o Engadget aponta ótimas funcionalidades no Android 10
Longe de ser o SO perfeito para smartphones, o Engadget aponta ótimas funcionalidades no Android 10

“O Android 10 não é perfeito, mas se baseia em uma base sólida com recursos úteis, como um modo escuro, navegação por gestos aprimorada, controles de notificação com mais nuances e melhores ferramentas de privacidade […]

Ele não reformulará completamente a maneira como você usa o Android, mas reprojetando algumas das principais atualizações de software e adicionando suporte a dispositivos dobráveis e 5G, esta atualização de transição é uma maneira de pavimentar o caminho para amanhã.”

Engadget

The Verge

O The Verge acredita que o sistema tem ótimas qualidade mas ainda precisa corrigir muitos bugs
O The Verge acredita que o sistema tem ótimas qualidade mas ainda precisa corrigir muitos bugs

“Com o Android 10, mais recursos do que o habitual parecem experimentos com o usuário em vez de experiências do usuário. Nenhum software é realmente “finalizado”, mas o Android está começando a parecer que está em beta permanente – não porque é de buggy, mas porque é sempre experimental […]

Sempre há uma sensação de que ainda não está em sua forma final. Os novos gestos podem ser rejeitados por usuários e fabricantes. As novas diferenças confusas entre o Modo de foco, Não perturbe e o Temporizador de aplicativos mostram que o Google ainda não sabe qual é a resposta certa.”

The Verge

PCMag

O PCMag percebe que o Android está se aproximando da qualidade do iOS
O PCMag percebe que o Android está se aproximando da qualidade do iOS

“O Android, há muito tempo, é um excelente sistema operacional móvel. Foi criticado por não ter o brilho e o talento do iOS, mas a distinção é cada vez mais uma personalidade. No domínio da privacidade, no entanto, a Apple sai à frente. Como empresa, resistiu ao movimento em direção ao capitalismo de vigilância, e agora isso está se tornando um bom investimento […]

Embora o Google não possa cumprir as promessas da Apple, ele faz o seu: serviços de alta qualidade (muitos dos quais a Apple não possui), gratuitamente, com um nome em que você (pode) confiar. Se isso é o suficiente para você, então é o suficiente, mas não é perfeitamente privado.”

PCMag

GMS Arena

O GMS Arena acredita no potencial do Assistente do Google do Live Caption
O GMS Arena acredita no potencial do Assistente do Google do Live Caption

“O suporte ao TLS 1.3 sendo ativado por padrão significa melhor segurança e privacidade, algo que também é possível pelo novo sistema de permissão de localização. E talvez o Assistente do Google no dispositivo e o recurso Live Caption cheguem a telefones que não sejam Pixel 4, se eles forem avançados o suficiente para suportá-los.

Se isso acontecer, as respostas do Assistente serão muito mais rápidas, e você também terá o benefício adicional de as suas consultas não serem enviadas ao Google para processamento – outra vitória na privacidade”.

GMS Arena

O review do GSM Arena finaliza de uma forma bem otimista e resume bem como o Android 10 chegou à indústria. “Como está hoje, o sistema pode não fazer sua mandíbula cair, mas ainda é uma atualização muito útil por possuir melhorias puras que devem facilitar o seu dia a dia”.

Novidades da versão Beta do Android 10

A sexta e última versão beta não adiciona muito em relação às funcionalidades que já haviam sido anunciadas pelo Google na divulgação da nova versão – principalmente correções de bugs e otimizações -, mas permite que os aplicativos desativem o gesto de deslizar para voltar.

Em essência, os aplicativos podem impedir que o gesto funcione em uma determinada parte da tela, mas isso não impedirá que o gesto funcione completamente. É preciso ver se essa zona de exclusão é grande o suficiente para que os usuários evitem acidentalmente sair de um aplicativo (por exemplo, quando jogam) quando esperam que não.

O Android 10 promete implementar completamente a usabilidade por gestos
O Android 10 promete implementar completamente a usabilidade por gestos

Em questão de segurança e privacidade de dados e informações, um relatório do Instituto Internacional de Ciência da Computação constatou que mais de 1.300 aplicativos na Google Play Store dos EUA coletavam rotineiramente dados pessoais de usuários, mesmo que explicitamente negados pelas configurações de permissões relevantes.

Os fabricantes de aplicativos têm usado várias soluções inteligentes para obter as informações desejadas: se um usuário definir suas permissões para não compartilhar dados de localização, os aplicativos receberão o endereço MAC dos roteadores conectados ao telefone.

Eles armazenaram o número IMEI de identificação do dispositivo acessado por um aplicativo e o compartilharam com outros. Eles até determinaram os locais dos usuários com metadados de imagem.

Privacidade e segurança são duas grandes preocupações da Google com o Android 10
Privacidade e segurança são duas grandes preocupações da Google com o Android 10

O Google está consertando esses problemas com a versão completa do Android 10 que sairá em breve, embora presumivelmente não esteja em nenhuma versão beta planejada anteriormente.

Além disso, o Android 10 está se preparando para telefones dobráveis em 2019, ou “dobráveis e novas telas inovadoras”, de acordo com a publicação do Android Developers Blog. O Galaxy Fold, por exemplo, alternava perfeitamente entre os estados da tela dobrada e desdobrada.

Ao apoiar nativamente esse tipo de continuidade da interface do usuário no back-end, a empresa provavelmente chegará a mais telefones dobráveis quando eles forem lançados com o Android 10 a bordo.

Apesar de ser uma novidade no Android 10, você certamente já viu a interface do usuário das bolhas antes se tiver usado as cabeças de bate-papo do Facebook Messenger. É uma maneira fácil de manter conversas ativas na tela como pequenas fotos de perfil flutuante, enquanto realiza suas tarefas normais no restante da interface. Você pode tocar na foto quando quiser voltar à conversa.

O Android 10 terá recurso de "Bolhas" semelhante ao Messenger
O Android 10 terá recurso de “Bolhas” semelhante ao Messenger

O Google está apoiando essa idéia no Android 10 e chamando-a de uma nova maneira de realizar multitarefas. Até agora, seus exemplos estão chegando a Mensagens e Hangouts. Mas o Google está reduzindo o tempo de desenvolvimento, a consistência da interatividade e as salvaguardas da privacidade do usuário, portanto, espere vê-lo em aplicativos adicionais fora do ecossistema do Google.

Também há um modo escuro em todo o sistema chegando ao Android 10 e é chamado Tema Escuro. Ele ainda precisa ser implementado em mais menus. Até agora, está limitado ao menu de configurações, infelizmente.

Você poderá acionar o Tema Escuro de duas maneiras diferentes, e ambas estão na sombra de notificação. A primeira maneira é com um botão de configurações rápidas de Tema escuro que alterna entre o Tema claro padrão e o novo Tema escuro.

O novo sistema operacional da Google já virá com o “Modo Escuro” como opção nativa

A segunda maneira é ativar o modo de economia de bateria, que ativa automaticamente o Android 10 Dark Theme. Este é um benefício para telefones com telas OLED, que queimam menos pixels ao desativar essencialmente os pixels nas regiões da tela que são intencionalmente pretas.

No Android 10 os usuários também terão mais controle sobre o acesso do aplicativo às informações de localização, arquivos e repositórios compartilhados, como Fotos e Vídeos. Outra mudança útil: em vez de os aplicativos mudarem de foco automaticamente quando tiverem uma Atividade em segundo plano (como um alarme ou uma chamada), os criadores de aplicativos podem optar por enviar notificações de alta prioridade primeiro.

Com o Scoppe Storage o Android 10 oferecerá mais controle ao usuário sobre como apps acessam os dados

O Android 10 Beta também introduziu um novo recurso – Scoppe Storage – que permite aos usuários controlar como os aplicativos acessam o armazenamento externo (por exemplo, em um cartão MicroSD). Também protegerá melhor os usuários da identificação, restringindo o acesso a identificadores de dispositivos não definíveis, como o número de série do seu telefone e / ou IMEI, e randomizando seu endereço MAC quando conectado a diferentes redes Wi-Fi.

O Android 10 também tem alguns truques na manga para o 5G. As novas APIs permitirão que os aplicativos detectem a taxa e a latência da conexão do usuário, além de detectar se a conexão é medida. Isso dará aos desenvolvedores um controle mais refinado sobre a quantidade de dados a serem enviados aos usuários, especialmente quando eles têm conexões mais pobres ou limites de download de dados.

O Android 10 tem vários novos recursos que prometem tomar forma mais definida quando o sistema for lançado oficialmente

Um dos vários recursos de acessibilidade anunciados no Google IO 2019, o Live Caption faz o que diz na lata – legendando vídeo e áudio em tempo real. O recurso não requer uma conexão à Internet, transcrevendo texto do reconhecimento de fala e da PNL do dispositivo.

No estágio do evento do Google, vimos o Live Caption usado em combinação com o Live Transcribe para inserir áudio de entrada em texto e, em seguida, solicitar ao texto do usuário uma resposta que foi falada. Na demonstração, o combo – chamado Live Relay – permite que um usuário de mensagens de texto interaja em uma ligação telefônica sem nunca falar uma palavra.

O último recurso de acessibilidade que chega ao Android 10 é o Projeto Euphonia, que visa melhorar o reconhecimento verbal do Android para processar melhor as palavras faladas por usuários com problemas de fala.

Seu smartphone está na lista dos que receberão o Android 10 primeiro? Deixe nos comentários o que você achou da nova versão do sistema e se está animado para testar as novidades no seu celular.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta