Apple Music terá novo visual e foco em recomendações no iOS 14

Apple Music para iOS 14
Maior serviço de conteúdo por assinatura da Apple, o Apple Music recebe melhorias para tentar atrair (e manter) assinantes.

O Apple Music completa cinco anos de atividade em 2020 e possui mais de 60 milhões de assinantes no mundo todo. Contudo, o serviço de streaming de músicas da Apple continua distante do líder de mercado, o Spotify, que em abril desse ano já contava com 130 milhões de assinantes e 286 milhões de usuários mensais, considerando os ouvintes do plano gratuito.

Para tentar conquistar um número maior de assinantes, e evitar o cancelamento das assinaturas vigentes, a Apple preparou algumas novidades para o aplicativo do Apple Music no iOS 14, a próxima atualização do sistema operacional do iPhone, revelado no mês passado durante a conferência WWDC 2020.

O Apple Music praticamente não foi mencionado durante a sessão de abertura do evento, mas o site oficial da Apple e desenvolvedores que já colocaram as mãos na versão de testes do sistema divulgaram alguns dos novos recursos que serão liberados aos assinantes na primavera de 2020.

Nova aba Listen Now

A aba Para Você, que existe hoje no iOS 13, será repaginada e ganhará um novo nome: Listen Now (“Ouça Agora”, em tradução literal).

Embora a aba Para Você já contasse com sugestões de álbuns e playlists, a Listen Now terá um foco ainda maior na personalização e descoberta de músicas baseadas nas preferências do usuário.

O algoritmo de recomendações do Spotify é uma das grandes vantagens daquele serviço, portanto não é surpresa que a Apple esteja investindo na capacidade de oferecer sugestões mais pertinentes.

Imagem mostra a música "Sour Candy" de Lady Gaga & BLACKPINK sendo reproduzida no Apple Music.
Tela de reprodução refinada do Apple Music

Junto a isso, o design dessa aba está mais extravagante. As fileiras de capas de álbuns da versão atual deram lugar a novos cartazes dinâmicos para playlists. Há novas animações por todo o app e maior uso do efeito de “vidro fosco” na tela de reprodução.

A Apple parece estar confiante no interesse dos usuários pela Listen Now, uma vez que tornou-a a aba inicial do Apple Music na nova versão do aplicativo.

Busca Aprimorada

A aba Busca do Apple Music no iOS 13 é extremamente subutilizada, com apenas a barra de pesquisa e duas listas: uma com as três buscas mais recentes do usuário e outra com as três pesquisas mais comuns entre os usuários do serviço.

Nova tela de resultados de pesquisa do Apple Music. O tempo "blackpink" foi inserido na barra de busca. O filtro Principais resultados está selecionado.
Nova tela de resultados da busca no Apple Music

No iOS 14, a Apple renovou a aba com a exibição em pílulas coloridas dos gêneros e “humores” mais populares, sugestões elaboradas e filtros específicos para pesquisas por artistas, álbuns e até por trechos das letras das músicas.

Outra mudança que, finalmente, foi implementada é a inclusão de filtros em todas as categorias dentro da Biblioteca. Ao abrir a lista de álbuns salvos, por exemplo, basta deslizar o dedo para baixo pra exibir o campo de pesquisa e digitar o nome do álbum desejado.

Autoplay

Para ouvintes que não querem que a música pare de tocar ao final de um álbum ou playlist, a Apple incluiu uma nova opção chamada Autoplay, que é representada por um ícone com o símbolo do infinito no aplicativo.

A imagem mostra a lista de músicas em reprodução no Apple Music. No topo direito, o novo botão Autoplay está habilitado.
Com o Autoplay ligado, a música não para de tocar nunca mais

Se o Autoplay estiver ligado, o Apple Music adiciona músicas similares à lista de reprodução e inicia a execução automaticamente assim que as canções selecionadas pelo usuário terminarem.

Widgets

Assim como boa parte dos aplicativos nativos do iOS, o Apple Music ganhará widgets renovados na nova versão do sistema operacional.

A imagem mostra o novo widget do Apple Music em tamanho grande. O widget exibe em destaque a última playlist reproduzida e abaixo os álbuns e listas tocados anteriormente.
Tamanho grande do novo widget do Apple Music

O widget exibe o conteúdo que está sendo tocado e permite o acesso rápido aos singles, playlists e álbuns reproduzidos recentemente.

Os recursos acima, e muitos outros, estarão disponíveis na primavera de 2020 para todos os iPhones lançados a partir de 2015. E se não conseguir aguentar até lá, você pode baixar a versão beta do iOS 14 e testar o sistema hoje mesmo.

Fontes: Apple, BBC, 9to5Mac.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter