Bain e openai mostram como aplicar inteligência artificial aos negócios

Bain e OpenAI mostram como aplicar Inteligência Artificial aos negócios

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Empresa tem parceria com OpenAI para oferecer soluções que entregam redução de custos, ganho de tempo e maior assertividade; veja como isso acontece na prática

Presente no Brasil desde 1997, a Bain tem uma parceria com a OpenAI desde fevereiro de 2023 para ajudar empresas a implementarem tecnologias de inteligência artificial em seu dia a dia.

O Showmetech esteve presente em um bate-papo realizado na sede da companhia em São Paulo-SP e te conta todos os detalhes sobre como o uso de inteligência artificial tem acontecido e o que o futuro aguarda para o grande assunto de 2023.

Inteligência Artificial

Prestando consultoria para empresas de todo o mundo, a Bain & Company atua para promover mudanças nos negócios com base nos processos já implementados.

Entrada do prédio da bain em são paulo-sp
Empresa atua como consultoria e ajuda outras companhias a implementarem IAs em seu dia a dia (Foto: Reprodução/Bain)

O conceito é simples: por meio do conhecimento de mais de 500 cientistas de dados, engenheiros de machine learning (aprendizado de máquina), especialistas em pesquisa de operações e análises preditivas, a empresa analisa o mercado no qual seus clientes estão e indicam os setores que a inteligência artificial pode ser colocada para facilitar a vida dos funcionários.

Os custos de infraestrutura simplesmente não existem, uma vez que a inteligência artificial precisa apenas de dados das empresas para oferecer soluções para problemas que podem estar dando dor de cabeça para os gestores.

Por trás dessa evolução, tem uma mudança de modelo de negócios. Onde antes as pessoas eram responsáveis por treinar os modelos de negócios, agora as inteligências artificiais já fazem isso de forma automática.

Lucas Brosi, head of AI & advanced analytics na Bain

As soluções de inteligência artificial funcionam em empresas de diversos portes e mercados, uma vez que tudo é feito de forma personalizada. A empresa lembra que os grandes servidores e alta quantidade de dados é algo do passado e, qualquer empresa que procurá-la, conseguirá fazer bom uso das novidades de inteligência artificial.

Bain e OpenAI

Logo da bain e openai
Bain funciona como ponte de conexão entre OpenAI e empresas (Foto: Reprodução/Bain)

A Bain usa as tecnologias da OpenAI desde 2022 e, desde fevereiro de 2023, as companhias anunciaram uma parceria para ajudar outras empresas em todo o mundo. Os ganhos acontecem em diversos espectros de uma empresa: na redução de custos, ampliação de produtividade e otimização de processos de uma forma completa.

As APIs desenvolvidas pela criadora do ChatGPT e DALL-E estão sendo utilizadas por diversas empresas e a Bain tem contato direto com os técnicos da OpenAI para a resolução de qualquer problema. Foi realizado o desenvolvimento de uma plataforma que leva o nome de PLATO. Ela se conecta às APIs da OpenAI, para desenvolver soluções para seus clientes. Através dela, é possível criar demos de soluções para clientes em prazos tão curtos quanto duas semanas.

Atualmente, há quatro modelos de linguagem da OpenAI utilizados e oferecidos como serviço aos clientes da Bain: GPT-4 (criação de texto), DALL-E (geração de imagem), Whisper (conversão de voz para texto) e CLIP (visão computacional). As empresas estão ajudando companhias de diversos mercados, mas, seguindo o que indica a pesquisa, a criação de códigos para desenvolvimento de software é um dos mais usados.

Lucas brossi, head da brain no brasil
Lucas Brossi, head da Bain no Brasil

Caso você queira fazer o bom uso de ferramentas de IA generativa, vale a pena conversar com um dos especialistas e solicitar um orçamento personalizado.

IA Generativa nos negócios

A chamada GenAI (Generative Artificial Intelligence) já vem sendo bastante utilizada em diversas empresas, mas, segundo um estudo, o setor de desenvolvimento do software tem sido o mais contratante.

Com base na opinião de 150 gerentes de tecnologia, vice-presidentes de engenharia e outros gestores, aproximadamente 60% estão implementando ativamente assistentes de codificação baseados em GenAI em suas equipes de desenvolvimento.

Homem usando ias generativas para desenvolver software
IAs generativas podem ser utilizadas em diversos mercados (Foto: Reprodução/Shutterstock)

Outra informação relevante é que, entre as empresas que usam a inteligência artificial para a criação de códigos, imagens e mais, 70% delas confirmam que estas ferramentas atendem ou excedem suas expectativas. Os maiores benefícios estão na velocidade de entrega do projeto, melhoria na qualidade e redução de custos.

Os chatbots são um dos elementos que as empresas mais gostam. Devido a entenderem as necessidades de cada cliente sem usar uma abordagem mais genérica, as empresas lembram que uma conversa mais humanizada (e com histórico) que detecta erros de digitação, falas erradas e muito mais é bastante importante. Os mesmos chatbots, além de aprimorar o atendimento, também conseguem desenvolver relatórios completos para que o time de vendas aprimore o processo e o lucro aumente de forma significativa.

Homem usando ias generativas para desenvolver software
Atendimento e desenvolvimento de soluções em tempo recorde são destaques de IAs (Foto: Reprodução/Fast Company Brasil)

Além de mudar toda a experiência do cliente final, uma IA generativa também pode dar apoio nas tomadas de decisão, por meio de análise dos resultados de um período sem deixar a concorrência de fora desta análise. Com a análise de ameaças e até mesmo uma estimativa de vida do produto ou serviço realizada, os gestores precisarão apenas analisar as informações e tomar as melhores decisões para o negócio.

Quais empresas já fazem uso desta tecnologia?

Pessoas como eu e você já fazem o uso do DALL-E e ChatGPT em diversas tarefas, e, como esperado, também há empresas aproveitando todos os avanços para ter um dia a dia mais produtivo e dinâmico. A Bain explicou que companhias de diversos mercados já a procuraram para saber como uma inteligência artificial pode mudar toda a forma que trabalhavam.

A Coca-Cola, com toda certeza é uma das que foram mais longe no uso de IA generativa. A empresa é uma das usuárias da DALL-E e ChatGPT e, com isso consegue repensar todo o processo de marketing para que os ativos criativos sejam combinados. Os benefícios estão na possibilidade de criar peças para os mais diversos canais de uma forma mais rápida e com menor custo.

Artes da coca-cola criadas por inteligência artificial
Coca-Cola automatizou criação de artes e estratégias de marketing (Foto: Reprodução/Update or Die)

O DJ Spotify é outro bom exemplo de uso de inteligência artificial para melhoria da experiência do usuário. Por meio de uma análise personalizada, é possível criar playlists personalizadas, melhores opções no modo aleatório e até mesmo locutores únicos para cada pessoa.

Dj spotify
Spotify aprimorou algoritmo para oferecer sugestões personalizadas (Foto: Reprodução/Spotify)

O Instacart é um aplicativo de supermercado que conta com o ChatGPT integrado. Na prática, basta enviar sua necessidade para o chatbot integrado e perguntar, por exemplo “O que preciso comprar para um churrasco de 10 pessoas?” ou “Quais lanches são saudáveis para crianças?”. Todo o processo de seleção de ingredientes e demais itens será feito pela IA.

Aplicativo do instacart com chatgpt
Instacart tem chatbot integrado para deixar compras mais completas (Foto: Reproução/Instacart)

Outra empresa é a Morgan Stanley, que presta serviços de consultoria com base em análises de IA. A empresa consegue usar todo o conhecimento sobre diferentes mercados, produtos e commodities globais, para os analistas usarem a qualquer momento.

Usos na medicina e advocacia

Também fomos apresentados a algumas demonstrações das APIs para saber como tudo ocorre na prática. O Whisper, que realiza conversão de voz para texto, foi implementado à uma plataforma de telemedicina para que a captação de informações fosse realizada. Foi necessário apenas que algumas informações e sintomas fossem informados para o chatbot e, mais tarde, isso fosse repassado para o médico. A plataforma permite o ganho de tempo e o atendimento de mais pessoas a longo prazo.

Mulher conversando com chatbot de medicina
IA pode ser usada para captação de primeiras informações e agendamento de consultas (Foto: Reprodução/Microsoft)

O uso de advocacia também já é uma realidade: com o acesso aos documentos, uma inteligência artificial consegue sugerir melhorias e até mesmo criar documentos do zero, isso tudo sem que uma sugestão mais genérica seja dada. Em seguros, as AIs conseguem entender os relatos de cada envolvido no caso para identificar quais serão as responsabilidades e direitos de cada parte.

Acabou aquela lógica de URA (atendimento telefônico eletrônico), de conversas que precisavam seguir um roteiro ou lista de opções numeradas. Agora, a AI entende as intenções do usuário e adapta em tempo real as respostas, evitando etapas desnecessárias.

Lucas Brosi, head of AI & advanced analytics na Bain

Você acredita que veremos as inteligências artificiais ainda mais presentes em nosso dia a dia? Diga pra gente nos comentários!

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Revisado por Glauco Vital em 11/5/23.

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