Como cancelar serviços de telefonia, TV a Cabo e internet no Brasil

Às vezes cancelar serviços pode dar uma dor de cabeça, por isso, fizemos um compilado de como cancelar os principais serviços no país; confira

Cancelar serviços hoje em dia, com a falta de tempo, pode ser tornar uma enorme dor de cabeça. Com tantos serviços à disposição para os consumidores, e tantas assinaturas que precisam ser feitas, é difícil saber exatamente onde recorrer para cancelar, caso aconteça algum problemas

Em 2018, a Anatel (Agência Nacional de Telefonia) recebeu mais de 250 mil reclamações sobre a dificuldade de cancelamento de serviços, o que corresponde a 8% do total de queixas registradas. E, mesmo criando um site com todas as informações sobre como cancelar serviços de maneira rápida e fácil, muitos consumidores ainda possuem muita dificuldade para cancelar os serviços.

Por isso, separamos dicas para os consumidores que estão insatisfeitos com suas operadores e querem migrar de plano ou simplesmente precisam se mudar do endereço atual e cancelar serviços.

Requisitos para cancelar serviço

Conheça alguns requisitos para cancelar serviços
Conheça alguns requisitos para cancelar serviços

Muitos consumidores acabam sentindo que o cancelamento de serviços atualmente é uma tarefa difícil, mas a própria Anatel, que é responsável por fiscalizar as ações das empresas, reforça que o serviço tem que ser acessível e rápido.

Além disso, também é importante ressaltar alguns pontos, pois os consumidores têm direitos na hora de cancelar e é importante que ele saiba que é possível cancelar, por telefone ou pela internet, sem falar com atendente. Isso é possível mesmo havendo faturas em atraso, pois a prestadora é obrigada a cancelar o serviço.

A prestadora não pode condicionar o cancelamento à retirada de um equipamento, (por exemplo: um modem ou um receptor de TV por assinatura), da casa de um consumidor, a empresa é responsável por fazer essa retirada. E ela deve entrar em contato com o consumidor para fazer essa retirada.

Desde a entrada em vigor do Regulamento Geral de Direitos do Consumidor (RGC), em 2014, é possível efetuar o cancelamento de um serviço de telecomunicações de forma automática, não sendo necessário interagir com o atendente. Para isso, o consumidor deve acessar o Espaço do Cliente no portal da prestadora, e a opção de cancelamento deve estar logo na primeira página depois do login.

Caso isso ainda gere desconforto ou algum entrave, é importante que sejam acessados os canais de comunicação das empresas. Para isso, vamos listar alguns dos mais importantes abaixo:

Claro

Passos para cancelar a Claro
Passos para efetuar o cancelamento da Claro

Para cancelar um plano ou promoção da Claro, a empresa disponibiliza um canal interativo, que pode ser acessado pelo próprio número do consumidor.

  1. Ligue do aparelho Claro para o número *1052# (o serviço não é cobrado);
  2. Uma lista de opções irá aparecer, com um número correspondente para cada uma delas;
  3. Digite o número correspondente ao tipo de cancelamento que deseja fazer. 2 para “Serviços” ou 3 para “Conta”;
  4. Agora é só seguir as instruções que o próprio menu interativo fornece;
  5. Ainda é possível falar com um dos funcionários, caso esteja com dúvidas;
  6. Terminado o processo você receberá uma confirmação e o número de protocolo.

Com o canal interativo, além de desativar serviços da Claro é possível fazer consulta, ativar serviços, comprar pacotes, ou até mesmo fazer solicitações.

Tim

Passos para cancelar a Tim
Passos para efetuar o cancelamento da Tim

A Tim possui não só centrais de atendimento por aplicativos de smartphone ou websites, mas também centrais de atendimento. Para cancelar um plano ou uma promoção da TIM, faça o seguinte:

  1. Acesse o Meu TIM do seu computador, ou do seu celular Android ou iOS;
  2. Escolha o Perfil;
  3. Faça seu login colocando o número do seu celular com o DDD e a senha de 4 dígitos (os 4 primeiros números do código PUK, que vem junto com o seu chip);
  4. No menu superior, vá até a aba “Serviços”;
  5. Clique em “Serviços TIM e Assinatura de Canais de Texto”;
  6. Desmarque todos os serviços que você não deseja e clique em salvar;
  7. Terminado o processo, deve estar tudo de acordo.

E caso você não tenha encontrado o serviço que procura para fazer o cancelamento da TIM, acesse a aba “Meu Plano” e faça as alterações que deseja no seu plano. Ou, ainda é possível solicitar bloqueio enviando SMS com a palavra “sair” para o 4112 ou ligando para *144.

Vivo

Passos para cancelar a Vivo
Passos para efetuar o cancelamento da Vivo

Os planos da Vivo são maiores e um pouco mais complexos e, para cancelar cada um, cada tipo requer passos diferentes.

Para cancelar internet:

  1. Envie CANCELAR para 1515;
  2. Aguarde um SMS com informações sobre o cancelamento;
  3. Responda com SIM para confirmar o cancelamento;
  4. Tudo deve ter corrido bem até esse momento.

Caso não tenha funcionado, ligue *8486 do seu Vivo ou 1058 de qualquer telefone e fale com um atendente. Para cancelamento de planos específicos da Vivo, basta apenas seguir um dos passos abaixo. São possibilidades diferentes, e não precisa seguir todas:

  • SMS: envie um SMS com a palavra CANCELAR ou SAIR para 9009;
  • Ligue para *9009 e siga as instruções;
  • Ligue para *8486 para falar diretamente com um atendente e solicitar o Vivo cancelamento;
  • O cancelamento de SMS ainda pode ser feito mandando a palavra “sair” para o número 457. 

Oi

Passos para cancelar a Oi
Passos para efetuar o cancelamento da Oi

Os serviços da Oi estão mais juntos e de mais fácil acesso, e o próprio site da empresa é bem acessível para o cancelamento, assim como a Anatel regula.

  • Internet: Para solicitar o cancelamento da Internet pelo Atendimento, ligue para 0800 031 0800 de qualquer telefone. O serviço funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana;
  • App Clube de Descontos: Basta enviar a palavra SAIR para os números 898 ou ligar para o Atendimento pelo número *144 do celular;
  • Oi Som de Chamada: para cancelar serviço Oi Som de Chamada envie uma mensagem com a palavra “sair” para 5656. A assinatura e todas as suas músicas serão canceladas. Também é possível cancelar ligando de algum telefone Oi para *766;
  • App Oi Segurança e Oi Playkids: Basta enviar a palavra SAIR para os números 30151 (PlayKids) ou 3990 (Oi Segurança) ou ligar para o Atendimento pelo número *144 do seu celular.

A empresa ainda possui um atendimento de chat digital na Minha Oi, que pode ser acessado de um computador com o CPF ou e-mail do titular. No canto inferior direito, é possível selecionar o produto da operadora Oi para o qual deseja atendimento e o motivo. Por fim, digite “falar com especialista” e tudo deve ser resolvido.

Cancelar serviços hoje em dia estão mais fáceis do que antigamente, basta seguir os passos para cada operadora. E tudo isso, com menos dores de cabeça, e menos estresse. A Anatel ainda disponibiliza um site que pode tornar as coisas mais claras e mais fáceis do que já aparentam.

O que achou da melhoria do cancelamento de planos? Deixe nos comentários se o post te ajudou a cancelar algum serviço, ou se você ainda teve problemas para cancelar algum dos serviços!

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe um comentário: