Horizon Workrooms é o primeiro passo do metaverso do Facebook

Horizon workrooms é o primeiro passo do metaverso do facebook
A partir da criação de avatares, profissionais podem ingressar em reuniões virtuais com o Oculus Rift 2, produto também de autoria do Facebook

Na última quinta-feira (20), o Facebook lançou oficialmente o Horizon Workrooms, uma plataforma online cujo objetivo é a realização de reuniões de equipe em realidade virtual (VR). O projeto faz parte do metaverso do Facebook, iniciado por Mark Zuckerberg, que afirma ser o futuro da empresa com a tecnologia.

Salas de reunião em realidade virtual

O Horizon Workrooms veio para implementar um costume comum de empresas antes da pandemia de COVID-19, em sua maioria, que é a de fazer reuniões com funcionários. No home office, as pessoas passaram a utilizar aplicativos e recursos da internet para realizar esses encontros. A ideia de Zuckerberg é trazer a proximidade e o ‘contato’ mais realista ao meio corporativo que vive em isolamento social.

Horizon workrooms é o primeiro passo do metaverso do facebook
Com o auxílio do Oculus Rift 2, reuniões virtuais são ministradas por avatares dos usuários. (Imagem: Facebook/Divulgação)

Com o Oculus Quest 2, óculos de realidade virtual do Facebook, os ingressantes podem imitar a socialização com a criação de avatares, que representam sua figura na reunião. Os gestos e a interação entre modelos online criam a imersão desejada pelo CEO da companhia. Também é possível conversar e trocar experiências com outros usuários, o que faz parte das experiências da vida real, segundo o Facebook, e dificilmente são replicadas nas tecnologias atuais.

Muitos profissionais ao redor do mundo acabaram perdendo seus empregos por diversos motivos. Um deles está ligado à falta de recursos e oportunidades de realizar o trabalho remoto. Para aqueles em que o sistema é viável, Mark Zuckerberg quer ser uma porta de entrada no que diz respeito a novas tecnologias para que as pessoas possam se sentir integradas às suas equipes novamente. “Trabalhar sem colegas ao seu redor pode ser isolado às vezes, e fazer brainstorming com outras pessoas simplesmente não é o mesmo se você não estiver na mesma sala”, diz comunicado publicado pelo Facebook.

Metaverso do Facebook

Horizon workrooms é o primeiro passo do metaverso do facebook
Nova plataforma do Facebook faz parte de seu metaverso, um novo olhar para a tecnologia virtual. (Imagem: Facebook/Divulgação)

Essa não é a primeira vez que Zuckerberg tenta emplacar uma nova tecnologia voltada ao estilo de trabalho. O Facebook at Work, por exemplo, é uma plataforma de mensagens internas que não teve muito engajamento por parte dos profissionais de várias áreas. Até então, a adesão aos projetos da empresa estavam em lento crescimento. A expectativa do CEO é de que o novo Horizon Workrooms quebre essa barreira.

Essa e outras iniciativas de integração online fazem parte do chamado metaverso do Facebook, que consiste em práticas para utilização dos meios comunicativos na internet com um olhar mais alheio, tendencioso para a evolução da tecnologia virtual. Zuckerberg já afirmou publicamente que este é o momento em que o Facebook vai investir nesse projeto com mais força.

“Penso no metaverso como a próxima geração da Internet”

Mark Zuckerberg, fundador e CEO do Facebook.

Veja também

Acesse também outras notícias relacionadas no Showmetech. Entenda como o novo golpe do WhatsApp usa contas comerciais para roubar clientes.

Fonte: Facebook

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:
Tags

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário