Hard Reset: como limpar todos os dados do seu smartphone Android

procedimento de hard reset em smartphones android
Neste tutorial, conheça as formas mais comuns de realizar um hard reset no seu smartphone Android e descubra quais cuidados você deve tomar antes de fazê-lo.

Você certamente já ouviu falar em hard reset, certo? O procedimento, que pode ser realizado na grande maioria dos smartphones Android, permite restaurar as configurações de fábrica do dispositivo e, consequentemente, apagar todos os dados do usuário. Ainda assim, o hard reset é uma das formas mais práticas de limpar a memória do telefone e, em muitos casos, a única maneira de se ver livre de uma falha de sistema.

Contudo, ainda que o método seja simples e seguro, é preciso ter alguns cuidados importantes – e foi por isso que montamos um passo a passo completo com as formas mais comuns de “resetar” diferentes dispositivos Samsung (ou de outras fabricantes com Android). Confira logo abaixo:

Hard reset em smartphones antigos

O Galaxy Note 4 será o modelo para exemplificar os smartphones antigos, pois os comandos são basicamente os mesmos que utilizaremos de exemplo já é um aparelho antigo, no entanto, o modelo compartilha do mesmo procedimento de restauração que a maioria dos smartphones Android que ainda possuem botões físicos e capacitivos.

Para realizar o hard reset a partir do menu de configurações, é preciso ir em Configurações > Fazer o backup e redefinir > Restaurar padrão de fábrica e, por fim, tocar na opção “Zerar dispositivo”. Nesta parte, é possível que o smartphone te exija a senha de desbloqueio para prosseguir, caso alguma tenha sido definida.

Como realizar um hard reset no seu smartphone Android

A segunda forma de restaurar o Galaxy Note 4 (e os demais dispositivos Android com botão home físico) exige que o smartphone esteja desligado – o que pode nem ser tão ruim, já que este método funciona ainda que você tenha esquecido ou perdido a senha do seu celular. Para efetuar o hard reset, pressione o botão de aumentar o volume no aparelho, em seguida o botão Home (central) e então a tecla power.

Como realizar um hard reset no seu smartphone Android

Você só deve soltar estas três teclas quando o smartphone exibir uma tela de configuração do sistema, que normalmente mostra o mascote do Android. Alguns segundos depois desta tela são exibidas algumas opções em lista – você deve navegar entre elas usando os botões de volume (para baixo e para cima) e selecionar a opção desejada com a tecla power.

Nesta tela, selecione o item Wipe Data/Factory Reset para resetar o dispositivo. Caso você desista nesta parte do passo a passo, basta selecionar a opção Reboot System Now; o smartphone irá desligar e você poderá iniciá-lo normalmente. Como sempre, no entanto, é importante lembrar que erros na realização do procedimento podem danificar seriamente o seu dispositivo, portanto, esteja certo do que deseja fazer e tome cuidado.

Uma vez iniciada a restauração, aguarde até que o telefone a conclua, sem interromper. O smartphone irá reiniciar automaticamente quando tudo estiver pronto.

Hard reset em smartphones mais atuais

Como realizar um hard reset no seu smartphone Android
A depender do seu modelo de smartphone, alguns menus e passos podem diferir

Tal qual no Galaxy Note 4, utilizaremos o Galaxy S10e para esta segunda demonstração por se tratar de um aparelho com o mesmo passo a passo de outros modelos. O procedimento a ser feito aqui costuma ser o mesmo em qualquer aparelho sem botões físicos (aqueles com botões na tela).

Para restaurar o seu smartphone a partir do próprio sistema, abra as Configurações > Gerenciamento Geral > Restaurar. Caso você não encontre essas opções, também é possível pesquisar nas configurações – para isso, toque no ícone de lupa no canto da tela e busque por “Redefinir” ou “Restaurar”.

Na tela seguinte, selecione “Restaurar padrões de fábrica” e confirme tocando em “Redefinir”. O aparelho pedirá a senha de desbloqueio, se houver, e reiniciará em seguida.

Para redefinir os padrões de fábrica com o Galaxy S10 desligado, pressione as seguintes teclas na sequência: botão Bixby + tecla de aumentar o volume + tecla power. Na maioria dos smartphones de outras marcas, o procedimento pode ser realizado da mesma forma, mas pressionando as teclas de aumentar ou diminuir o volume e, em seguida, o botão power, já que eles não tem o botão Bixby.

Após o aparelho exibir a tela do que chamamos de Recovery, basta navegar pela lista de opções com as teclas de aumentar e diminuir o volume e selecionar a opção Wipe Data/Factory Reset com o botão Power. Na tela seguinte, é possível que o smartphone pergunte se você deseja mesmo prosseguir com o hard reset – para isso, selecione Yes.

O telefone irá entrar em modo de restauração e reiniciará automaticamente quando concluir o processo.

Cuidados antes de efetuar um hard reset

Como realizar um hard reset no seu smartphone Android
Conheça alguns cuidados a serem tomados antes de realizar o hard reset. Imagem/Reprodução: Android Authority

Embora os procedimentos acima sejam funções do próprio Android e, portanto, seguros, é importante ressaltar alguns cuidados necessários para evitar problemas após a restauração. Isto porque, a partir do Android 5.1, por exemplo, o Google inseriu o Factory Reset Protection, um sistema que visa coibir a restauração de dispositivos roubados ou perdidos a fim de que eles sejam utilizados por quem não é seu verdadeiro dono.

A princípio, o recurso é muito bem-vindo, já que, após uma restauração de sistema, ele exige que o usuário acesse a conta Google que estava cadastrada no smartphone – o que funciona como uma verificação de identidade. No entanto, caso o usuário legítimo do smartphone se esqueça do e-mail e senha que estavam cadastrados, pode acabar tendo dores de cabeça após realizar um hard reset.

Por isso, certifique-se de que tudo o que há de importante (fotos, músicas, documentos e outros) está devidamente salvo em um backup, inclusive as suas senhas de aplicativos e da própria conta Google.

Outra dica de suma importância para quem deseja realizar um hard reset é estar com a bateria acima de 50% Isto porque, na hora da restauração, o aparelho não pode simplesmente ficar sem energia. Caso o dispositivo apague durante a reinstalação do sistema, é possível que o firmware seja corrompido e você precise do auxilio de um computador, ou até mesmo da assistência técnica, para recuperá-lo.

Conseguiu restaurar seu smartphone? Deixe nos comentários se este tutorial ajudou e compartilhe com os seus amigos

Via: Android Central

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe um comentário: