Tsunami no brasil

É possível ter um tsunami no Brasil? Explicamos o fenômeno

Avatar of felipe vidal
A possibilidade de um tsunami no Brasil foi levantada após o vulcão Cumbre Vieja aumentar sua atividade sísmica

Nas últimas horas foi reportado que um vulcão na costa africana poderia entrar em erupção, trazendo um risco de tsunami no Brasil. Mas será que realmente há chances reais de tal fenômeno ocorrer, ou passamos por mais um dia de histeria coletiva em 2021? O Showmetech explica o que realmente está acontecendo, e esclarece os fatos a respeito do vulcão.

O que está acontecendo?

Após autoridades espanholas emitirem um alerta, o MetSul, site focado em ocorrências meteorológicas e climáticas do Brasil, revelou informações sobre uma possível erupção do vulcão Cumbre Vieja, localizado na costa africana na ilha de La Palma. A estrutura estava há décadas sem registrar nenhum tipo de atividade, mas recentemente começou a apresentar comportamentos perigosos.

É possível ter um tsunami no brasil? Explicamos o fenômeno
Cumbre Vieja é alvo de estudos sobre a possibilidade de tsunami no Brasil há alguns anos.

O vulcão atingiu o alerta amarelo, também conhecido como Fase 2. Quando se trata de ocorrências desse tipo, os especialistas analisam o potencial perigo da situação através de 4 Fases. No nível atual, a população é instruída a ficar atenta e mais estudos começam a ser realizados. A Fase 3 diz respeito a possibilidade iminente de erupção, enquanto o último nível já é uma erupção em andamento.

O Cumbre Vieja passou a aumentar seu nível de abalos sísmicos nos últimos dias, com cerca de 100 tremores registrados e aumentando de intensidade gradativamente. Embora a maioria das pessoas acredite que um vulcão tenha aquele clássico formato de cone com lava saindo pelo topo, as coisas passam por um estágio anterior.

Para explicar a relação entre um vulcão e o possível tsunami no Brasil, precisamos entender parte de seu funcionamento. Especificamente o Cumbre Vieja está tendo uma intrusão magmática. Em termos simples, imagina o vulcão como uma montanha. No interior dessa montanha existem diversas passagens, como o encanamento de um prédio. Esses canos são os dutos magmáticos: fissuras a qual rocha derretida (magma) sai do interior da Terra para chegar na superfície.

Agora, pense que essa grande quantidade de magma está em uma temperatura altíssima e cheia de força, querendo ir para a superfície. No entanto, essas fissuras encontram o topo da montanha, que está completamente fechado por conta das rochas que a compõe. Nesse caso, se a pressão e a força do magma forem fortes demais e a atividade vulcânica for poderosa, o magma realizará uma força que “quebra” a ponta da montanha, dando origem à erupção.

É possível ter um tsunami no brasil? Explicamos o fenômeno
Funcionamento interno de um vulcão em erupção.

Ademais, em grande parte dos casos o real perigo de uma erupção explosão não é a lava, mas sim a fumaça negra que sai da cratera. Também chamada piroclasto, essa nuvem de cinzas escuras está em alta temperatura e é extremamente tóxica. Na explosão do Monte Vesúvio, que causou a destruição da cidade, os habitantes morreram “petrificados” por conta do evento.

Ainda, é importante não confundir magma com lava. Magma é referente à rocha derretida no interior do planeta, que quando extravasa, se transforma em lava, pois sua composição química interna é alterada por uma série de fatores. O magma tem uma capacidade de transitar por grande parte do centro da Terra devido aos seus movimentos convectivos. Imagine uma panela com água fervendo, e observe que quanto mais quente fica, mais a água se move em ciclos. Nas profundezas acontece algo similar, que faz o magma subir e descer.

É possível ter um tsunami no brasil? Explicamos o fenômeno
Gráfico de sismicidade da ilha

Caso essa sequência de eventos acontecer, há uma probabilidade de desencadear um tsunami. Isso acontece pois a força da erupção é tão grande que libera uma gigantesca carga de energia para a ilha, um tremor enorme. Esse tremor poderia ser um forte abalo sísmico capaz de desenvolver ondas gigantescas no Oceano Atlântico.

O tsunami no Brasil

A história de uma tsunami no Brasil é hipotética. Tratam-se de diversas teorias de pesquisadores e especialistas da área. Para Mauro Gustavo Reese Filho, geólogo formado pela Universidade Federal do Paraná, o Cumbre Vieja poderia ser o catalisador desse tipo de fenômeno, muito embora o Atlântico não seja conhecida por esse tipo de evento. Outros autores, conforme informa a matéria original do Metsul, apontam que as chances são mínimas e raríssimas de ocorrem, com pouquíssimos registros encontrados.

Caso acontecesse, a parte mais afetada seria a costa da África, embora toda a América pudesse ser atingida. No Brasil, especula-se que as regiões de maior impacto seriam as faixas litorâneas do Norte e Nordeste.

“Estima-se que a próxima erupção poderá desestabilizar a encosta da ilha devido a fatores como declividade do vulcão, volume de material mobilizado, fatores climáticos e principalmente, a uma zona de fraqueza existente que facilitará a ocorrência do movimento de massa […] Este movimento, por sua vez, poderá ser capaz de gerar um tsunami que percorrerá distâncias transatlânticas e que atingirá praticamente todos os países banhados pelo oceano Atlântico. A partir da modelagem de tal evento, obteve-se a informação que toda a costa brasileira será afetada…”

Mauro Gustavo Reese Filho, Efeitos na costa brasileira ocasionados pelos processos vulcânicos e de
movimentos de massa na Ilha de La Palma

Por enquanto, devemos ficar tranquilos, pois não há confirmação de nenhum tsunami no Brasil. Todavia, enfatizamos que sim, existe uma possibilidade, mas extremamente remota, desse fenômeno ocorrer. A grande dúvida que resta, com especialistas ponderando esse assunto há anos é: o Brasil estaria preparado para se proteger de situações como essa?

Veja também

Agora que você já sabe sobre o Cumbre Vieja e a possibilidade de ter um tsunami no Brasil, que tal conferir como o Instagram pode afetar a saúde mental dos jovens?

Fonte: Metsul

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
6
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados