Lg nanocell: especialista explica tecnologias da nova linha de smart tvs 4k e 8k. Entenda como a lg nanocell traz tecnologias de som e vídeo inteligente para o conforto da sua casa

LG NanoCell: Especialista explica tecnologias da nova linha de smart TVs 4K e 8K

Avatar of allan francisco
Entenda como a LG NanoCell traz tecnologias de som e vídeo inteligente para o conforto da sua casa

Em 2020 tivemos a chegada da linha LG NanoCell, uma tecnologia de nanopartículas em displays LCD que resultam em altíssima qualidade. Para compreender melhor como cada especificação técnica dos modelos funciona, conversamos com Pedro Valery, especialista de TV e parcerias estratégicas da marca, que nos conta desde o sistema operacional às tecnologias de imagem e som dos diversos modelos.

Como estão divididas as TVs da linha LG NanoCell 2020?

Esse ano a LG trouxe para o Brasil 5 modelos da linha. São 3 com resolução 4K – NANO81, NANO86 E NANO90 – e 2 TVs com o máximo atual, a resolução 8K: a NANO95 e NANO96.

Quais as principais diferenças entre os modelos LG NanoCell 4K e 8K?

Além da resolução da tela, os aparelhos são equipados com processadores diferentes, aumentando a capacidade de trabalhar com inteligência artificial nos modelos 8K. Os processadores Alpha9 (das 8K) e Alpha7 (das 4K) avaliam a imagem e o som dos conteúdos que o usuário assiste, para melhorá-los em tempo real e adaptando-os até à luminosidade da sala.

Lg nanocell 8k
A LG NanoCell 8K é de tirar o fôlego de qualquer um! (Divulgação)

Vale a pena investir em uma TV 8K? Tem conteúdo pra ela?

Já existem conteúdos em 8K no YouTube e em algumas plataformas, mas a maior vantagem do 8K é mesmo reduzir aquela sensação de que você está vendo os pontos (chamados de pixels) nas grandes telas. Isso aumenta a sensação de realismo. Além disso, assim como nas TVs 4K, está presente a tecnologia de upscaling, um recurso de inteligência artificial que melhora imagens em resoluções inferiores para chegar próximo da qualidade 8K.

Quais são os padrões de vídeo disponíveis?

Os principais padrões de vídeo que a linha LG NanoCell suporta são o Dolby Vision IQ e o HDR10, utilizados pelos estúdios de cinema e presentes em serviços de streaming como o Netflix. Eles avaliam cada item da cena, tornando áreas iluminadas ainda mais intensas e deixando as regiões escuras ainda mais definidas. O Dolby Vision IQ é capaz de fazer ajustes quadro a quadro, para que você consiga a melhor imagem.

E os padrões de áudio?

Aqui a gente tem o Dolby Atmos, um padrão de áudio de altíssima qualidade, que garante uma experiência 3D imersiva. Dá a impressão de estar envolvido pelo som, ainda que você não possua um home theater. A melhora na percepção sonora dos objetos e movimentos da cena é notável.

Lg nanocell dolby atmos
Sistema de som Dolby Atmos, um cinema na sala de estar (Reprodução; Audioholics)

Como funciona integração da linha LG NanoCell à casa conectada? Todos os modelos conversam com a Alexa e o Google Assistente?

A LG foi a primeira empresa a trazer o suporte para o Google Assistente e a Alexa em TVs no Brasil. Apertando um botão do controle, você consegue enviar comandos para TV como “inicie a série Narcos no Netflix” ou “desligue as luzes da sala”. Se você tiver um ar condicionado inteligente da LG, poderá comandar ele também, sem sair do sofá.

Nos modelos 8K essa integração fica ainda mais facilitada pela função hands-free, que dispensa o uso do controle. A TV tem um microfone que te entende diretamente, bastando começar o comando com “Hi LG…”. As TVs LG também possuem suporte para o Apple Home Kit significando que todo o ecossistema de produtos conectados à Apple estará ao seu alcance.

No ano da chegada do Xbox Series X e PlayStation 5, uma pergunta essencial: quais as vantagens para os gamers?

Sim! Essas TVs da linha LG NanoCell têm entrada HDMI 2.1, essencial para garantir que o seu console reproduza imagens na máxima qualidade, a até 120 quadros por segundo.

Lg nanocell modo cineasta
Modo Cineasta elimina todo tipo de filtro para proporcionar cores e movimentos realistas (Reprodução; PocketLint)

E o modo do cineasta (Filmmaker Mode)? Como ele funciona?

Essa é uma novidade do ano. O Modo do Cineasta é uma configuração padronizada da imagem, criada por uma associação de diretores de cinema, para garantir que o filme seja assistido da forma que o cineasta espera. Quando ligada, ela se ativa automaticamente ao perceber que você está assistindo um filme ou série que exija essa qualidade. É importante que essa ativação seja automática, como acontece nas TVs da LG, porque esse modo escurece a imagem (melhor para o momento do filme) e desativa recursos que seriam vantajosos em outras situações, como assistir partidas de esporte ou jogar videogame.

E o webOS, o sistema operacional das TVs da LG. Por que ele é melhor que os da concorrência?

O sistema da LG é imbatível porque é o mais fácil de compreender e usar. Mesmo quem nunca teve uma TV LG consegue se familiarizar rapidamente com os menus, baixar apps e usar o Magic Remote, espécie de controle que reconhece seus movimentos e move um cursor na tela, como um mouse, que é exclusivo da marca.

Por fim, a LG também fabrica TVs com tecnologia OLED, certo? Quem é melhor, NanoCell ou OLED?

A linha LG NanoCell já é considerada uma categoria de TVs premium da LG, feita de nanocristais que entregam cores vivas e excelente nível de contraste. Nossos painéis OLED vai ainda mais além, pois são compostos de pixels que se auto iluminam de forma independente, fazendo com que esse tipo de TV tenha cores ainda mais intensas e o famoso “preto puro”.

Quer saber mais sobre as NanoCells? Assista ao vídeo sobre as diferenças entre os modelos NanoCell 4k e NanoCell 8K:

E aí, o que achou das tecnologias da linha LG NanoCell? Se você estiver interessado em adquirir um modelo, encontramos a LG 55NANO81SNA por 3.799,00 Conte para a gente nos comentários abaixo.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados