LG NanoCell 8K: Conheça as surpreendentes tecnologias da linha de smart TVs

Lg nanocell 8k: conheça as surpreendentes tecnologias da linha de smart tvs. Entre a integração de aparelhos inteligentes e imagens de tirar o fôlego, entenda como funcionam as tecnologias das tvs lg nanocell 8k
Entre a integração de aparelhos inteligentes e imagens de tirar o fôlego, entenda como funcionam as tecnologias das TVs LG NanoCell 8K

Há pouco mais de um mês, a LG anunciou aqui no Brasil a chegada das novas smart TVs 8K da linha NanoCell. Os modelos premium de LED/LCD, primeiros com a altíssima resolução aqui no país, são encontrados em versões de 65 e 75 polegadas prontos para serem montados rente à parede, com espessura bem fina – que parece, realmente, um quadro gigante.

Os displays possuem exclusiva tecnologia de nanopartículas (daí o nome “Nano” Cell) diretamente no painel, o que deixa a LG NanoCell 8K trazer cores vivas e ótimo contraste sem que isso pese tanto no bolso. Devido à isso, a nova linha é comparável com as QLEDs de outras concorrentes. Porém, temos alguns pilares cruciais que merecem ser salientados ao falarmos das NanoCell 8K. A seguir, te contamos como funciona a tecnologia e quais os maiores destaques das televisões da LG.

Explicando a excelência das tecnologias da TV 8K

Antes de qualquer coisa, a superioridade de uma TV 8K como a da LG se prova de início em termos numéricos: a resolução de 7680 por 4320 pixels te entrega nada menos que um total de 33 milhões de pixels para desfrutar do tipo conteúdo que quiser. A Associação de Tecnologia do Consumidor requer que para uma televisão ser considerada 8K, o nível de modulação do contraste alcance 50%. De maneira surpreendente, a NanoCell conquista a taxa de 90% – daí o selo “Real 8K” adotado pela fabricante.

Lg nanocell 8k em escala de resoluções
Comparativo com a lg nanocell 8k exibindo diferentes resoluções (divulgação/reprodução; editada)

Com números enormes assim em mente, pode ser que você tenha uma leve preocupação a respeito de possuir conteúdo bom o suficiente para reproduzir em uma tela do tipo (de tamanho e resolução). Porém, nós te tranquilizamos: graças ao processador Alpha9 da terceira geração, você tem conteúdo de resoluções menores expandido para 8K, com o famoso upscaling.

Quem sente a necessidade de ter alto contraste para melhor sensação de realidade, vai aproveitar o HDR10, ou “alto alcance dinâmico”. Já com o Dolby Vision IQ (o HDR mais avançado do mercado) que traz um modelo dinâmico com calibração quadro a quadro, você tem uma experiência feita especialmente para você e para as condições de iluminação do seu ambiente. Também, capaz de controlar a iluminação do painel com mais precisão, via Full Array Local Dimming, a LG NanoCell 8K também oferece níveis de profundidade e detalhamento excepcional em cenas escuras, ponto importante para quem curte filmes de terror e games.

Por sinal, são 4 entradas HDMI 2.1 (uma eARC para troca de informações de áudio) com framerate variável, o que deixa a TV pronta para a atual geração de consoles, com a resolução de até 8K à 60Hz, o máximo que esta conexão é capaz de realizar. Ou seja, o máximo de qualidade a uma velocidade espetacular que permite tornar sua LG NanoCell 8K uma ótima tela gamer (tecnologias AMD FreeSync sem travas de tela e HGiG, para gráficos HDR).

Lg nanocell 8k dolby vision iq tv em uma parede
Dolby vision iq traz ainda mais realidade a todo tipo de cena exibida na sua smart tv (reprodução/what hi-fi)

Você que é cinéfilo, por exemplo, pode aproveitar a NanoCell para conferir estreias em UHD de serviços de streaming, ou adquirir filmes on-demand direto da TV. Na linha NanoCell 4K, por exemplo, testamos e aprovamos a 75NANO90 com o espetacular modo Filmmaker, capaz de levar à você a alta fidelidade de cores direto do cinema. Por isso, é fácil compreender como a LG NanoCell 8K torna-se superior principalmente entre aqueles que sentem saudades de ir ao cinema, podendo aproveitar o cinema dentro da própria casa em um display de 75 polegadas.

Outra tecnologia proveitosa para fãs de cinema é o Dolby Atmos, sistema de som que traz uma imersão espetacular. Além disso, para facilitar seu acesso à TV, a NanoCell 8K permite dar comandos de voz sem que você esteja com o controle remoto em mãos, no que é chamado de hands free. Basta dizer “Hi, LG” e você tem acesso a todo tipo de sistema inteligente que você tiver conectado ao seu modelo. Logo, independente da conexão ser com ou sem fio, você tem diversas formas de consumir o que bem quiser, na qualidade extrema do 8K graças ao upscaling refinado da NanoCell.

Nanopartículas x Pontos Quânticos

Desde o anúncio da linha NanoCell, uma dúvida comum pode ter ficado no ar: como a tecnologia dela se compara à de pontos quânticos já presente no mercado? Pois bem, enquanto os pontos quânticos usam uma película de nanocristais, na tecnologia NanoCell elas são aplicadas diretamente no painel para imagens ainda mais vivas. E novamente em comparação numérica, ainda vale lembrar que as nanopartículas da concorrência medem geralmente entre 3 e 7 nanômetros, o que na LG NanoCell 8K isto é reduzido para apenas 1 nanômetro.

Lg nanocell 8k em parede cinza
Uma lg nanocell 8k na sala de estar é como uma janela para outra dimensão – seja um cenário de filme ou uma imagem real (divulgação)

Com tantos nomes complicados e técnicos, podemos explicar isso de uma maneira mais prática. Estas nanopartículas são ótimas, pois já que estão aplicadas direto no painel (na traseira do painel LCD), as ondas de luz “de sobra” são filtradas, o que resulta em cores puras e maior sensação de realidade. Os 33 milhões de pixels totais da TV, 4x mais do que a 4K padrão, ajudam a “enganar” os olhos de quem está vendo, causando uma imersão sem igual na linha 8K.

Além disso, vale a pena reforçar que as LG NanoCell 8K contam com o sistema inteligente único da fabricante, o ThinQ AI. Em especial, a atenção redobrada da LG está justamente no fato de este sistema abraçar diversas linhas e marcas de produtos inteligentes, pois você pode controlar aparelhos como ar-condicionado ou até a lâmpada utilizando sua TV como hub central. Por fim, a “cereja do bolo” está no fato dele oferecem o maior número de possibilidades de integração com assistentes pessoais em português, ao mesmo tempo – o que é difícil de encontrar em outras TVs da concorrência por aí.

O que você achou das televisões LG NanoCell 8K? Se quiser saber mais sobre a linha NanoCell 4K, acesse nosso artigo. Conte para a gente nos comentários abaixo!

Especificações técnicas da linha LG NanoCell 8K

DisplayNANOCELL
Resolução8K
Tamanhos65? e 75?
ProcessadorAI alpha-9 3ª geração 8K
ImagemSDR, HDR e Dolby HDR
Som2.2ch / 40W
Bluetooth Sound Ready
Recursos de IAThinQ AI
Google Assistente
Amazon Alexa
Apple Airplay 2
Painel de Controle
CinemaDolby Vision IQ
Filmmaker Mode
JogosAMD Free-Sync
eARC
ALLM
LG VRR
EsportesSports Alert
Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter

Gostou? Ajude a gente