Samsung anuncia processador Exynos 990, que equipará o Galaxy S11

Exynos 990 é anunciado
Novo processador Exynos 990 da Samsung é voltado para ultra performance em inteligência artificial e modem 5G. Conheça mais detalhes sobre o chipset

A Samsung anunciou seu mais novo processador pensado para os dispositivos móveis: Exynos 990. A informação foi compartilhada neste 23 de outubro através do Twitter, mas foi confirmada mais cedo no evento Samsung Tech Day.

O que há no Exynos 990?

De acordo com informações do site oficial da Samsung, o novo processador é feito com uma poderosa capacidade de processamento de inteligência artificial, com o objetivo de inovar dentro do segmento de IA.

Exynos 990 é o mais novo processador da Samsung
Exynos 990 é o mais novo processador da Samsung

Há um processador de unidade dual-core neural, entregando um desempenho mais rápido e eficiente dentro do conceito de machine learning. Além disso há um CPU octa-core e um GPU cutting-edge.

Quando combinado com processamento avançado de tecnologia, a IA permite que a câmera produza fotografias através da otimização inteligente. A capacidade do processador suporta até seis sensores individuais, permitindo uma fotografia com resolução de até 108 megapixels.

Ele também poderá ser pareado com os celulares 5G e a ideia é que os dispositivos móveis consigam oferecer uma experiência como um computador, videogames e televisão.

“Faça mais com computação rápida. O processador Exynos 990 contém a 5ª geração de CPU customizável para para um poder supremo da computação requeria para usos complexos, como é o caso da era 5G (…) O Exynos 990 tem suporte a memória LPDDR5 com 5,500 megabits por segundo para maior capacidade de memória quando comparado ao predecessor LPDDR4x. Permite uma transferência massiva de dados do smartphone para comunicação 5G, aplicações de IA, jogos que demandam gráficos, vídeos em resolução ultra-alta, e mais”

Descrição do site oficial

8 núcleos de processamento

Exynos 990

O CNET fez um comparativo com o processador anterior, o Exynos 9820, dizendo que ele é 20% mais rápido em desenvolver funções comuns; 20% mais rápido em carregar gráficos e tem o dobro da velocidade para executar funções relacionadas a IA.

Como dito anteriormente, o Exynos 990 é um octa-core, o que significa que ele tem 8 CPUs. Isso inclui dois núcleos da própria Samsung, dois Arm Cortex A76 e quatro lower-power Arm A55 para funções menos prioritárias.

O display será em 120hz ao invés dos tradicionais 60, oferecendo animações mais fluidas em todos os aspectos, como o uso de aplicativos e games.

Além disso, o modem 5G da Samsung também foi anunciado e se chama Exynos Modem 5123, e tem como objetivo ser mais barato, gastar menos bateria e ter um pico de velocidade de até 8.36 gigabits por segundo.

As especulações indicam que o novo processador deve chegar aos próximos aparelhos top de linha da Samsung, como o Galaxy S11, por exemplo, que está programado para o ano que vem.

Já a informação oficial, segundo o Sam Mobile, diz que a empresa deve começar a produção massiva do Exynos 990 até o final desse ano.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe um comentário: