Globo fará transmissão de jogo com Dolby Atmos na TV aberta; veja como assistir

Esta será a segunda vez que ocorre uma partida de futebol com Dolby Atmos na TV aberta
A emissora carioca transmitirá nesta quarta-feira (30) o jogo do Corinthians x Atlético-GO com novo áudio imersivo em 360 graus, o Dolby Atmos na TV aberta
Anúncio
Globo fará transmissão de jogo com Dolby Atmos na TV aberta; veja como assistir

Em tempos de isolamento social e partidas esportivas com arquibancadas vazias, os clubes e as emissoras que transmitem os jogos precisaram se reinventar. Por isso, na tentativa de levar ao público uma experiência nova de entretenimento, a TV Globo anunciou que, nesta quarta-feira, 30, a transmissão do jogo Corinthians X Atlético-GO, pelo Campeonato Brasileiro, será feita com Dolby Atmos na TV aberta.

Disponível para os moradores da região metropolitana de São Paulo, essa tecnologia de áudio permite que os espectadores tenham um som imersivo em 360 graus. Os sons emitidos pelo aparelho passam por todo o espaço do ambiente e chegam ao espectador como se ele estivesse no centro de toda aquela ação que se passa na tela.

Na prática, a vivência fica muito próxima da que é encontrada nas salas de cinema, pois, quem assiste têm a percepção do som sob todos os ângulos. No caso da transmissão com o sistema Dolby Atmos na TV aberta, para aproveitar a experiência sonora, os espectadores precisam ter um aparelho que suporte esse som.

“É preciso que o televisor, home theater ou soundbar seja dotado da tecnologia Dolby Atmos e que o espectador selecione, no menu do televisor, o serviço de áudio correspondente (atualmente 5º serviço)”, informa a Globo.

O Showmetech já testou a soundbar LG SL9YG e também indicou alguns que passaram por review, como a Samsung HW-Q70R/ZD e a Sony XBR-65A9G — todos equipamentos com Dolby Atmos.

Segundo a emissora, os testes estão sendo feito há quase cinco anos, tanto para conteúdos de entretenimento quanto para grandes eventos.

“Para a oferta durante os jogos do Brasileirão, foi feita uma revisão do fluxo que vai da produção no estádio até a transmissão de TV digital, mudanças na mixagem no controle de áudio, revisão de processos no centro exibidor e de novas configurações nos sistemas de transmissão”, afirma a TV Globo.

Essa é a segunda vez que a emissora carioca transmite uma disputa com Dolby Atmos na TV aberta. Em 16 de setembro, a primeira exibição com essa tecnologia foi realizada no jogo Corinthians x Bahia.

Pela série A do Campeonato Brasileiro, a partida está marcada para esta quinta-feira, 30, às 21h30, no horário de brasília. A atração será transmitida para todos os estados do Sul, Centro-Oeste, além de São Paulo, local onde o jogo vai ocorrer a competição.

Para quem está fora dessas localidades e quer aproveitar a experiência de uma competição em Dolby Atmos, o canal de assinatura Premiere também vai transmitir a disputa.

“Com estádios de portas fechadas ao público, a tecnologia de áudio imersivo não perde sua relevância, já que valoriza outros elementos sonoros do jogo, como o chute na bola, os sons dos jogadores e treinadores, e a emoção da bola batendo na rede do gol”, conclui a emissora.

Tenho uma TV com Dolby Atmos, posso acessar qualquer conteúdo?

Tem Dolby Atmos na TV aberta e em outras produções também, como em discos musicais
Recentemente, a banda britânica Coldplay produziu um vídeo todo em Dolby Atmos proporcionando uma imersão nova aos fãs

Dificilmente há programas produzidos em som Dolby Atmos na TV aberta. No entanto, em plataformas de streaming existem milhares de conteúdos com esta tecnologia e que estão acessíveis aos assinantes. Para saber se o que você deseja assistir tem suporte Dolby Atmos, basta ver se conteúdo tem o selo Atmos em sua descrição.

No caso da Netflix, os usuários podem digitar “Dolby Atmos” na barra de pesquisas e ter acesso a todos os conteúdos com suporte para este novo áudio. Entre eles estão os filmes Mogli: Entre Dois Mundos, O Irlandês e Okja, além das séries Space Force, The Witcher e Snowpiercer.

Na Amazon Prime Video, os títulos estão misturados entre os conteúdos, sem o selo e não é possível buscá-los com facilidade. A alternativa, neste caso, é identificar conteúdos que tenham o selo de identificação do áudio 5.1. Entre os títulos mais populares estão Carnival Row, Tom Clancy’s Jack Ryan e Suspiria.

Para além dos serviços de streaming, há também a possibilidade de se adquirir mídias Blu-Ray de várias obras consagradas. Para isso, procure por mídias que contenham o símbolo de Dolby Atmos na capa.

Fonte: TV Globo

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter