Novo golpe do WhatsApp usa contas comerciais para roubar clientes

O novo golpe do whatsapp usa contas comerciais para roubar dados dos usuários
Se passando por grandes empresas, o novo golpe do WhatsApp usa contas comerciais para roubar dados dos usuários

Um novo golpe do WhatsApp usa contas comerciais para o roubo de informações dos usuários da plataforma. Denúncias de atividades suspeitas e golpes na rede social não são novidades, mas a cada nova época os criminosos inovam suas maneiras de roubar as pessoas.

A bola da vez consiste em utilizar contas comerciais para aplicar golpes, a qual os estelionatários atuam como empresas de transporte ou entregas. O ato ganha certa credibilidade, pois as contas são habilitadas via WhatsApp Business. No entanto, é preciso ter noção que nem todas as empresas se comunicam com clientes via WhatsApp.

Verifique se o número da conta é oficial no WhastApp

Além disso, qualquer pessoa pode criar uma conta comercial “comum” no aplicativo, basta fazer o registro normalmente. Porém, contas comerciais de grandes empresas são verificadas com um selo verde ao lado do nome. Ademais, se você receber uma mensagem de uma grande companhia, como os prints do Mercado Livre que estão nesta matéria, a conta sempre será mostrada a você com o nome da empresa, e não com um número de celular, como geralmente acontece quando uma conta pessoal te manda mensagem.

Novo golpe do whatsapp usa contas comerciais para roubar clientes. Se passando por grandes empresas, o novo golpe do whatsapp usa contas comerciais para roubar dados dos usuários
Ilustração de como uma conta comercial oficial e verificada aparece para o usuário.

O WhatsApp Business é uma ferramenta que tem como principal objetivo facilitar a vida de quem precisa de um perfil da rede para o trabalho, mas também é de grande ajuda para marcas que precisam se comunicar com seus clientes. Atualmente o processo de verificação não pode ser solicitado, como no Twitter, por exemplo. O próprio WhatsApp procura empresas e marcas conhecidas para oferecer o recurso.

Por essa razão é necessário ter os cuidados redobrados quando receber mensagens de supostas empresas como o iFood, Rappi e Uber oferecendo descontos ou promoções, principalmente se te pedem para clicar em um link. Outra forma de ser vítima de golpes é quando a empresa pede que você confirme informações pessoais referentes a uma compra feita em uma loja.

Geralmente, as mensagens têm um tom muito profissional e descritivo, informando nome do atendente, CPF, número de um protocolo e uma mensagem bem redigida, sem erros de ortografia ou concordância, como uma marca profissional realmente faria. Entretanto, assuntos mais cautelosos que forem tratados com um cliente são geralmente solicitados via email confiável ou diretamente no aplicativo da empresa. Fique de olho!

Novo golpe do whatsapp usa contas comerciais para roubar clientes
Mensagens bem articuladas fazem parte do novo golpe do WhatsApp

Para lojas menores, que entram em contato para confirmar um pedido via WhatsApp, e certamente não são verificadas pela plataforma, vale entrar em contato com o site oficial e verificar se esse é um protocolo padrão de atendimento. Caso comece a levantar suspeitas, entre em contato com o suporte da empresa, seja ela pequena, média ou grande e busque por mais informações.

Como se proteger?

Embora todos nós estejamos suscetíveis a sofrer tentativas de fraude pelo WhatsApp, existem alguns passos que podemos seguir para ficar mais seguros:

  • Ative a confirmação em duas etapas no aplicativo. Dessa forma o WhatsApp vai ter uma “camada dupla” de proteção;
  • Nunca compartilhe informações pessoais para desconhecidos;
  • Sempre instale o aplicativo oficial do WhatsApp;
  • Não responda ou abra links de conversas suspeitas;
  • Nunca compartilhe seu código SMS de ativação do aplicativo;
  • Não divulgue seus dados pessoais em sites desconhecidos.

Como denunciar?

O WhatsApp conta com uma tecnologia de criptografia de ponta, fazendo com que nem mesmo a empresa tenha acesso a suas mensagens. Por esse motivo, a rede não possui uma central para denúncias, como o Facebook e o Instagram. Porém, você já deve ter notado algumas opções quando recebe mensagens de um número desconhecido.

O aplicativo te dá a opção de “Adicionar o contato”, “Denunciar” e “Bloquear”. Caso você identifique a possibilidade de estar sofrendo um golpe, clique na opção denunciar ou clique no perfil da conta, role para baixo e selecione a mesma opção. Dessa forma, o WhatsApp começará a investigar comportamentos suspeitos relacionados àquele perfil. Depois disso também é válido bloquear o número por precaução.

Novo golpe do whatsapp usa contas comerciais para roubar clientes. Se passando por grandes empresas, o novo golpe do whatsapp usa contas comerciais para roubar dados dos usuários
Denuncie o contato suspeito para que as providências sejam tomadas.

De acordo com a Polícia Militar, caso a pessoa perceba que foi vítima de um golpe, deve imediatamente enviar um email explicando a situação para o endereço [email protected]whatsapp.com, solicitando o cancelamento da conta e informando o número e o código do país (+55) associados ao perfil. Também é de suma importância que a vítima avise a todos o seus contatos sobre o ocorrido, de modo que os criminosos não possam enganar mais pessoas solicitando dinheiro ou enviando links que roubam dados.

“Devido à pandemia, a população, para seguir com o distanciamento social, passou a utilizar ainda mais o aplicativo de mensagem para trabalhar, comprar, estudar e até mesmo se divertir em grupos de conversas entre amigos online. Com mais tempo no aplicativo, vamos deixando rastros como informações pessoais e dados; o que facilita para os golpistas”

Vitor Sakata, tenente-coronel da Polícia Militar do Mato Grosso

Veja também

Depois de conhecer o novo golpe do WhatsApp, que tal aprender 17 truques para se tornar um mestre na rede social?

Fontes: WhatsApp

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:
Tags

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário