iOS 14: Confira 6 novos recursos para iPhone que você vai amar

iOS 14: Confira 6 novos recursos para iPhone que você vai amar
Novo iOS 14 traz nova interface e novos recursos, entre eles widgets e até uma Biblioteca de Apps

O novo iOS 14, sistema operacional do iPhone, traz uma interface remodelada com uma série de novos recursos. Entre as novidades, as que mais chamaram atenção foram as relacionadas ao novo conceito de tela inicial, que traz widgets e uma Biblioteca de Apps para reorganizar os aplicativos.

De acordo com a Apple, a versão beta do novo sistema operacional deve chegar ao público em julho para modelos a partir do iPhone 6S. E você pode conferir também se seu iPhone receberá a atualização com o iOS 14 (e quando).

Confira abaixo seis novos recursos do iOS 14 que vão fazer você amar ainda mais o iPhone:

Widgets: novo design, novo lugar

Widgets na nova interface do iOS 14
Widgets poderão ser adicionados à tela inicial no iOS 14

Pois é, aquele recurso do Android finalmente chegou aos smartphones da Apple. E esses novos widgets representam a maior mudança da tela inicial do iOS em anos. 

Os widgets agora possuem variações de tamanhos e contam com uma combinação de beleza e informações no design. E agora podem ser fixados, também, na tela inicial de maneira integrada aos outros aplicativos. Até então, eles ficavam disponíveis numa tela separada.

Widgets no novo iOS 14
Widgets aparecem integrados aos apps da tela inicial

Para adicioná-los à tela inicial, o iOS 14 oferece até uma biblioteca de widgets, onde os usuários podem selecionar e customizar de acordo com temas e necessidade, como trabalho, viagem, entretenimento etc. 

O novo sistema operacional oferece até uma área que mostra, de maneira automática, os widgets e apps relevantes de acordo com a hora do dia, local e atividade do iPhone. Por exemplo, ao acordar de manhã os widgets de clima e calendário seriam exibidos.

Biblioteca de Apps: organize melhor sua tela inicial

Biblioteca de Apps do iOS 14
Biblioteca de Apps organiza todos os aplicativos instalados

Esse recurso organiza os apps em grupos e listas de maneira automática. Graças a essa nova tela, agora é possível ocultar algumas páginas de ícones de apps da tela inicial “principal”. É outro recurso parecido com o que o Android oferece, mas com uma capacidade maior de agrupamento de aplicativos. A primeira categoria, por exemplo, traz sugestões com apps que você mais usa.

A ideia dessa biblioteca é facilitar a navegação por todos os aplicativos instalados no iPhone sem sobrecarregar as páginas da tela inicial com ícones. A nova tela fica ao lado direito da última página da tela inicial.

No topo da Biblioteca de Apps, ficam duas pastas: Sugestões e Instalados Recentemente. Ambas atualizam automaticamente de acordo com o que você anda usando e instalando no iPhone. No campo de busca, dá para pesquisar pelos apps digitando o nome ou buscá-lo numa lista organizada em ordem alfabética.

Picture-in-picture, um recurso muito prático

Picture-in-Picture no iOS 14
Picture-in-Picture permite que vídeos rodem em cima de outros apps

Uma boa notícia para usuários acostumados a fazer multitask no iPhone é que o iOS 14 agora conta com Picture-in-Picture para vídeos. Esse é outro recurso similar ao que o Android e até o próprio iPad já oferecem. 

Após abrir um vídeo, você poderá colocá-lo no canto da tela e em cima de outros apps. Dá até para ajustar o tamanho da janela dedicada ao vídeo ou escondê-la completamente, deixando apenas o áudio tocando ao fundo do que você estiver fazendo na tela do smartphone. Um recurso realmente muito prático.

Fixe conversas no topo da sua lista de mensagens

Conversas fixadas no iOS 14
Dá para fixar conversas de contatos e grupos no topo

Uma das novidades no app de mensagens padrão da Apple no iOS 14 é que agora dá para fixar conversas importantes, para que elas sejam vistas no topo do app. É o mesmo recurso que já existe no WhatsApp.

Esse recurso é bem útil caso você tenha conversas e grupos que acessa de maneira muito frequente. Agora vai ficar mais fácil e prático acessar conversas com melhores amigos e os grupos da família, por exemplo.

Marque pessoas nas mensagens 

Menções em mensagens no iOS 14
Basta digitar ‘@’ e nome do contato para mencioná-lo numa mensagem

Falando em grupos, agora dá para responder mensagens específicas dentro deles, construindo um “fio” (ou “thread“) na própria conversa, e marcar pessoas para direcionar as mensagens a ela. 

Além disso, um recurso visual interessante é que no topo do grupo fica um pequeno display com fotos das pessoas mais ativas nele. O app de mensagens da Apple também permite que você crie uma identidade visual única para o seu grupo.

Use o app Tradutor para textos e conversas

wwdc 2020 ios 14
Siri como tradutor simultâneo é um dos novos recursos mais interessantes do iOS 14

Esse aplicativo já vai vir integrado ao iOS 14. Assim como o Google Tradutor, o objetivo do app é facilitar a vida de quem precisa traduzir palavras e frases, seja para trabalho ou conversas cotidianas com estrangeiros. Ele funciona mesmo sem conexão com a internet e permite que você tenha conversas em tempo real, em diferentes idiomas.

Na interface do aplicativo, vai ser possível digitar o texto ou ditá-lo. E ao usá-lo mantendo o iPhone na horizontal, o aplicativo entra numa espécie de “modo conversa”, que capta o áudio e traduz de forma contínua.

A princípio, o app será capaz de traduzir o termo ou frase inseridos para até 11 idiomas: inglês, chinês, francês, alemão, espanhol, italiano, japonês, coreano, árabe, português e russo.

Apresentação do novo iOS 14

O novo sistema operacional da Apple foi apresentado durante a durante a WWDC 2020 (Worldwide Developers Conference), a conferência mundial para desenvolvedores parceiros da empresa. A edição deste ano do evento foi totalmente virtual, por conta da pandemia do novo coronavírus.

Outras novidades anunciadas pela Apple em relação ao novo sistema operacional para iPhone foram o novo design da assistente virtual Siri, novos recursos para personalizar memojis e os App Clips, um novo jeito de acessar aplicativos. 

O Showmetech publicou uma lista com todas as novidades anunciadas para o iOS 14. E uma lista com todas as novidades da Apple apresentadas na WWDC 2020.

Fonte: CNET

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter