iPhone 11: o que esperar dos novos smartphones da Apple

Foto destacada dos novos iPhone 11
Os novos iPhone 11 serão apresentados em um evento nesta terça-feira (10) e o mundo inteiro está esperando para confirmar os vários rumores em volta do lançamento

Já virou tradição: todo ano, em setembro, a Apple anuncia seus novos iPhones em uma apresentação cheia de novidades e novos produtos. Para este ano de 2019, o evento que vai acontecer amanhã (10) está sendo muito aguardado pela indústria tecnológica, que estão esperando para confirmarem as diversas especulações sobre o iPhone 11. Por isso, viemos por meio deste artigo elencar as informações mais quentes sobre a linha 2019 dos smartphones para sabermos o que esperar do iPhone 11

Modelos de iPhone para 2019 

iPhone XI XI Max XR2 Apple
Modelos renderizados, baseados em informações de analistas de mercado, dos iPhones 2019

Para começar, temos que lembrar que, já há alguns anos, a Apple anuncia não somente um, mas vários modelos diferentes do seu iPhone mais moderno, incluindo versões com telas maiores e mais acessíveis, que é um modelo um pouco mais fraco do que o principal, mas também mais barato. 

Em 2018, os modelos principais anunciados foram os iPhones XS e XS Max, ambos com duas câmeras traseiras, enquanto o modelo de entrada anunciado foi o iPhone XR, com apenas uma câmera traseira, mas com possibilidade de uso do modo retrato via software.

Para 2019, o que se espera da Apple é o anúncio do iPhone 11 Pro, sendo o sucessor do iPhone XS, e sua edição com tela maior, o 11 Pro Max. O modelo XR já foi confirmado em recentes informações e ganhará uma nova versão, que poderá ser chamada de iPhone 11, porém mantendo apenas uma variação do design de 2018

iPhone 11: rumores e especulações 

Foto destacada do iPhone 11

O design é um departamento delicado para a Apple. Mudanças não acontecem anualmente e o mesmo design pode ser utilizado para os iPhones por dois anos ou até mesmo mais. Para se ter uma ideia, a última grande mudança no design do iPhone aconteceu exatamente no iPhone X, em 2017. 

O que é sim comum para a Apple é a mudança no uso dos materiais para cada modelo de seu smartphone, utilizando vidro e alumínio como componentes principais para diferenciar uma nova edição do iPhone de outra anterior. 

Os últimos rumores sobre o iPhone 11 apontam uma mudança real no design da câmera, já que o próximo modelo a ser anunciado pela Apple deverá saltar de uma câmera dupla para uma câmera tripla, adicionando ainda mais tecnologia e funções.

Câmera 

Renderização dos novos modelos de iPhones, baseadas nas informações e relatórios preliminares do mercado, inclui a câmera tripla no modelo de maior tela.
Renderização dos novos modelos de iPhones, baseadas nas informações e relatórios preliminares do mercado, inclui a câmera tripla no modelo de maior tela

E é exatamente a câmera uma das principais mudanças que se espera para o iPhone 11. Como já virou tendência no mercado de smartphones, a Apple também deverá entrar com tudo no mercado com três câmeras na traseira.

Segundo o analista de mercado, Jialin Lu, em matéria publicada no Economic Daily News, a nova câmera do iPhone 11 deverá oferecer um sensor 3D avançado e usará visão estereoscópica. Além disso, a câmera tripla do iPhone 11, se confirmada, também melhorará drasticamente o uso da realidade aumentada nos dispositivos móveis da Apple, um tópico que vem ganhando destaque da empresa nos últimos anos. 

Outra análise prévia de mercado, publicada pelo The Wall Street Journal, aponta que somente o modelo maior, o iPhone 11 Pro Max, e o iPhone 11 Pro, deverão ganhar a câmera tripla, sendo a terceira uma grande angular. O iPhone 11 deverá ficar com duas câmeras, o que é uma melhoria.

A câmera tripla oferecerá uma lente objetiva grande-angular, que permitirá a produção de fotos maiores e mais detalhadas. O novo sistema de câmeras a ser apresentado pela Apple também terá uma melhoria no sistema de zoom, além de melhorias nos aplicativos de fotos, podendo ajustar o corte padrão das imagens tiradas com a câmera coletando detalhes extras com o recurso Smart Frame.

A câmera frontal dos novos iPhones também deverá apresentar uma melhora. Relatórios recentes publicados no site The Verge pelo analista Kuo, apontam que a chamada “câmera de selfie” dos modelos de 2019 dos iPhones deverão passar de 7 para 10MP de resolução. 

O famoso entalhe 

O entalhe na tela, apresentado no iPhone X, a princípio gerou controvérsia, mas acabou por iniciar uma tendência no mercado de smartphones mundial.
O entalhe na tela, apresentado no iPhone X, a princípio gerou controvérsia, mas acabou por iniciar uma tendência no mercado de smartphones mundial

O entalhe da tela, apresentado no iPhone X e mantido em seus modelos seguintes, deverá continuar a existir no modelo, mantendo um formato de “bigode” junto com as telas infinitas de modelos anteriores da linha. 

A diferença, segundo matéria do site ETNews, é que o entalhe deverá diminuir. A ideia da Apple, segundo a publicação, é que as câmeras de reconhecimento facial e a de fotos sejam combinadas. Mas ainda não há uma confirmação se isso foi possível, teremos que esperar até o evento. 

Tela 

A tela dos iPhones X e XS são os grandes destaques do produto da Apple, que finalmente começou a utilizar a tecnologia OLED nos dispositivos, depois de anos de total dedicação às telas de LED. E fez isso com maestria, recebendo elogios da imprensa especializada pela qualidade das imagens exibidas nos dispositivos.

Para 2019, tanto o iPhone 11 Pro quanto o Pro Max poderão utilizar a tecnologia OLED em suas telas. O modelo iPhone 11 segue com tela LED LCD.

As telas dos iPhones, segundo renderizações já publicadas pela internet, deverão ser de 5.8 polegadas, em seu modelo padrão, e 6.5 polegadas, em seu modelo Max. O iPhone 11, antigo iPhone XR, pode ter uma tela de 6,1”.

Processador 

O iPhone XI deverá ser equipado com o novíssimo processador A13.
O iPhone 11 deverá ser equipado com o novíssimo processador A13

Assim como a Apple lança um novo modelo de iPhone todo ano, ela também desenvolve um novo processador para equipar esse novo smartphone. Para o anúncio de 2019, é esperado que a empresa lance o A13Analistas de mercado já informaram ao jornal EE Times que a Apple segue em parceria com a Taiwan Semiconductor para o desenvolvimento de seus processadores, uma parceria que já acontece há anos. 

Poucas informações se sabem sobre o novo chip processador da Apple, mas com certeza deverá oferecer um salto muito grande em relação ao A12 Bionic, presente nos iPhones XS e XS Max. Esse novo poder de processamento pode ser traduzido em melhor performance, incluindo em seu poder gráfico. 

Sem 5G 

Enquanto muitas empresas já começam a apresentar seus modelos de smartphones compatíveis com redes móveis 5G, a Apple deverá segurar essa novidade por mais algum tempo. 

Pelo menos é isso o que aponta a Bloomberg. Segundo eles, a Apple só deverá lançar algum dispositivo apto para as redes 5G em 2020, tempo suficiente para as operadoras, principalmente as dos Estados Unidos, se adequarem à nova tecnologia. 

Despedida do 3D Touch? 

O 3D Touch ajuda a realizar tarefas com menos toques na tela, ativando menus ao pressionar fisicamente a tela.
O 3D Touch ajuda a realizar tarefas com menos toques na tela, ativando menus ao pressionar fisicamente a tela

Apresentado no iPhone 6S, o 3D Touch se tornou uma tecnologia presente em quase tudo o que a Apple lança. Mas isso deverá mudar. De acordo com uma publicação do site The Verge, feita pelo analista Kuo, a Apple deverá tirar o 3D Touch de seus dispositivos de 2019, já que essa é uma tecnologia um pouco cara e sem um retorno funcional à altura. 

Com a retirada da tecnologia, a Apple poderá economizar alguns trocados na fabricação de cada um dos iPhones, aumentando ainda mais a sua margem de lucro. 

Apple Pencil 

A Apple Pencil, já em sua segunda geração, virou uma ferramenta queridinha dos artistas plásticos da era digital.
A Apple Pencil, já em sua segunda geração, virou uma ferramenta queridinha dos artistas plásticos da era digital

Desde sua apresentação, juntamente com o primeiro modelo do iPad Pro, a Apple Pencil se tornou um verdadeiro “must-have”, principalmente para artistas de diferentes categorias. Agora, depois de atualizar seus modelos padrão de iPads com a possibilidade de usar a Apple Pencil, agora a tecnologia pode chegar aos iPhones

De acordo com o jornal The Korea Herald, todos os modelos 2019 de iPhones serão compatíveis com a Apple Pencil, que teve sua segunda versão lançada em 2018, adicionando ainda mais funcionalidades. Assim, os aparelhos poderão competir frente a frente com o Galaxy Note 10.

Modo Escuro no iOS 

dark mode no ios 13 para iphone 11
Dark mode estará disponível na nova versão dos iPhones

Essa confirmação não deverá levar muito tempo para recebermos, já que as novas funcionalidades da próxima edição do iOS 13 serão apresentadas na WWDC 19, conferência da Apple para desenvolvedores, que acontece entre os dias 3 e 7 de junho. 

O modo escuro do iOS é mais uma tendência do mercado que a Apple adota em seus produtos. Anteriormente, a empresa já havia apresentado o famoso “Dark Mode” para o MacOS, sistema operacional de seus computadores. 

Outras funcionalidades 

É esperado que, com os novos modelos de iPhones, possa-se compartilhar a bateria do seu celular para os Air Pods por meio de carregamento sem fio.
É esperado que, com os novos modelos de iPhones, possa-se compartilhar a bateria do seu celular para os Air Pods por meio de carregamento sem fio

Além de tudo isso que já foi noticiado pela imprensa especializada internacional e por analistas de mercado, há outras tecnologias, já presentes em alguns smartphones do mercado, que podem finalmente chegar aos dispositivos da Apple neste ano. 

Entre eles, carregamento de alta velocidade, algo que já é uma realidade até em dispositivos intermediários de outras marcas, e compartilhamento de bateria. Recentes informações da Bloomberg afirmam que poderá ser possível carregar os AirPods, os fones de ouvido sem fio da empresa, por meio do compartilhamento sem fio da bateria do iPhone 11

Há também rumores, apontados pelo site japonês Mac Otakara, de que o iPhone 11 permitirá o compartilhamento de música por Bluetooth para mais de um dispositivo simultaneamente, permitindo, por exemplo, que duas pessoas ouçam a mesma música, de um só iPhone, cada um utilizando seu par de Air Pods.

Para concluir, o iPhone 11 deverá manter a tendência de escalada de desempenho dos smartphones da Apple, com uma melhora de desempenho significativa em relação ao modelo do ano anterior.  

Novas tecnologias também deverão ser apresentadas, principalmente se confirmado o modelo com câmera tripla, que elevará a experiência de fotografia com o iPhone, que é um dos principais pontos de marketing da empresa.

Será que os novos iPhones conseguirão trazer uma melhora significativa que justificará o update? Deixe nos comentários a sua opinião.

1 Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe um comentário: